Alupar

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4,5 de 5
Gestão:
  5 de 5
Ticker ALUP3, ALUP4, ALUP11
Fundador Não encontrado
Presidente da empresa Paulo Roberto de Godoy Pereira
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Alupar distribui a dividendos consecutivamente desde o ano 2007. Acesse o RI da empresa para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 2006
Ano do IPO 2013
Setor de atuação Utilidade Pública
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. Fundamentos Alupar
  2. RI da empresa
Principais produtos
  • A Alupar Investimento S.A. é uma holding que trabalha principalmente com transmissão e geração de energia elétrica, adquirindo partes em empresas do setor no Brasil e também na Colômbia e Peru.
  • Os produtos oferecidos pela companhia são os oferecidos pelas empresas da qual a companhia possui controle acionário.
  • A Alupar possui a concessão de 30 sistemas de transmissão, totalizando 7.929 km de linhas de transmissão, por meio de concessões com prazo de 30 anos, localizados no Brasil e uma vitalícia na Colômbia

O que a empresa faz?

A Alupar Investimento S.A. é uma holding que atua nos segmentos de transmissão e geração de energia elétrica, tanto em território nacional quanto no exterior (Colômbia e Peru).

A companhia possui controle nacional privado e tem como principal objetivo implementar e operar o setor de energia elétrica, além do Brasil, em países que apresentam estabilidade institucional, regulatória e econômica.

Alupar - ALUP3, ALUP4, ALUP11

Dentre os segmentos em que atua, a Alupar é classificada como uma das maiores empresas do segmento de transmissão de energia elétrica no Brasil, quando o assunto é Receita Anual Permitida (RAP). Além disso, o controle da companhia é 100% privado.

A geração e transmissão de energia da Alupar é feita por meio da concessão de 30 sistemas de transmissão. Em números, significa que a empresa detém de 7.929 km de linhas de transmissão, localizadas tanto no Brasil e uma vitalícia na Colômbia no segmento de transmissão.

O total das linhas de transmissão funciona por meio de concessões, estabelecidas com prazo de 30 anos. A geração de energia elétrica faz parte do portfólio da empresa desde 2005, onde a companhia atua com:

  • Usinas Hidrelétricas (UHEs);
  • Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs);
  • Parques eólicos.

Já no segmento de geração de energia, a companhia possui 687, 0 MW de capacidade instalada. A geração e transmissão de energia elétrica são decorrentes de 3 UHEs, 1 parque eólico e 4 PCHs, que totalizam 580,0 MW. O restante da capacidade instalada é referente aos projetos de geração de fonte hidráulica.

Além dos ativos de geração e transmissão de energia no Brasil, a Alupar também atua em países da América Latina, como Colômbia e Peru. Na Colômbia, a empresa atua por meio da Risaralda (PCH Morro Azul), bem como por meio da Transmissora Colombiana de Energia S.A.S. Já no Peru, a atuação da Alupar ocorre por meio da Usina Hidrelétrica La Virgen, onde a atuação na América Latina é notória.

Alupar - ALUP3, ALUP4, ALUP11


Breve história da empresa

A Alupar foi constituída, em 2007, como uma holding de controle nacional privado. Assim que foi formada, a empresa passou por um processo de reorganização societária, incluindo investimentos e importantes aquisições e, com isso, passou a deter as ações acionárias que eram controladas pelo Grupo Controlador.

Alupar - ALUP3, ALUP4, ALUP11

As ações, que foram adquiridas entre julho e dezembro de 2017, foram de empresas do segmento de transmissão e geração de energia, como: EATE, ECTE, ENTE, ERTE, ETEP, ETES, Lumitrans, STC, STN, Transirapé, Transleste e Transudeste, bem como em empresas do segmento de geração de energia, entre elas: Foz do Rio Claro, Ijuí, Queluz e Lavrinhas.

Pouco tempo depois, a empresa ainda realizou a concessão de geração e transmissão de energia com as empresas: EBTE, ESDE, ETEM, ETVG, TME, TNE, ETSE, Ferreira Gomes e Energia dos Ventos. Grande parte dos contratos foram feitos por meio de leilões organizados pela ANEEL. Além disso, entre 2008 e 2011, a Alupar recebeu autorização para implantação da PCH Morro Azul, na Colômbia.

