Raul Sena, quem é? Vida, carreira e como investe o Investidor Sardinha


Raul Sena é o nome por trás do canal Investidor Sardinha, no YouTube. O grupo de educação financeira é apenas uma das empresas fundadas pelo empreendedor, que também é sócio-fundador da Fisher (Plataforma de Investimentos), Vibrio (SexShop), BrainShip (Plataforma de Educação Online) e Bolha, entre outras.

Dessa forma, através das múltiplas plataformas em que atua, Raul ensina investidores iniciantes a entenderem a bolsa de valores.

Com uma linguagem simples e cativante, ajuda milhares de pessoas a investirem nos mais diversos tipos de investimento, desde Tesouro Direto, até investimentos arriscados em renda variável.

Enfim, a história de vida de Raul Sena serve de inspiração para todas as pessoas que, assim como ele, são inquietas e buscam realizar seus sonhos e objetivos.

Raul Sena, o Investidor Sardinha - história, hobbies e indicações

Estudos de Raul Sena

Raul Alencar de Sena nasceu em Goiânia, em 02 de Julho de 1993, filho de Angelita Sena e Carlos Sena. Na escola, Raul não se destacava nos estudos, devido ao Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Com isso, ele conseguia muitos problemas e chegou, até mesmo, a ser expulso de um colégio.

Na infância, gostava de ficar no computador o dia todo. Essa inclinação para a tecnologia continuou na adolescência e, quando tinha 14 anos, já ganhava dinheiro através dos sites que criava.

Entretanto, quando a mãe descobriu, desconfiou que ele fosse hacker e o proibiu de ganhar dinheiro desse modo. Enfim, foi uma dificuldade explicar de onde exatamente vinha o dinheiro.

Raul Sena, o Investidor Sardinha - história, hobbies e indicações

Contudo, apesar do transtorno, era um aluno que se saia bem em provas. Tanto que, após terminar o ensino médio, prestou vestibular e passou para geografia na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Entretanto, devido ao trabalho de diretor de jornal que desempenhava na época, acabou por não finalizar a faculdade.

Carreira de Raul Sena

Aos 16 anos, com a autorização da mãe, Raul criou o RaulSena.org, mas, depois de um ano, em 2008, vendeu a base de clientes para outra empresa.

Já em 2009, Sena foi trabalhar na editora Índice Gestão Editorial, que atendia, principalmente, licitações do MEC Governo Federal e fez, ainda, sites para grandes estatais.

Ainda em 2009, trabalhou como Diretor de Projetos na Academia Goianiense de Letras, sendo responsável por aprovar ou reprovar projetos que eram enviados para a academia.

Posteriormente, Raul começou a trabalhar no jornal Diário da Manhã, inicialmente como editor de imagens e, em seguida, foi promovido algumas vezes até chegar ao cargo de Diretor Executivo.

Enquanto trabalhava no Diário da Manhã, Raul Sena fez diversas tentativas frustradas de criação de sites, editoras e até mesmo uma loja de sapatos chamada L’Boutique.

Enfim, em 2014, virou diretor do Grupo Fatos, responsável pelo Fatos Desconhecidos. Contudo, continuou a trabalhar no jornal, até 2015.

Depois disso, além de trabalhar como diretor geral do Grupo Fatos, Sena atuou como diretor de novos negócios da WTF Maison e fundou o canal no YouTube, Investidor Sardinha.

Menos de um ano depois de ter criado o canal, Raul se juntou com Matheus Rau e criou o site Investidor Sardinha.

Investidor Sardinha canal do YouTube

O Investidor Sardinha canal no YouTube foi criado após a provocação de um outro produtor de conteúdo. Em outras palavras, Raul Sena, que na época dava palestras sobre como crescer canais, foi questionado sobre dar palestras sobre uma área que ele atuava, mas não tinha de fato um canal com seu nome.

