Grupo Mateus

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4,5 de 5
Gestão:
  4 de 5
Ticker GMAT3
Fundador Ilson Mateus Rodrigues
Presidente da empresa Ilson Mateus Rodrigues
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

Por conta do seu recente IPO da empresa, não há histórico de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1986
Ano do IPO 2020
Setor de atuação Varejo
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. Ri da empresa
  2. Fundamentos da empresa
Principais produtos

Varejo de alimentos e eletrodomésticos nos modelos de:

  • Varejo de supermercados;
  • Atacarejo;
  • Atacado.

Além disso a empresa comercializa:

  • Móveis e eletrodomésticos;
  • Indústria de panificação;
  • Condições de pagamento;
  • Produtos alimentares;
  • Produtos não alimentares.

As marcas do grupo são:

  • Mix Atacarejo;
  • Supermercado Mateus;
  • Eletro Mateus;
  • Camiño Supermercados;
  • Armazém Mateus;
  • Hiper Mateus;
  • Bumba meu pão;
  • Mateus Card.

O que a empresa faz?

O Grupo Mateus é uma rede varejista de alimentos do Brasil, classificado como a maior rede de varejo com capital 100% nacional. O grupo possui ampla atuação no mercado, com varejo supermercadista, atacado, atacarejo, eletrodomésticos, panificação, móveis, porcionamento e central de fatiamento.

Grupo Mateus - GMAT3

Atualmente, a marca está entre as maiores do país e a maior do Nordeste e Norte. A atuação do grupo ocorre por meio de 1.750 representantes comerciais do atacado, onde são atendidos quase 20 mil pontos de vendas. Nas regiões Norte e Nordeste, o Grupo Mateus possui representantes com 54 lojas.

Ao todo, o grupo conta com uma estrutura de:

  • 29 atacarejos;
  • 24 supermercados;
  • 2 hipermercados;
  • 66 lojas de eletroeletrônicos;
  • 16 lojas de vizinhança;
  • 9 centros de distribuição.

O Grupo Mateus possui ainda bandeiras como Mix Atacarejo, Eletro Mateus, Supermercado Mateus e Camiño Supermercados. Além disso, o grupo também possui uma plataforma e-commerce, bem como o Mateus App, um aplicativo de descontos. Para os clientes, são disponibilizados cartões, como o MateusCard e o Crednosso, com diversas condições de pagamento.

Grupo Mateus - GMAT3

Em relação aos produtos, o Grupo Mateus possui Centros de Distribuição no Maranhão, Piauí e Pará, que também abastecem pequenos e médios empreendedores das regiões Nordeste e Norte por meio do Armazém Mateus. Os produtos distribuídos são, em sua maioria, nacionais e importados.  

Com os novos rumos da economia, a tecnologia e as compras online cresceram consideravelmente, o Grupo Mateus lançou a plataforma Super – Mercado do Futuro. Na plataforma, os clientes conseguem escolher diversos produtos que são entregues através de dois sistemas, o delivery ou o sistema de drive-trhu na própria loja.

Além disso, o Grupo Mateus criou a It Happens, que atualmente se chama Pulse. Com a operação, o grupo desenvolve e gerencia softwares de logística, utilizados especialmente nas atividades da empresa. Além do mais, a companhia conta com 180 programadores de módulos para RH, bem como e-commerce, estoque, vendas, contabilidade, infraestrutura e gestão da companhia.

Grupo Mateus - GMAT3


Breve história da empresa

A história do Grupo Mateus teve início quando Ilson Mateus decidiu abrir, em 1986, uma pequena mercearia em Balsas, cidade no sul do Maranhão. Ilson, a princípio, trabalhava como garimpeiro. Depois de perceber que o garimpo não era assim o que ele esperava, ainda trabalhou com compra e venda de garrafas de vidro.

O segundo emprego de Ilson foi o ponto inicial para que o Grupo Mateus fosse criado, e se transformasse no que conhecemos hoje. Ao trabalhar com compra e venda de garrafas de vidro, Ilson percebeu que havia muita demanda de produtos básicos por migrantes que viviam em Balsas.

Grupo Mateus - GMAT3

Com isso, em 1986, Ilson decidiu abrir a mercearia como forma de contribuir para o comércio local. As vendas prosperaram no início, já que as pessoas que ali viviam não tinham opções de lugar para comprar produtos básicos.

Com o crescimento do negócio, logo a mercearia se transformou em um Armazém. Alguns anos depois, em 1997, o Grupo já vendia eletrodomésticos, através da criação do EletroMateus. Não demorou muito para que, com a expansão, o Grupo procurasse novos meios de expandir.

