3 de setembro de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)
Tempo atrás presenciei uma discussão muito interessante, muito engajada. Rapazes conversando de maneira fervorosa. Um dos rapazes respondeu ao outro “Cara, você não sabe o quanto um iPhone na mesa passa mais credibilidade do que um Android em fechamento de negócio.” E fiquei pensando… Será que esse rapaz realmente acredita nisso?
Depois de alguns minutos daquela discussão, várias pessoas defenderam esse mesmo ponto de vista. Junto com a onda dos podcasts, surgiu muita gente ensinando um truque muito simples: fingir ser rico até ficar rico de verdade.
Então, você compra um carro financiado, compra um terno financiado, um relógio, um celular. E aí, quando você aumenta essa faixa de consumo, as pessoas vão te tratar com mais respeito e vão te oferecer mais dinheiro na hora de fechar um negócio. Mas, será que isso realmente faz sentido?
Aparências importam
Uma boa aparência influencia no quanto dinheiro você pode cobrar no mercado. Porque isso influencia na percepção que as pessoas tem sobre o seu trabalho. Essa imagem faz sentido e você consegue fazer mais dinheiro com ela. Um corte de cabelo um pouco mais coerente, e tudo mais… Tem que tomar esse cuidado.
Imagina o seguinte: você chega num supermercado e alguém te dá a seguinte instrução: “Eu preciso que você escolha o melhor café desse supermercado.” Qual você pegaria? Se a instrução é simplesmente pegar o melhor café, rapidamente, você não vai ter tempo para avaliá-los. Vai pegar o mais caro.
É assim que todo mundo avalia o conceito de qualidade. Aquilo que é barato não presta. Nada que é barato a gente classifica como a melhor coisa do mundo.
Vale a pena investir em um carro caro, roupas caras e iphone?
Dito isso, vale a pena investir num carro caro e um iPhone e uma roupa extremamente cara?
Não, apesar de tudo isso disse, não acho que vale a pena. Pode não ser o investimento mais interessante para você. Um iPhone mais recente passa facilmente de R$5.000, enquanto um bom terno de alfaiataria você encontra por R$3.000 e eu te garanto que vai fazer muito mais diferença uma roupa muito bem cortada e lavá-la com cuidado do que um celular caríssimo.
Já conheci muitas pessoas com celular extremamente simples, que não precisa de um celular na mesa, mas que estão extremamente bem vestidas e isso faz com que elas se sintam mais confortáveis.
O que realmente faz diferença
Então, você precisa tomar cuidado com a sua aparência, investir realmente numa pessoa que saiba fazer sua coloração. Isso tudo pode fazer muito mais diferença do que ter um iPhone ou um carro caro. Para as mulheres, é a mesma coisa.
O celular vai ficar no bolso, se você quiser, o carro vai ficar de fora. Agora, um bom relógio, uma boa roupa, ela vai com você para qualquer lugar. Quer entender mais sobre como a sua imagem pessoal é mais importante que o seu celular? Então, assista ao vídeo completo!
E se você quer aprender a investir, mas não sabe por onde começar, conheça a AUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.
Leia também: 11 anos de conselhos brutalmente sinceros da sobre negócios