Ambev

Informações atualizadas em 29/05/2023

Avaliação dos usuários

Empresa:
  3,9 de 5
Gestão:
  4,2 de 5
Ticker ABEV3
Fundador Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira
Presidente da empresa Jean Jereissati Neto
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuí dividendos consecutivamente desde 2006. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios International Beer Chellenge / World Beer Awards (WBA) / Copa Cervezas de América / Australian Internacional Beer Awards 2018 / Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura de São Paulo / Empresas Mais Admiradas, Revista Carta Capital (2014)
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1998
Setor de atuação Consumo não Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Blue Chip
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Ambev
Principais produtos

Os principais produtos da Ambev são:

  • Cervejas
  • Chopes
  • Bebidas Mistas
  • Refrigerantes
  • Sucos
  • Isotônicos
  • Energéticos
  • Águas
  • Chás

Acesse para conferir os produtos e marcas oferecidos pela empresa.

O que a empresa faz?

A Ambev é líder no segmento de bebidas, sendo que ela tem uma ampla atuação nacional e internacional, com um vasto portfólio de produtos. Além de ser uma gigante no Brasil, a Ambev também está presente em 18 países, que pode ser dividido em 4 regiões:

  • Brasil
  • Canadá
  • América Latina do Sul (LAS): Argentina; Uruguai; Bolívia; Paraguai e Chile
  • América Central e Caribe (CAC): El Salvador; Guatemala; Nicarágua; República Dominicana; São Vicente e Granadinas; Dominica; Antígua e Barbuda; Cuba; Barbados; Panamá e Honduras

Uma curiosidade é que, desses 18 países, a Ambev é líder em seu segmento de atuação em 10 países: Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia, Canadá, Paraguai, República Dominicana, Panamá, Barbados e St. Vincent.

Ambev - ABEV3

Guia do Investidor

Vale destacar que a Ambev tem uma sólida estrutura operacional e várias vantagens competitivas, tais como:

  • Ampla capacidade de produção
  • Diversidade de produtos em todas as categorias
  • Logística e Distribuição em vários países
  • Marketing agressivo de suas marcas
  • Gestão, cultura e organização empresarial com imensa expertise no ramo

No total, a empresa conta com 30 marcas fortes e de referência mundial. Dentre os produtos que a companhia produz estão:

  • Cervejas
  • Chopes
  • Refrigerantes
  • Sucos
  • Isotônicos
  • Energéticos
  • Águas
  • Chás
  • Bebidas Mistas

Vamos conhecer um pouco mais sobre os seus produtos principais:

Cervejas

A Ambev é especialista no mercado cervejeiro, onde tem uma longa experiência. Dentre seus produtos, estão linhas que contemplam várias categorias de cerveja e que atende as mais variadas classes sociais.

Ambev - ABEV3

Catalisi

Ou seja, a companhia conta com produtos Premium que possuem um maior valor agregado e também produtos voltados para o consumo em massa, com preço mais acessível.

O segmento de bebidas alcoólicas da empresa é dividido em três subcategorias. Essa divisão possibilita a oferta de uma ampla variedade de produtos e contribui para uma maior escalabilidade e abrangência de mercado. Sendo que a maior parte das marcas de cerveja que são concorrentes, pertencem à Ambev. Os três segmentos são:

  • Premium: Este segmento conta com um maior valor agregado. Dentre as marcas temos: Stella Artois, Budweiser, Corona, Wäls, entre outras;
  • Intermediário: nessa categoria temos marcas como: Bohemia, Brahma, Skol, Serra Malte, Original, Antarctica, entre outras;
  • Value: Aqui estão as cerveja com valores mais acessíveis para a grande massa, tais como: Nossa, Legítima, entre outras.

Para fornecer essa ampla variedade de cervejas, a empresa usa principalmente matérias-primas como cevada, malte, lúpulo e fermento. Nesse sentido, a Companhia busca ter uma relação muito próxima com os agricultores, fornecendo incentivo ao plantio, sementes selecionadas e fertilizantes para alguns agricultores de menor porte.

Apesar disso, a Ambev ainda precisa importar cevada para suprir sua produção de cerveja. Os grãos de cevada, colhidos ou importados, são transferidos para suas maltarias e depois distribuídos para as fábricas.

A partir da obtenção dos itens necessários, toda produção de cerveja é feita na empresa, em 5 fases: brasagem, adega, filtragem, degustação e envase. Por fim, a linha é organizada para ser transportada a fornecedores diversos, como supermercados, bares e restaurantes.

Chopes

Ambev - ABEV3

Folha

As principais linhas de fabricação de chopes da Ambev são: Chopp Brahma Claro e Chopp Brahma Black. O Chopp é a linha não pasteurizada da Companhia e está muito presente não apenas em bares e restaurantes como também é marca registrada em grandes eventos e festivais no país.

