Ambipar

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker AMBP3
Fundador Tercio Borlenghi
Presidente da empresa Izabel Cristina Andriotti Cruz de Oliveira
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Ambipar não possui histórico de pagamento de dividendos, por canta da recente abertura de IPO.

Prêmios ISO 9001:2015 - Ambipar Response EN / ISO 9001:2015 - Ambipar Response PT / ISO 9001:2015 - Ambipar Response ES / OHSAS 18001:2007 - Ambipar Response PT / OHSAS 18001:2007 - Ambipar Response ES
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1995
Ano do IPO 2020
Setor de atuação Utilidade Pública
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Site institucional
Principais produtos

A Ambipar Group é formada por duas empresas de referência no mercado de gestão ambiental. Cada uma oferece, aos mais diversos segmentos da economia nacional e internacional, soluções integradas baseadas na sustentabilidade e respeito ao meio ambiente:

  • Ambipar Environment: Serviços ambientais, compostagem de resíduos orgânicos e industriais, gestão de resíduos eletroeletrônicos e pós-consumo, gestão de resíduos automotivos, produtos para proteção ambiental
  • Ambipar Response: Atendimento emergencial, prevenção de acidentes, serviço de desinfecção, treinamentos

O que a empresa faz?

A Ambipar é uma companhia formada por duas empresas referência no mercado de gestão ambiental: a Ambipar Environment e a Ambipar Response. Ambas atuam em diversos segmentos, oferecendo serviços e produtos completos voltados para gestão ambiental. 

Ambipar - AMBP3

A empresa é pioneira em gerenciamento e valorização de resíduos industriais, e possui como modelo de negócios a minimização dos impactos ambientais por meio de soluções integradas. 

Para isso, a Ambipar oferece soluções integradas com foco na política de aterro zero, onde segue os princípios da Economia Circular, modelo previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos. 

Nesse sentido, a Ambipar trabalha com foco na sustentabilidade, através de pesquisas e desenvolvimento de estratégias, bem como na gestão e valorização de resíduos, criando produtos para proteção ambiental, distribuição, logística, transporte, treinamento, gerenciamento e atendimento de crises e emergências. 

Presente em mais de 15 países, a Ambipar atua por meio de 150 bases operacionais, onde participa e colabora com importantes empreendimentos voltados ao desenvolvimento socioeconômico do Brasil e do Mundo. 

Os serviços prestados pela empresa são disponibilizados por meio de duas frentes, a Ambipar Response e a Ambipar Environment, especializada no gerenciamento de crises ambientais e atuação no transporte, valorização e destinação final de resíduos, respectivamente. 

Ambipar - AMBP3

A empresa possui forte atuação no mercado internacional, onde, nos últimos anos, fez aquisições, apesar de pequenas, tanto fora como dentro do Brasil. Além disso, a Ambipar é a única empresa de gestão ambiental listada na B3. 

Modelo de negócios

A Ambipar é considerada uma empresa diferente das demais listadas na Bolsa de Valores. Isso porque é a única empresa de gestão ambiental no mercado de ações, além de ser uma das poucas a ser comandada por uma mulher. 

Desde que foi fundada, em 1995, a Ambipar vem buscando desenvolver tecnologias próprias para a conscientização da sociedade na preservação do meio ambiente, pauta que ganhou muito destaque nos últimos anos, principalmente no mundo financeiro. 

Ambipar - AMBP3

Além do mais, enquanto algumas empresas ainda buscam a consolidação no mercado, a Ambipar, apesar da recente abertura de capital, já era uma empresa de renome na gestão ambiental, tanto no Brasil quanto no exterior. 

Dada essa importância, a empresa possui presença em mais de 15 países, e conta com um quadro de 3 mil funcionários e uma receita de R$ 500 milhões.


Breve história da empresa

A Ambipar foi fundada em 1995 por Tercio Borlenghi Junior, atual presidente do conselho de administração e maior acionista da empresa, com 56,2% do capital social. A ideia inicial de criação da empresa surgiu quando Tercio decidiu fundar uma companhia de gerenciamento de resíduos. Na época, esta questão ainda não era tão debatida quanto hoje em dia. 

Ambipar - AMBP3

Além da vontade de iniciar um negócio focado no gerenciamento de resíduos, Tercia almejava fundar uma empresa que também fosse voltada a transformar os resíduos em novos produtos. 