Então, em uma noite, Sena tomou coragem e gravou seu primeiro vídeo. Não ficou dos melhores, afinal, foi o primeiro vídeo (não está mais no ar).

Dessa forma, depois daquela primeira noite, ele não desistiu e continuou a gravar até se sentir confortável com a câmera. O canal foi criado em 2019 e, atualmente, um ano depois, conta com mais de 80 mil inscritos.

O nome Investidor Sardinha veio do fato de que os iniciantes no mercado de ações são chamados de sardinhas. Dessa forma, como o canal é voltado para a produção de conteúdos destinados aos investidores iniciantes, a escolha do nome fez total sentido.

Em resumo, não importa a provocação que te fazem e sim o que você vai fazer com ela. São as escolhas que determinam os caminhos. Ao escolher tomar uma dose de coragem e sair da sua zona de conforto, Raul Sena mudou o rumo da sua vida.

Atualmente, o Investidor Sardinha não se limita ao YouTube, estando também nas mídias sociais, curso online A Única Verdade Possível e, por fim, o site Investidor Sardinha. Juntos, esses canais somaram, em menos de um ano, a rentabilidade de mais de 1 milhão de reais.

Critérios para investir

Na hora de escolher em quais empresas investir, Raul analisa detidamente quanto tempo a empresa está no mercado e o quanto ela investe em pesquisa e desenvolvimento.

Isso porque, Raul considera que empresas que investem muito em pesquisas costumam crescer, consideravelmente, seus lucros ao longo dos anos, ao passo em que as que não fazem isso costumam falir.

Raul Sena, o Investidor Sardinha - história, hobbies e indicações

Raul considera ainda que as empresas que são lucrativas há muitos anos têm maior probabilidade de continuarem sendo mais lucrativas do que as mais novas.

Além disso, o investidor acredita que empresas que sempre deram prejuízo tendem a continuar com resultados negativos.

O método de investimento seguido por Raul Sena é o Buy and Hold, ou seja, comprar e esperar. Isso significa que seu objetivo é aumentar suas participações em empresas, e não apenas comprar e já vender.

Em outras palavras, ele segue o método de Philip Fisher, que defendia que uma boa ação não devia ser vendida, e sim mantida para que o lucro viesse a longo prazo.

Hobbies

Quando não está trabalhando nas diversas empresas (sim, diversas, incluindo um sex shop fundado em 2021 chamado Vibrio) em que possui participação societária, Raul gosta de estudar sobre vinhos e, é claro, degustar um bom vinho tinto seco. O investidor planeja, um dia, abrir uma vinícola, sendo que chegou a visitar algumas na Argentina.

Raul Sena, o Investidor Sardinha - história, hobbies e indicações

Ele gosta também de preparar alguns coquetéis, o favorito é o Old Fashioned. Uma bebida à base de bourbon, Angostura Bitter com o sumo da casca da laranja, super aromático.

Como no geral ele não gosta de comer doces, prefere cozinhar massas caseiras e carnes, principalmente de porco. Cozinhar funciona como uma boa distração para a correria do dia a dia.

Livros e Filmes

Raul Sena tem como inspiração Philip Fisher, autor do livro Ações Comuns, Lucros Extraordinários. Além dos livros de Fisher, Raul indica ainda:

  • Investidor Inteligente de Benjamin Graham;
  • Princípios de Ray Dalio;
  • Antifrágil de Nassim Taleb;

Já no quesito audiovisual, Raul Sena indica alguns filmes que podem servir de inspiração para investidores:

  • Fome de poder;
  • A procura da felicidade;
  • Obrigado por fumar.

Enfim, agora que você conhece sobre a carreira, confira um pouco sobre Raul Sena, contado por ele mesmo:

Agora que você conhece a trajetória do Raul Sena, conheça também a história do sócio fundador do site Investidor Sardinha Matheus Rau e confira quais são os melhores cursos de investimento do Brasil.

Conte-nos a sua opinião...