Já em 2013, a Alupar participou de leilões organizados pela ANEEL, porém, desta vez, para vender energia das PCHs Verde 08 e Antônio Dias, com 30,0 MW e 23 MW respectivamente. Ainda em 2013, a empresa realizou a oferta pública (IPO), onde o dinheiro da oferta foi utilizado em novos empreendimentos.

Em 2018, o Lote “O” do Leilão Eletrobras nº01/2018 foi adquirido por uma das subsidiárias da Alupar. Por fim, em 2019, a empresa conseguiu alcançar um lucro líquido de R$ 1,6 bilhão. A partir disso, passou a ser considerada uma das maiores empresas em relação à Receita Anual Permitida.

Alupar - ALUP3, ALUP4, ALUP11


Diretoria

Paulo Roberto de Godoy Pereira (Diretor Presidente)

José Luiz de Godoy Pereira (Diretor Vice-Presidente, Diretor Administrativo-Financeiro e de Relações com Investidores)

Ênio Luigi Nucci (Diretor Comercial e Diretor Técnico)


Conselho administrativo

José Luiz de G. Pereira (Presidente do Conselho de Administração)

Paulo Roberto de G. Pereira (Vice-Presidente do Conselho de Administração)

Ana Helena G. Pereira de Almeida Pires

Marcelo Tosto de Oliveira Carvalho

Oswaldo Errerias Ortega

Humberto Falcão Martins

Jair Luis Mahl

Rogério Paulo Calderón Peres


Principais concorrentes

AES Tietê (TIET11)

Afluente Transmissão de Energia (AFLT3)

Cemig (CMIG4)

CPFL Energia (CPFL3)

Eletrobras (ELET6)

Equatorial (EQTL3)

Eneva (ENEV3)

Energias do Brasil (ENBR3)

Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE4)

Elektro (EKTR4)

Energisa (ENGI11)

Engie (EGIE3)

Light (LIGT3)

Neoenergia (NEOE3)

Renova Energia (RNEW11)

Taesa (TAEE11)

Transmissão Paulista (TRPL4)


Perspectiva para o futuro

Como visto, a Alupar é uma holding que controla diversas empresas do setor de transmissão e geração de energia elétrica. Além disso, a empresa desenvolve e investe em projetos de infraestrutura, visando o setor de energia brasileiro e em países da América Latina.

Também como parte do portfólio de serviços, a companhia realiza atividades financeiras de investimentos, bem como de corporativas que não são associadas. Dentro das atividades desenvolvidas, se destacam a de serviços de organização e métodos e atividades de comercialização.

Alupar - ALUP3, ALUP4, ALUP11

Nitidamente, a competência técnica da empresa é refletida nos bons resultados, onde a companhia apresenta disciplina financeira e responsabilidade social. Aliados com o crescimento sustentável, a Alupar desenvolve projetos de geração e sistemas de transmissão que geram valor aos acionistas, bem como para a sociedade.

Portanto, sua projeção futura deve incluir maior investimento em competência técnica, a fim de permanecer com o alto nível de disciplina financeira e responsabilidade social. Além disso, a empresa deve continuar com o processo de crescimento sustentável, por meio de projetos de sistemas de transmissão e de geração de energia.


Composição acionária

ALUP3 Acionista Percentual
1 Perfin Administração de Recursos Ltda. 2,38%
2 Fundo de Investimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FI-FGTS 5,89%
3 Guarupart Participações Ltda. 74,71%
4 CIME Administração e Participações Ltda. 1,17%
5 BC Capital Gestão de Recursos Ltda. 2,46%
6 Free Float 13,39%
ALUP4 Acionista Percentual
1 Perfin Administração de Recursos Ltda. 6,04%
2 Fundo de Investimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FI-FGTS 24,92%
3 Guarupart Participações Ltda. 1,94%
4 BC Capital Gestão de Recursos Ltda. 10,41%
5 Free Float 56,69%