Alt season: o que é e como se preparar para o período?

22 de fevereiro de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 15 seg


Alt season quer dizer “temporada de altcoin”. Trata-se de um período quando altcoins com bons projetos passam por uma alta de preço relativamente rápida.

O termo altcoin se refere a todas as criptomoedas que não são o Bitcoin.  Desse modo, para quem investiu em uma altcoin na baixa, a alt season é uma ótima época para lucrar com a cripto. Afinal de contas, os preços sobem bastante e a pessoa pode aproveitar a valorização para fazer o investimento multiplicar de valor.

O que é a Alt season?

O termo alt season é uma abreviação de ‘altcoin season’, que significa temporada de altcoin. Sendo assim, a alt season é a temporada onde as altcoins de bons projetos apresentam uma alta de preço relativamente rápida. Portanto, trata-se de uma parte do ciclo de mercado das criptomoedas.

Esse movimento de alta pode ocorrer com ou sem a influência do valor do Bitcoin. Inclusive, em uma alt season o preço das altcoins podem exceder o do Bitcoin. Com essa valorização, quem investiu nessa altcoins, vê o valor do seu investimento subir bastante.

E o que é altcoin?

Como já foi dito, Altcoin ou Alternative Coin (moeda alternativa) é o nome dado para as criptomoedas que vieram depois do Bitcoin, e podem ou não usar a mesma blockchain. Como o Bitcoin nasceu primeiro, ele já está consolidado no mercado, e tem certa credibilidade no mundo cripto.

Por exemplo, o Ethereum é bem grande no mercado, mas surgiu depois do Bitcoin, portanto é uma altcoin. Outros exemplos são: Solana, Cardano, Binance coin e Tether.

Tem como prever a Alt season?

É claro que todo mundo gostaria de saber quando vai acontecer uma alt season para investir em criptos que irão proporcionar bons rendimentos. Ninguém é capaz de prever o futuro, mas existem alguns padrões que costumam preceder uma alt season.

No geral, o que ocorre primeiro é uma subida do Bitcoin seguida de uma lateralização do preço. Com isso, ele entra no chamado “período de acumulação”, onde o preço fica estagnado. Depois disso, o Bitcoin perde dominância no mercado, ou seja, a quantidade de pessoas negociando diminuiu.

Desse modo, essas pessoas, que antes estavam negociando Bitcoin, passam a negociar as altcoins, o que resulta no aumento do seu preço.

Portanto, para tentar identificar uma alt season, é preciso acompanhar o mercado, sobretudo o preço do Bitcoin. Dessa forma, você pode conseguir identificar a subida e lateralização do Bitcoin, seguida pela perda de dominância e a subida das altcoins.

No entanto, pode acontecer desse movimento apenas começar a ocorrer e não haver uma alt season.

Como saber qual altcoin se valoriza primeiro?

Não é possível identificar qual altcoin vai se valorizar primeiro. Mas, se você ficar de olho no mercado e nos gráficos dessas moedas, poderá identificar qual está começando a entrar em uma alt season. Lembrando que o mercado costuma se comportar da seguinte forma antes de uma alt season:

  • Subida do Bitcoin
  • Lateralização ou Acumulação do Bitcoin
  • Perda de dominância do Mercado
  • Os preços das altcoins começam a subir

Melhor estratégia para a Alt season

A melhor estratégia para aproveitar uma alt season é ter uma reserva de oportunidade, dessa forma, você terá dinheiro para investir em criptos que estão entrando em uma alt season e lucrar com a alta dos preços.

Além disso, você pode aproveitar o “inverno cripto”, onde o Bitcoin passa por uma grande retração. Nessa época, você pode comprar altcoins com bons projetos e esperar o inverno passar e as criptos subirem de valor. Sendo que pode demorar de 1 a 2 anos para o inverno cripto passar.

Fontes: Nova dax e Glossário W3B3.