Regras de transparência da Anbima passam a funcionar, mas não agradam

9 de setembro de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 3 min, 15 seg


A regra da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima) começou a valer para os investidores. Contudo, não mudou muita coisa pela falta de detalhes e documentos de difícil acesso.

Essa regra prometia o oposto do que foi apresentado. Ou seja, seria para oferecer um suporte ao modelo de pagamento das plataformas de bancos, corretoras e investimentos e revelar para quem está investindo prováveis problemas que podem provocar negativamente o desempenho da função pública como, por exemplo, conflitos de interesses.

Ou seja, o investidor esperava descobrir o valor recebido pelo seu gerente ou assessor de investimento após a venda dos produtos. No entanto, mesmo se conseguir os documentos nos sites das corretoras e dos bancos, a ausência de informações é gritante.

Detalhes dos problemas nas regras da Anbima

As regras da Anbima também têm uma enorme carência de números e percentuais de comissões. Além disso, só é permitido para pessoas que são signatárias do Código de Distribuição de Produtos de Investimento da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais.

XP

Seu Dinheiro

É claro que os documentos trazem informações relevantes e são fundamentais para investidores. Porém, os dados são bem vagos. Os papéis sobre a “Transparência na remuneração da XP”, por exemplo, não acrescentam muito do que o investidor já sabia.

Necton

Regras de transparência da Anbima passa a funcionar, mas não agrada

Invest Now

A Necton traz dados sem detalhes sobre o pagamento e a distribuição dele, que pode ser classificado em:

  • Spread;
  • Percentual da taxa de administração;
  • Percentual de taxa de performance.

Segundo o documento, “as taxas praticadas e a consequente remuneração dos profissionais envolvidos variam de acordo com os contratos de distribuição firmados entre a Necton e os administradores ou emissores dos produtos de investimentos. Os ganhos obtidos com a distribuição de produtos de investimentos são destinados a esta Instituição que, remunera os profissionais envolvidos”.

Santander

Reclame Aqui Notícias

Diferente dos outros, o banco Santander destrincha mais sobre o lucro de todo produto. Contudo, também não menciona números e percentuais. O banco só cita informações sobre o pagamento de todos os profissionais envolvidos intimamente nas vendas. Ou seja, já é um valor fixo e varia somente na parcela.

BTG

Regras de transparência da Anbima passa a funcionar, mas não agrada

Start Up Life

O BTG também é classificado em três tipos de remuneração. Sendo assim:

  • Spread;
  • Percentual da taxa de administração;
  • Percentual de taxa de performance.

O documento também não revela muita coisa, apenas que o pagamento dos profissionais envolvidos diretamente nas vendas não é alterado, dependendo do produto. Contudo, dá dicas para evitar conflitos de interesse. Por exemplo, “não recomenda produtos de investimento a clientes em virtude do recebimento de remuneração, rebates ou comissões, tampouco em relação ao emissor ou contraparte na operação”.

Ativa

Regras de transparência da Anbima passa a funcionar, mas não agrada

Notícias Concursos

Em contrapartida, a Ativa traz informações detalhadas com números e porcentagens sobre a remuneração média percentual da bolsa, BMF, renda fixa, fundos de investimento com taxas de distribuição, performance e administração.

Sim;paul

Sim;paul

De todas, a Sim;paul foi a que conseguiu ser mais clara em relação à clareza  através de relatórios, enviados todo mês para os clientes, sobre investimentos e custos referentes a transições feitas na plataforma. No entanto, os dados apresentados são uma combinação da mesma conta com o valor do programa e do assessor de investimento.

Leia também sobre o movimento do mercado após manifestações de 7 de setembro!

Fontes: Valor Investe, Ativa

Imagens: Sim;paul, Notícias Concursos, Start Up Life, Reclame Aqui Notícias, Invest Now, Seu Dinheiro, Valor Investe