Aeris

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4,5 de 5
Gestão:
  4 de 5
Ticker AERI3
Fundador Alexandre Funari Negrão
Presidente da empresa Alexandre Sarnes Negrão
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

Por conta do seu recente IPO da empresa, não há histórico de dividendos.

Prêmios ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, Great Place To Work 2019, Guia Exame Sustentabilidade 2019
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 2010
Ano do IPO 2020
Setor de atuação Bens Industriais
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. Ri da empresa
  2. Fundamentos
Principais produtos

Em termos de mercado, a empresa atua por meio de produtos e serviços seguindo duas principais divisões:

  • Fabricação de pás para aerogeradores (6 modelos: V110, V150, AW61, AW64, N149 e AGW4.2);
  • Aeris Services (serviços de Inspeção, Manutenção e Reparos de produtos próprios e de terceiros).

O que a empresa faz?

A Aeris é uma empresa brasileira, fundada em 2010, especializada na fabricação de pás eólicas. A localização estratégica da empresa contribui para atuação ampla, onde a companhia trabalha com facilidades como “state-of-the-art” e processos eficazes desenvolvidos por profissionais especializados no desenvolvimento de produtos de alta qualidade.

Aeris - AERI3

Desde a fundação, o principal objeto da Aeris é se tornar líder no segmento em que atua, com o auxílio de processos desenvolvidos com simplicidade e profissionais qualificados. Um dos diferenciais que agregam valor à empresa é a produção focada em qualidade e eliminação de desperdícios.

Localizada na região Nordeste, a 15 km de um dos principais portos do Brasil, próximo à cidade de Fortaleza – capital do Ceará – a empresa conta com a concentração de 50% do total potencial eólico brasileiro. A localidade foi escolhida por conta do mapa do vendo do país, onde os ventos são favoráveis, levando em consideração a extensão territorial do Brasil.

Por conta da localização estratégica, a Aeris elabora planos logísticos para o transporte das pás eólicas, e consegue atender grande parte das localidades brasileiras. Além do mercado nacional, a empresa também está presente no mercado internacional, onde desenvolve ciclos logísticos confiáveis e rápidos para os parques eólicos.

A empresa é responsável por todos os processos de produção, desde a gestão da matéria-prima até a entrega do produto finalizado. A Aeris mantém foco na qualidade, além de garantir a rastreabilidade das fases de fabricação, até que o produto – no caso as pás eólicas – chegue aos clientes.

Modelo de negócios

O modelo de negócios da Aeris é pautado na oferta de serviços profissionais de manutenção, que atendem fabricantes de pás, grupos O & M e parques eólicos. Além disso, a empresa conta com transporte personalizado, onde leva com segurança e otimização os produtos produzidos.

Aeris - AERI3

Os negócios da empresa são divididos em duas linhas, a Aeris Energy e a Aeris Service. A Aeris Energy é responsável pela fabricação de pás para geradores de energia eólica, que combina instalações industriais “state-of-the-art” e processos eficazes por meio de profissionais qualificados no desenvolvimento de produtos de alta qualidade.

Já a Aeris Service, é uma divisão de sérvios especializados criada pela Aeris. De forma geral, a empresa conta com profissionais capacitados em atender o mercado do segmento eólico, atuando em limpeza, reparos, pinturas, manutenções preventivas e corretivas e inspeções fotográficas.

Assim, a empresa oferece serviços voltados para todos os modelos de pá eólica, torres e componentes de fibra. Além disso, a Aeris conta com um Know how de fabricação de pás de clientes, como: WEG, GE, Acciona, Suzlon e Vestas.

A Aeris possui como objetivo, até 2023, ser uma empresa com presença global, além de:

  • Ser uma das 500 maiores empresas do país;
  • Ser uma das 5 empresas com bens de capital mais rentáveis do Brasil;
  • Ser uma das 50 melhores empresas para trabalhar no Brasil.

