O que aconteceu na reunião entre Banco Central, Haddad e Mercado Financeiro?

O mercado financeiro se reuniu com Haddad e outros nomes importantes para o mercado. Quer saber o que rolou de mais importante? Confira!

27 de agosto de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Na última semana tive a oportunidade de participar de uma reunião muito importante para o mercado financeiro. Estavam presentes nomes como Fernando Haddad, Ministro da Fazenda; e Roberto Campos Neto, o presidente do Banco Central, além de várias outras figuras extremamente importantes para a economia do nosso país.

Na ocasião foram discutidos alguns pontos importantes e é isso que vou compartilhar com vocês.

Perspectiva econômica brasileira

De início, a reunião começou com um ar bem positivo com relação ao futuro do país. Mansueto Almeida afirmou que, nos últimos 4 anos, os economistas erraram nas previsões do PIB, já que ele foi sempre maior do que o previsto. O que reafirma que o Brasil está em uma zona de crescimento.

A expectativa de Fernando Haddad é que o país cresça ainda mais e seu posicionamento com relação ao futuro do país é muito otimista. Se as coisas se mantiverem dessa forma, a expectativa é de que o Brasil cresça ainda mais!

Fim do mandato de Campos Neto

Logo de início, o atual presidente do Banco Central explicou sobre o motivo pelo qual a taxa de juros no país não caiu, como uma forma de manter a inflação controlada. Além disso, afirmou: “Espero que meu sucessor não seja julgado pela camisa que ele veste”. Isso porque Campos Neto foi o primeiro presidente indepente do BC na história do Brasil.

Não é por acaso que todo o mercado financeiro apoia o trabalho e o posicionamento do presidente do BC.

Economia brasileira vai deslanchar?

Logo em seguida, todos os presentes debateram sobre a política fiscal e todas as reformas realizadas. E, pelo que percebi, todos estão muito otimistas com o cenário atual e com o futuro econômico do país – especialmente o Ministro Haddad.

O Brasil surpreendeu e está crescendo mais do que o esperado. No entanto, apesar disso, todos estão atentos a movimentação entre EUA e China. O que pode nos afetar muito negativamente.

Além disso, abordaram também o crescimento do mercado de capitais. O número de assessores e de pessoas investindo tem crescido exponencialmente e isso também deixou um ar de otimismo, já que o mercado brasileiro nunca esteve tão grande quanto nos últimos anos.

Minha impressão é de que todos ali estão muito confiantes e otimistas com relação ao futuro do Brasil. Talvez, porque eles tenham acesso a informações que nós não temos.

Quer conferir mais detalhes sobre tudo o que rolou nessa reunião? Então, assista ao vídeo completo!

Agora se você quer aprender a investir no Brasil e no mundo, quero te convidar para conhecer aAUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsena no Instagram.

Leia também: A bolsa de valores brasileira acabou?

Manobra perigosa da Petrobras que pode COLAPSAR empresas

Gabriel Galípolo foi uma boa escolha para presidir o Banco Central?

Mudança de risco no Brasil: O que está acontecendo?

Como a guerra contra as bets pode nos afetar