Bolsa de Madrid: história, mercado acionário, índice e funcionamento

12 de outubro de 2021, por Pedro Guimarães

Tempo de leitura médio: 3 min, 2 seg


A bolsa de Madrid está entre as maiores da Europa. Portanto, são negociadas as ações das principais empresas espanholas. Fundada em 1831 na cidade de Madrid, está entre as mais importantes na Europa.

Contudo, a bolsa de Madrid só ingressou no terreno tecnológico em 1993, realizando operações 100% digitais em renda fixa e variável.

Vale lembrar que a  bolsa de valores de Madrid é administrada pela Sociedade Reitora da Bolsa de Valores de Madrid SA. Esta sociedade é constituída de acordo com as leis do reino da Espanha.

Neste sentido, os seus membros consistem em 41 instituições financeiras importantes e 12 negociantes de valores mobiliários estabelecidos.

Mercado acionário

Bolsa de Madrid, conheça: mercado acionário, índice e funcionamento

Primeiramente, para se ter uma ideia do tamanho dessa bolsa em 2001, 1477 empresas nacionais e estrangeiras faziam parte do mercado da bolsa de Madrid. Ou seja, tinham seus títulos patrimoniais listados nesta bolsa.

Por outro lado, para termos uma ideia do volume de dinheiro que passa na Bolsa de Madrid, em 2007 a capitalização total do mercado de títulos foi de 1.276, 26 bilhões.

A propósito em relação ao seu mercado acionário, ele é composto por grandes empresas espanholas de setores econômicos diferentes. Assim entre eles estão:

  • Telefônica;
  • Santander;
  • Amadeus;
  • BBVA;
  • Mapfre;
  • Aena;
  • Gamesa;
  • Iberdrola;
  • Endesa.

Principal índice da Bolsa de Madrid- IBEX 35

Bolsa de Madrid, conheça: mercado acionário, índice e funcionamento

A princípio, como principal índice da Bolsa de Madri, o IBEX 35 serve para analisar o desempenho geral da bolsa.

Portanto, criado em 1992, este índice é composto por 35 empresas. A propósito, é importante lembrar que o ranque das empresas principais considera sua maior liquidez e valor de mercado.

Basicamente, 90% de todo capital negociado na Bolsa de Madrid estão neste índice. No entanto, ele é gerido pela Bolsa y Mercados Españoles ( BME). Assim, a BME é a operadora de todas as bolsas espanholas e que por sua vez é também cotada na bolsa.

O índice IBEX 35 teve grande alta entre 2000 e 2007 em relação a outros índices europeus. Este fenômeno deve-se  ao grande crescimento das empresas espanholas, resultando na ascensão da sua economia interna.

História da Bolsa de Madrid

Bolsa de Madrid, conheça: mercado acionário, índice e funcionamento

A bolsa de valores de Madrid foi fundada em 10 de setembro de 1831 no reinado de Fernando VII. Contudo, anteriormente, José Bonaparte, irmão de Napoleão, já havia instaurado a primeira bolsa de comércio em Madrid, em 1808.

No entanto, a primeira sessão na bolsa ocorreu no dia 20 de outubro de 1831. Assim, ela nasceu com 5 agentes de Câmbio e sessões com 3 horas de duração. Portanto, eram cotizadas bancos, ferrovias e siderúrgicas.

Como investir na bolsa de Madrid?

Basicamente, há muitas formas de investir na bolsa de Madrid. Neste sentido você pode começar com algumas maneiras:

  • Abertura de contas em instituições financeiras ou corretoras espanholas;
  • Abertura de contas em instituições financeiras que tenham permissão de atuar no mercado espanhol;
  • Aquisição de ETFs ou fundos que são compostos na maioria por empresas espanholas ou títulos deste mercado.

A princípio, o  ETFs (Exchange Trade Fund) ou câmbio de fundo comercial, segue o índice de referência. Ou seja, é um fundo de índice que tem como referência um índice do mercado. Neste sentido, se você escolher um ETFs o rendimento vai ficar bem próximo ao índice que ele estiver atrelado.

ETFs ligado à bolsa de valores espanhola:

  • Lyxor Ibex 35
  • Ligado ao BBVA: AADR, PTEU, PTIN e AVDE
  • Accion Ibex 35

No entanto, se você quiser saber mais sobre ETFs leia também, ETFs o que são? Conceitos , características e como investir