22 de agosto de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)
Esse é um assunto que eu não gosto muito de falar, mas é necessário. Os brasileiros tem muitos problemas com dívidas e hoje vou falar melhor sobre isso. Então, vamos lá!
De acordo com a pesquisa, 46% dos brasileiros gasta mais de 50% do salário para pagar dívidas, o que é totalmente inviável. Muitas vezes, as pessoas acabam caindo nessa por falta de informação. Compra um produto que parcelado ela paga muito mais caro e as vezes, paga até um valor que aquilo ali não vale.
Maiores dívidas dos brasileiros
A pesquisa mostra que a principal fonte das dívidas é o cartão de crédito, representando 31% dos casos. A prestação de imóveis vem em seguida com 14%, empréstimos 11% e prestação de veículos 5%.
Importância da educação financeira
O que acontece é que as pessoas acham que dá pra viver de crédito, mas não dá. Quando você usa o crédito, você tira uma parte do seu salário de si próprio.
Precisamos, urgentemente, que as pessoas entendam o perigo que é se endividar. E também, é preciso compreender a importância do orçamento individual, mesmo que você não receba muito dinheiro.
A única maneira de resolver isso é informar as pessoas, não compre dessa forma. O novo programa que criaram até ajuda a resolver essa questão das dívidas, pra quem já se enrolou com o orçamento. Mas não adianta quitar a dívida, ter acesso ao crédito e fazer a mesma coisa de novo.
A única maneira de fazer com que isso funcione, seria com um programa de educação financeira. Porque, realmente, os dados dessa pesquisa são muito preocupantes.
Quer conferir mais detalhes dessa pesquisa e da minha opinião sobre? Então assista ao vídeo completo!
E se você não faz parte desse percentual da população brasileira que está endividada e está em busca de aumentar seu patrimônio, conheça a AUVP,que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.
Leia também:Consigo aposentar aos 50 anos? Faça o cálculo agora