Refrigerantes

O carro chefe da Ambev é a cerveja, mas a companhia também produz várias marcas de refrigerantes famosas, dentre elas:

  • Guaraná Antarctica
  • Citrus Antarctica
  • Soda Antarctica
  • Sukita
  • Tônica Antarctica
  • Guaraná Baré

Além disso, a empresa produz e comercializa exclusivamente os produtos da:

  • Pepsico
  • H2OH
  • Pepsi
Ambev - ABEV3

Gazeta do Povo

Sucos, Isotônicos, Energéticos e outros

No segmento de sucos, a Ambev atua por meio da  marca Do bem, adquirida em 2016. Já no segmento de isotônicos, a empresa é a responsável pela produção e distribuição dos produtos Gatorade no mercado nacional.

Além disso, a Ambev atua na produção e comercialização de energéticos, inclusive, ela tem uma marca própria chamada Fusion, que mistura taurina com a guaranina, a cafeína natural do guaraná. Além do próprio energético, a Ambev também atua na distribuição do Red Bull no Brasil, desde 2019.

Outro produto que a Ambev produz e comercializa e que poucas pessoas sabem é a água, por meio da marca Ama. Inclusive, por meio dessa marca, a Ambev faz um trabalho social de doar 100% dos lucros com as vendas para projetos de acesso à água potável no semiárido brasileiro. Por fim, através da sua marca Lipton, a Ambev comercializa chás em diferentes formatos: sachês, engarrafados e em folha solta.

Bebidas Mistas

A linha de bebidas mistas da Ambev é extremamente popular no cenário nacional. Atualmente, essa categoria inclui as principais Skol Beats: Sense, Secret, Spirit, GT, 150 BPM, entre outras.


Breve história da empresa

A história da Ambev teve início em 1853, quando um grupo formado por industriais paulistas comprou um terreno no bairro da Água Branca, em São Paulo. Ali foi constituída a matriz da Companhia Antarctica Paulista.

No mesmo ano, a Bohemia, a primeira cervejaria do Brasil, foi fundada em Petrópolis- RJ, por outros empresários. Em 1888, o suíço Joseph Villiger abriu uma pequena oficina com o nome de Manufactura de Cerveja Brahma & Villeger & Companhia no Rio de Janeiro -RJ.

Seis anos mais tarde, ele se juntou à Cervejaria Georg Mascke & Cia e aperfeiçoou sua produção. Após mais de 50 anos de expansão, em 1904 a Companhia Antarctica Paulista adquiriu uma grande cervejaria na Mooca, tornando-a sua principal produtora.

Já na segunda década do século XX, a empresa lançou a Soda Limonada Antarctica e a Água Tônica Antarctica. Pouco depois, o ano de 1921 foi marcado pelo início da produção e comercialização do Guaraná Champagne Antarctica.

Pouco tempo depois, em 1930, a Brahma comprou a Companhia Guanabara, de São Paulo. Esse ano marcou o início da produção da cerveja Brahma Chopp no estado.

Já em 1941, a Antarctica passou a controlar a Companhia Adriática, do Paraná, produtora da Cerveja Original e em 1961, a Cervejaria Bohemia passou para o controle da Antarctica.

Ambev

Um grande passo para a expansão global da Companhia ocorreu em 1976, quando Europa, Estados Unidos e Ásia passaram a importar os produtos da agora grande empresa Antarctica.

A Ambev continuou com seu plano de expansão e, dois anos depois, assumiu o controle da Cervejaria Serramalte. Em 1980, a Brahma, com o intuito de expandir sua atuação, comprou o controle acionário das Cervejarias Reunidas Skol Caracu S.A., fabricante da Cerveja Skol.

Um grande marco para sua consolidação no segmento de não-alcoólicos ocorreu em 1984, quando a Pepsi Cola chegou ao Rio de Janeiro devido ao acordo entre a Brahma e PepsiCo Internacional para a fabricação, comercialização e distribuição do refrigerante.

Neste momento, a criação da Ambev se torna mais clara, pois as rivais Antarctica, controlada pela Fundação Zerrenner, e Brahma, controlada pelos senhores Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto da Veiga Sicupira, deixaram de lado sua histórica disputa nacional.

Ambev - ABEV3

Ambev

Dessa forma, em 1990, ambas se associaram para disputar, juntas, o consumidor internacional. Finalmente, a multinacional Ambev foi constituída como Aditus Participações S.A. em 14 de setembro de 1998.