Aeris - AERI3


Breve história da empresa

A história da Aeris teve início em 2010. A empresa foi fundada com o objetivo de se tornar a maior em seu setor de atuação, sendo referência na fabricação de pás eólicas. A ideia da fundação da empresa nasceu de um sonho. No início, a empresa superou desafios, até construir uma base sólida com compromisso, qualidade e excelência.

Aeris - AERI3

Desde a fundação, a Aeris, além de fabricar pás, preza pelos valores, relevância nas operações, além de preservar os processos produtivos sem desperdício. Com isso, a Aeris criou o programa Ventos sem Fronteira e abriu uma filial, a Aeris Service, nos EUA. Nesse meio tempo, a empresa se tornou a melhor empresa do setor de bens de capital, bem como a 8ª melhor empresa para se trabalhar no Ceará.

Em 2013, a empresa deu início ao novo projeto, Ventos do Futuro, e concretizou as certificações ISO 9001, ISSO 14001 e OSHAS 18001. Além disso, a Aeris estabeleceu como modelo de negócio o modelo 5s, pautado em pessoas, segurança, qualidade, finanças e sustentabilidade.

A abertura de capital da empresa foi feita, em 2020, onde as ações ofertadas movimentaram RS 1,13 bilhão. A proposta da Aeris é utilizar o dinheiro para modernizar as duas fábricas da empresa, bem como aumentar a capacidade de produção.

Aeris - AERI3


Diretoria

Alexandre Sarnes Negrão (Diretor Executivo)

Bruno Vilela Cunha (Diretor Comercial)

Bruno Lolli (Diretor de Planejamento e de Relações com Investidores)

Cassio Cancela e Penna (Diretor de Operações)

Daniel Henrique da Costa Mello (Diretor Industrial)

Vitor Santos (Diretor de Tecnologia)

Marcio José Marzola (Diretor Administrativo Financeiro)


Conselho administrativo

Alexandre Funari Negrão (Presidente do Conselho)

Luiz Henrique Del Cistia Thonon

Gisela Sarnes Negrão Assis

Edison Ticle de Andrade Melo e Souza Filho

Solange David


Perspectiva para o futuro

Como visto, a Aeris é uma empresa brasileira de fabricação de pás eólicas. Por conta da alta procura por soluções energéticas renováveis, a empresa se destaca no mercado por oferecer soluções práticas e acompanhamento integral dos processos produtivos.

O portfólio de clientes, que inclue grandes multinacionais como Vestas Wind Systems, General Electric Renewable Energy, Nordex-Acciona Windpower e WEG, contribui para o anseio da empresa em se tornar, até 2023, referência no setor em que atua.

Aeris - AERI3

O crescimento em potencial da empresa é, principalmente, movido pela localização estratégica das fábricas. Localizada próxima ao principal porto do Brasil – Complexo Industrial Porto do Pecém, no litoral do Ceará -, a Aeris consegue reduzir custos logísticos, especialmente para a exportação de pás e recebimento dos insumos para produção.

Portanto, como projeção futura, a empresa deve investir em instrumentos de modernização para ambas as fábricas que possui, além de aumentar a capacidade produtiva. Além disso, é possível esperar que a empresa conclua os objetivos, até 2023, de se tornar a maior empresa do segmento em que atua, sendo referência na fabricação de pás eólicas no Brasil.


Composição acionária

AERI3 Acionista Percentual
1 Alexandre Funari Negrão 53,59%
2 Vera Sarnes Negrão 3,77%
3 Alexandre Sarnes Negrão 3,77%
4 Bruno Vilela Cunha 2,26%
5 Marcio José Marzola 1,51%
6 Vitor de Araújo Santos 1,70%
7 Cassio Cancela e Penna 1,70%
8 Daniel Henrique da Costa Mello 1,70%
9 Bruno Loli 1,70%
10 Luiz Henrique Del Cistia Thonon 0,75%
11 Gisela Sarnes Negrão Assis 1,51%
12 Fernanda Sarnes Negrão 1,51%
13 Edison Ticle de Andadre Melo e Souza Filho 0,83%
14 Free Float 23,70%