Assim, com a chegada dos anos 2000, foi inaugurado, em Imperatriz – segunda maior cidade do Maranhão – a primeira loja do Grupo. Dois anos mais tarde, foi a vez de inaugurar uma loja em Santa Inês. A inauguração da segunda loja serviu como estratégia para que a empresa chegasse, finalmente, ao mercado da capital maranhense.

Já em 2003, o Grupo Mateus inaugurou duas lojas em São Luís e, ao longo dos anos, o número só aumentou. Em 2007, o Grupo criou o Bumba Meu Pão, como forma de diversificar os negócios. O Bumba Meu Pão é uma empresa especializada na fabricação de salgados, doces e pães.

Ainda em 2007, foi criado dentro da empresa o atacarejo, um novo segmento de vendas por meio das lojas Mix Atacarejo. Logo mais, em 2009, o Grupo inaugurou, no Maranhão, um Supermercado.

Grupo Mateus - GMAT3

Em 2011, o Grupo Mateus deu um grande passo ao firma, junto ao Bradesco, uma parceria financeira para criação do cartão de crédito do Grupo Mateus, o MateusCard. No mesmo ano, foi criada a ULMA – Universidade de Líderes do Mateus – especializada capacitar gestores para cargos de liderança no Grupo.

No ano seguinte, em 2012, o Grupo Mateus expandiu sua atuação no Pará com abertura de novas lojas. Em 2013, 4 novas lojas foram inauguradas no Maranhão. Já em 2014, o Grupo investiu em produção e logística ao criar novas formas de potencializar a produção.

Em 2016, foi criado o site Canto do Chef, o primeiro negócio online do Grupo Mateus, especializado em vendas para restaurantes, lanchonetes e restaurantes. No mesmo ano, o Grupo investiu no segmento prime.

Já em 2019, o Grupo Mateus criou o Mateus App e o e-commerce Mateus Online, dando início à expansão digital da empresa. Por fim, em 2020, o Grupo realizou a abertura de capital na bolsa de valores e alcançou duas marcas importantes na história da Bolsa: maior IPO de uma empresa do Nordeste e maior oferta pública de ações de 2020.

Grupo Mateus - GMAT3


Diretoria

Ilson Mateus Rodrigues (Diretor Presidente)

José Morgado Filho (Diretor Financeiro e de Relações com Investidores)

Ilton Carlos Mateus Rodrigues (Diretor de Eletro)


Conselho administrativo

Jesuíno Martins Borges Filho (Presidente do Conselho)

Ilson Mateus Rodrigues (Vice Presidente)

Ilson Mateus Júnior

Bruno Nardon Felici

Carlos Henrique Bandeira de Mello Junior


Principais concorrentes

Carrefour (CRFB3)

Grupo Pão de Açúcar (PCAR3)


Perspectiva para o futuro

Como visto, o Grupo Mateus é a maior rede varejista de alimentos do Brasil com capital 100% nacional. No segmento de varejo alimentar, a empresa é a maior do país, onde realiza operações em diversas áreas, como atacarejo, varejo de supermercados, móveis e eletrodomésticos, central de fatiamento e porcionamento.

Grupo Mateus - GMAT3

Nitidamente, a trajetória do Grupo fez com o que o crescimento da empresa alcançasse o patamar como um dos maiores atacadistas do país e o maior das regiões Nordeste e Norte. Ao todo, a empresa atende a mais de 19.415 pontos de venda, além de dar suporte para representantes comerciais do segmento de atacado.

Além disso, o Grupo Mateus opera em 54 cidades com lojas físicas e atendimento e-commerce nos estados do Maranhão, Piauí e Pará, além de realizar a atendimento por entrega nos estados da Bahia, Tocantins e Ceará.

Um diferencial do Grupo Mateus é a ampla atuação fora do eixo Sul-Sudeste. Apesar de não estar presente nos grandes centros econômicos do país, o Grupo possui competitividade à altura de outros grandes varejistas.

Nesse sentido, sua projeção futura deve incluir maior investimento nos processos de produção, bem como maior expansão para áreas onde o Grupo Mateus ainda possui pouca atuação. Além disso, com a recente abertura de capital, o Grupo deve investir na expansão comercial, além de realizar melhorias nas fábricas de produção que possui.


Composição acionária

GMAT3 Acionista Percentual
1 Controladores 77%
2 Free Float 23%