DXY: o que é e como funciona o Índice do Dólar Americano

15 de julho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 46 seg


O DXY (Dollar Index) é um índice composto por várias moedas fortes de países desenvolvidos, que são comparadas com o dólar.

Sendo assim, ele serve para acompanhar o valor de moedas fortes. Logo, esse índice é muito importante, sobretudo para os investidores que aplicam no exterior, pois influencia na interpretação do mercado.

Entendendo o dólar

O dólar dos EUA é a moeda mais usada no mundo nas transações internacionais. Sendo que a sua relevância deriva da importância econômica e política dos Estados Unidos.

Para você ter uma ideia da capacidade de produzir riqueza do país, ele tem o maior PIB do mundo: 19 trilhões de dólares anuais de PIB (em comparação, o Brasil tem um PIB de cerca de 7 trilhões de reais).

Por ser uma potencia mundial, os EUA é o maior foco dos investidores não apenas pelos mercados emergentes, mas também pelos mercados desenvolvidos.

Moedas de relevância global além do dólar

O dólar é a moeda mais usada nas transações internacionais e tem uma grande relevância no mundo. Mas ele não é a única moeda forte levada em conta no DXY.

O Euro, por exemplo, é uma moeda forte. Outro exemplo disso é a libra esterlina, o franco suíço; o iene e etc. Esses países de moeda mais fortes passam maior credibilidade e costumam ter taxas de juros mais baixas.

Como você já deve ter notado, as moedas fortes são de países desenvolvidos. Isso porque, eles têm um crescimento econômico forte ao longo do tempo e passam credibilidade aos investidores.

A Suíça é um bom exemplo disso. Isso porque, o país nunca deu um calote, o que contribui muito para a sua credibilidade frente aos investidores.

Enquanto a Suíça nunca deu um calote, vários outros países já deixaram de pagar a dívida pública.

Por exemplo, em 1987, no então governo de José Sarney, foi declarado que o Brasil não iria pagar juros de dívida externa por tempo indeterminado.

Outro exemplo de calote foi a Argentina que decretou um dos maiores calotes da história, de mais de 50 bilhões de dólares, em 2018.

A importância do DXY para o dólar

O DXY, ou Dollar Index, é um índice criado para medir a força do dólar em comparação com outras moedas que também são fortes.

Dessa forma, o DXY compara o dólar com o euro (zona do euro), o iene (Japão), a libra esterlina (Reino Unido), o dólar canadense (Canadá), a coroa sueca (Suécia), e o franco suíço (Suíça).

Vale destacar que para na montagem da cesta de moedas, é preciso de uma ponderação. Sendo assim, o índice tem os seguintes pesos, por ordem de importância:

  • Euro: 57,6%
  • Iene: 13,6%
  • Libra esterlina: 11,9%
  • Dólar canadense: 9,1%
  • Coroa suéca: 4,2%
  • Franco suíço: 3,6%

Por meio dessas ponderações é possível notar que o principal driver para o índice, é a cotação entre o dólar e o euro, que corresponde a quase 60% de sua ponderação.

Vale destacar que o índice foi criado em 1973 e as suas ponderações mudaram apenas uma vez na história, que foi com a criação do Euro em 1999.

Enfim, o Dollar Index acaba sendo um índice que mede não a força do dólar em relação aos maiores parceiros  comerciais, mas sim em relação a vários países desenvolvidos.

Apesar disso, ele é um indicador muito importante, porém, ele teve um desempenho baixo nos últimos anos:

DXY: o que é e como funciona o Índice do Dólar Americano

No gráfico acima, na cor cinza claro estão marcados choques, crises e grandes mudanças nas moedas, como, por exemplo, o crash no mercado de ações de 1987 e a crise financeira de 2008.

O que o gráfico do DXY?

Com base no gráfico, podemos notar que o maior relativo do dólar ocorreu na década de 80. Já mais recentemente, a moeda voltou a valer mais.

Sendo que, nos períodos de maior tensão, como nas crises, o dólar tende a subir de valor. Ou seja, em cenários tensos, a tendência é a alta do valor do dólar.

Isso acontece pois, em cenário de pânico nos mercados, os investidores costumam se voltar para ativos tidos como mais seguros, como é o caso do dólar.

Um bom exemplo disso é que, depois da crise financeira de 2008, o dólar passou por uma grande valorização. Apesar disso, a sua política monetária, que executa compra de títulos governamentais e bonds, ajudou na queda do índice.

Por outro lado, a partir de 2018 o índice apresenta tendência de valorização e diversos fatores podem ser colocados para tentar explicar esse movimento.

Além da política monetária, os Estados Unidos também apresenta um crescimento relativamente maior do que outros países desenvolvidos.

Qual o desfecho entre dólar e DXY?

É fato que o dólar tem uma grande relevância para a economia mundial. Afinal de contas, ele é a moeda mais usada nas transações internacionais e é protagonista no mercado monetário.

Dessa maneira, o dollar index possibilita o acompanhamento do seu valor relativo a outras moedas fortes e serve como indicador.

Por exemplo, ele é útil para tentar medir a valorização de moedas de países emergentes.

Enfim, agora que você sabe como o DXY funciona, descubra Como investir em dólar – Por que investir no exterior, opções e riscos

Fontes: Nelogica, Remessa onlineMais retorno.