Seguindo seu desenvolvimento, a Ambev lançou a Boehmia Weiss, a Bohemia escura e a Skol Beats em 2003. Nesse mesmo ano, a Companhia acelerou sua expansão internacional através de uma transação com a Quinsa, estabelecendo uma presença de liderança nos mercados de cerveja da Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

Entretanto, sua fixação como líder global nitidamente ocorreu no ano de 2004, quando a Ambev se juntou a Interbrew, na Bélgica, dando origem à Inbev. Em 2004, a cerveja Quilmes chegou ao Brasil como resultado daquela parceria entre a brasileira AmBev e a argentina Quinsa.

Após comprar a cervejaria norte-americana Anheuser-Busch em 2008, a multinacional agora denominada AB Inbev passou a controlar quase metade do mercado de cervejas nos EUA. Em 2011, a famosa cerveja Budweiser passou a ser vendida no Brasil e 3 anos mais tarde ocorreu a inclusão da marca Corona no portfólio Premium.

Ambev - ABEV3

Ambev

O crescimento via aquisições em série não parou por aí e, em 2015, a Anheuser-Busch InBev comprou a SAB Miller. Já em 2016, a Ambev entrou no mercado de sucos e chás a partir da aquisição da marca Do Bem.

Em 2018, a subsidiária canadense da Companhia, Labatt Brewing Company Ltd. estabeleceu parceria com a High Park Farms Ltd., pioneira global na produção e distribuição de cannabis, com o principal propósito de pesquisar bebidas não alcoólicas contendo extratos de cannabis para possível comercialização somente no Canadá.


Diretoria

Jean Jereissati Neto (Diretor Presidente)

Lucas Machado Lira (Diretor Financeiro, de Relações com Investidores e Serviços Compartilhados)

Eduardo Braga Cavalcanti de Lacerda (Diretor Comercial e de Refrigerantes)

Ricardo Morais Pereira de Melo (Diretor de Gente e Gestão)

Mauricio Nogueira Soufen (Diretor Industrial)

Eduardo Eiji Horai (Diretor de Tecnologia da Informação)

Ricardo Gonçalves Melo (Diretor de Relações Corporativas e Compliance)

Rodrigo Figueiredo de Souza (Diretor de Suprimentos )

Paulo André Zagman (Diretor de Logística)

Leticia Rudge Barbosa Kina (Diretora Vice-Presidente Jurídica)

Daniel Cocenzo (Diretor de Vendas)

Ricardo Dias Mieskalo Silva (Diretor de Marketing)


Conselho administrativo

Victorio Carlos De Marchi (Co-Presidente e Conselheiro)

Carlos Alves de Brito (Co-Presidente e Conselheiro)

Milton Seligman

Roberto Moses Thompson Motta

José Heitor Attilio Gracioso

Vicente Falconi Campos

Luis Felipe Pedreira Dutra Leite

Nelson José Jamel

Cecília Sicupira

Marcos de Barros Lisboa

Antonio Carlos Augusto Ribeiro Bonchristiano

Michel Dimitrios Doukeris

Carlos Eduardo Klutzenschell Lisboa


Principais concorrentes

Cervejaria Petrópolis

Heineken


Perspectiva para o futuro

A Ambev é a líder do mercado de bebidas no Brasil, sobretudo no segmento alcoólico. Sob esse ponto de vista, a empresa possui um Market share expressivo, o que garante enorme força competitiva diante dos demais concorrentes.

Diante de uma longa trajetória no país, ela conseguiu desenvolver e consolidar suas marcas em praticamente todas as cidades. A sua expansão ainda continua, e sua sólida base inclui a Brahma, Skol, Antarctica, Bohemia, Guaraná Antarctica e a Pepsi. 

Ambev - ABEV3

Gazeta do Povo

Em relação ao futuro da empresa, a companhia provavelmente irá investir maciçamente no comércio online e no aprimoramento de sua distribuição, permanecendo mais próxima de seus clientes.

Mais que isso, a empresa terá como objetivo o ganho de escala, reduzindo os custos de produção e vendas, de forma sustentável e eficiente.

Vale destacar que em 2018 a empresa entrou em um novo negócio: bebidas derivadas de cannabis. Em resumo, a subsidiária canadense da Ambev, Labatt Brewing Company Ltd. estabeleceu parceria com a High Park Farms Ltd., pioneira global na produção e distribuição de cannabis, com o principal propósito de pesquisar bebidas não alcoólicas contendo extratos de cannabis para possível comercialização somente no Canadá. Com isso, Ambev entra no futuro mercado bilionário de bebidas derivadas de cannabis e continua em passos largos na sua expansão global.


Composição acionária

ABEV3 Acionista Percentual
1 Interbrew International B.V 53,65%
2 Ambrew S.A. 8,18%
3 Fahz - Fundação Antonio E Helena Zerrenner Inb 10,23%
4 Ações em Tesouraria 0,02%
5 Free Float 27,92%