O efeito do falso consenso é um viés cognitivo que consiste na tendência de acreditar que as suas crenças e opiniões são, ou deveriam ser tidas como normais. Um exemplo desse viés é quando a pessoa fala “no meu lugar, qualquer pessoa teria feito o que eu fiz”, supondo que todos pensam como ela.
O efeito do falso consenso funciona como a tendência mental do ser humano em acreditar que as suas crenças e opiniões são iguais a de todo o mundo.
O primeiro experimento sobre este viés ocorreu em 1977. Nele, um grupo de estudantes voluntários respondeu três perguntas depois que lhes foi descrita uma situação de conflito envolvendo um dilema. A maior parte dos voluntários responderam da mesma maneira a primeira e a segunda pergunta.
Isso mostra que este efeito não apenas faz com que pensamos que as outras pessoas pensam e agem como nós, como também faz com que julguemos quem pensa diferente.
O efeito do falso consenso pode ser observado em várias situações na nossa vida. Sempre que você defender uma crença achando que todos pensam igual a você, é o efeito do falso consenso em ação.