Seguindo essa linha de negócio, o primeiro contato da Ambipar no mercado foi com uma indústria de papel e celulose. A partir disso, a empresa já traçou como seria o modelo de negócios a ser adotado, levando em consideração uma política de aterro zero. Para isso, a aposta da empresa foi em técnicas de compostagem e processo de decomposição de materiais. 

Com ambos os negócios, a Ambipar acabou gerando adubo orgânico, que, posteriormente, foi utilizado nas florestas dos clientes que a empresa atendia. Com o sucesso na área de papel e celulose, a empresa começou a investir para além desta área e passou a apostar no desenvolvimento de tecnologias próprias. 

Nesse sentido, a Ambipar ampliou seus negócios e passou a investir em outros segmentos, como a indústria de cosméticos e mineração. Além disso, com a questão da preservação ambiental começou a se tornar uma pauta importante, tanto no Brasil quanto no mundo, a empresa não enfrentou obstáculos para captar novos clientes. 

Ambipar - AMBP3

Apesar da forte presença no exterior e com atividades já consolidadas no Brasil, a Ambipar almejava crescer mais. Com isso, a empresa abriu capital em 2020 como forma de expandir seus negócios. Para se fortalecer, até o momento do IPO, a empresa vinha se preparando e realizou, por exemplo, uma reorganização societária e, a partir disso, se transformou em uma holding. 

Além disso, a companhia investiu na aquisição de novas empresas em diversas regiões do mundo, como América do Sul, Estados Unidos e Europa. A estratégia de aquisições foi moldada para que a empresa conseguisse abrir o capital. 

Ambipar - AMBP3

A princípio, os recursos captados pelo IPO serão destinados a negociações e antecipações de pagamentos de contratos com custo de captação elevado, além de continuar investimento na expansão de forma orgânica, através da construção de novos escritórios comerciais e novas bases de operação.


Diretoria

Izabel Cristina Andriotti Cruz de Oliveira (Diretora presidente)

Thiago da Costa Silva (Diretor de Relações com Investidores)


Conselho administrativo

Tércio Borlenghi Junior (Presidente do Conselho de Administração)

José Carlos de Souza (Conselho de Adm. Independente (Efetivo)

Marcos de Mendonça Peccin (Conselho de Adm. Independente (Efetivo)

Onara Oliveira de Lima (Conselho de Administração (Efetivo)

Yuri Brancaglion Keiserman (Conselho de Administração (Efetivo)


Principais concorrentes

Sabesp (SBSP3)

Casan (CASN3)

Sanepar (SAPR11)

Copasa (CSMG3)


Perspectiva para o futuro

A Ambipar é uma empresa que, apesar do recente IPO, já é consolidada no mercado, já que trabalha em um setor estratégico e que vem ganhando cada vez mais destaque, o meio ambiente e os controles de crise nessa área. 

A forte presença da empresa, tanto em território nacional quanto internacional, pode ser constatado nos diversos tipos de serviços que a companhia oferece, que abrangem áreas que hoje estão em evidência. 

Para a abertura do IPO, a empresa já vinha se preparando com novas fusões e aquisições, o que mostra a vontade de crescimento da Ambipar frente aos novos desafios do mercado. 

Ambipar - AMBP3

Nesse sentido, a empresa possui um potencial enorme de crescimento, já que investe constantemente em aplicar a estrutura no Brasil e no mundo. Prova disso foram as aquisições feitas nos Estados Unidos, onde a empresa criou centrais de emergência no Texas, Alabama, Georgia e Flórida. 

Aqui no Brasil, os recursos obtidos com o IPO foram destinados ao fortalecimento da empresa na parte de gestão de resíduos em áreas onde a Ambipar possui pouca presença, em especial nas regiões Norte e Nordeste. 

Portanto, como projeção futura, a empresa pretende não estagnar. Ou seja, é possível esperar que novos planos de crescimento sejam traçados pela administração com o intuito de expandir as atividades, especialmente as realização no exterior. Além disso, a empresa pretende fechar o ano com crescimento maior do que o obtido no ano passado. 


Composição acionária

AMBP3 Acionista Percentual
1 Ambipar 62,0%
2 Free Float 38,0%