25 de novembro de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)
Muitos investidores tem dúvida sobre como se ganha dinheiro com ações efetivamente. Ainda mais quando falamos de comprar e segurar, não vender as ações. Como, afinal de contas, isso pode gerar algum ganho significativo? E é isso que vou explicar hoje!
Dividendos
Empresas acumulam lucros ao longo do ano, e esse montante pode ser usado de diferentes formas. A empresa pode optar por reinvestir esses recursos, impulsionando seu crescimento, ou por distribuir parte desses lucros na forma de dividendos. A segunda opção é especialmente comum em empresas mais maduras, que já não têm tantas oportunidades de aumentar seu market share ou expandir significativamente.
O processo é simples: a empresa decide o payout, ou seja, a porcentagem do lucro que será distribuída aos acionistas, e realiza a remuneração proporcional ao número de ações de cada investidor. Se você possui poucas ações, o valor recebido será menor, enquanto acionistas com participações significativas, como 1 milhão de ações, terão retornos muito maiores.
Os dividendos são uma das formas mais conhecidas de remunerar os acionistas, mas não são a única. Nem todas as empresas distribuem dividendos, especialmente aquelas focadas em crescimento, que preferem reinvestir os lucros. Quer saber quais são as outras maneiras de gerar valor para os acionistas? Confira as explicações a seguir!
Bonificação
A bonificação é uma forma de remuneração em que a empresa distribui novas ações para seus acionistas, sem custo adicional para eles. Por exemplo, imagine que você possui 100 ações da Petrobras e a empresa decide bonificar com 1 nova ação para cada 10 já detidas. Nesse caso, você receberia 10 ações extras, sem precisar fazer nada.
Essa prática é bastante comum, especialmente entre bancos brasileiros, e pode estar relacionada a estratégias fiscais ou à intenção de aumentar a liquidez das ações no mercado. Além disso, a bonificação é uma forma de agregar valor aos acionistas sem impactar diretamente o caixa da empresa.
Valorização
Essa forma de remuneração é uma das mais desafiadoras de compreender. Quando você investe em uma empresa na bolsa de valores, a maioria das pessoas busca o ganho com a valorização dos ativos.
Se você compra uma ação e ela se valoriza ao longo do tempo, o valor total da sua conta de investimentos aumenta. No entanto, enquanto você não vender essa ação, o lucro não é concretizado — é apenas um ganho teórico, pois as ações continuam expostas às flutuações do mercado e podem perder valor. Ainda assim, nesse cenário, seu patrimônio está em crescimento.
Essa dinâmica pode gerar uma sensação confusa para muitos investidores. No mercado tradicional, o lucro só é obtido ao concluir uma transação, como comprar um carro por R$20 mil e revendê-lo por R$25 mil. Já no mercado de ações, quando o objetivo é construir patrimônio, os estudos indicam que ficar girando a carteira com compras e vendas frequentes não é a estratégia ideal. Esse comportamento, além de aumentar custos com taxas e encargos, tende a reduzir seus retornos ao longo do tempo.
As ações de empresas sólidas têm potencial de crescimento superior a outras opções de investimento. Portanto, quanto mais tempo você permanece desposicionado — ou seja, fora do mercado —, menor é o seu potencial de acumular e multiplicar riqueza no longo prazo.
Quando faz sentido vender uma ação?
Nesse cenário, o que você pode fazer é optar por viver dos dividendos e das bonificações recebidas ou até mesmo vender as ações que vierem como bonificação. Caso já tenha atingido o patrimônio que considera ideal, não há necessidade de continuar exposto ao mercado de ações. Você pode, por exemplo, transferir esse valor para investimentos de renda fixa, que oferecem maior segurança e previsibilidade.
Quando você atinge o objetivo de patrimônio que estipulou, a estratégia de buy and hold (comprar e manter) deixa de ser tão relevante. Ela faz sentido principalmente durante a fase de construção de patrimônio, quando o foco está no crescimento a longo prazo.
Portanto, uma das formas de consolidar os ganhos em ações, ao atingir seu objetivo financeiro, é realizar suas posições — ou seja, vender as ações — e alocar o dinheiro em ativos mais estáveis. Isso permite preservar o capital acumulado e garantir uma fonte de renda consistente para o futuro.
Juros sobre capital próprio
Em dado momento criou-se uma forma de deduzir impostos da empresa em uma distribuição de capital que é o chamado juros sobre capital próprio. E isso, nada mais é do que um dividendo de uma empresa que está buscando um ganho fiscal.
Entra na sua conta como dividendo, só que antes disso, a empresa paga 15% direto na fonte. E porque as empresas fazem isso? O JSCP não é considerado uma distribuição de dividendos, então ele entra na linha de custos da empresa e com isso, ela consegue diminuir o lucro dela e consequentemente, paga menos impostos.
E é basicamente isso! Ficou com alguma dúvida a respeito? Então, assista ao vídeo completo em que explico melhor sobre!
E se você quer aprender a investir e ganhar dinheiro com ações, te convido a conhecer aAUVP, nossa escola de investimentos. Lá, você pode fazer sua análise de perfil e, se aprovado, terá acesso a um sistema inteligente de gestão de ativos, além de conteúdos para investir tanto no Brasil quanto no exterior.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.
- Agora que você já sabe como ganhar dinheiro com ações, leia também: Os riscos ocultos no mercado de ações que você precisa conhecer