22 de agosto de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)
Hoje você vai aprender como sobreviver a uma recessão econômica, em tempos de crise no mercado financeiro. Essas estratégias já foram testadas e podem te ajudar a se sair bem caso isso aconteça, afinal, nós nunca sabemos quando pode ocorrer. Por isso, é importante estar sempre preparado.
Avalie e prepare suas finanças
Esse é o primeiro passo que você deve fazer, para isso é importante estruturar bem seu orçamento doméstico e preparar seu fundo de emergência.
Já falei sobre o orçamento doméstico algumas vezes, mas vou reforçar qual a divisão indicada: 30% para custos fixos, 15% para conforto, 15% para metas, 10 para prazeres e 5% para conhecimento e 25% na liberdade financeira.
Além disso, é importante ter uma reserva financeira que cubra seus custos fixos mensais para uma vida confortável por pelo menos 6 meses.
Diversifique e invista com disciplina
Ter um imóvel pode ser uma ótima alternativa para os períodos de crise. Isso porque você terá uma segurança a mais e uma parcela a menos para se preocupar, caso fique desempregado ou tenha parte do salário cortado, como ocorreu com muitas pessoas durante a pandemia.
Não precisa ter um imóvel grandioso, pode ser algo simples e pequeno. No entanto, a questão aqui é que ter um imóvel vai te brindar de muita coisa. Outro ponto é que aquilo que tem valor, durante uma crise, acumula ainda mais valor. Durante a pandemia, em algumas cidades, o valor dos imóveis chegou a duplicar para se ter noção do quanto isso é real.
É claro que em situações convencionais, ter um imóvel pode não ser a melhor forma de investimento. Mas, nesse caso, estamos falando especificamente de uma situação de recessão.
Mantenha perspectiva de longo prazo
A grande questão é que para se preparar para a recessão, isso tem que começar antes. Mas é importante que você comece e não pare. Mantenha seus investimentos consistentes a longo prazo, diversificar em diferentes setores, com empresas que são anticíclicas vai garantir muito mais segurança para a sua carteira. Toda crise, necessariamente, é uma oportunidade pra alguém.
Nunca existiu uma crise que fosse generalizada e por isso a importância de diversificar sua carteira. Assim, mesmo que determinado setor esteja em baixa, você estará lucrando com outro que não está na mesma situação.
Monitore e ajuste sua carteira
É muito importante que você continue monitorando sua carteira. Sua reserva realmente está condizendo com sua realidade?
Se você perdeu posições em algum setor ou ativo, se reposicione e não deixe de sempre monitorar seus ativos. Seguindo esse passo a passo, você com certeza irá sobreviver em tempos de crise no mercado.
Quer mais detalhes sobre esse passo a passo? Então, assista ao vídeo completo!
E se você quer aprender a investir para se preparar para qualquer eventualidade, precisa conhecer a AUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsenan no Instagram.
Leia também:Consigo aposentar aos 50 anos? Faça o cálculo agora