Alper Consultoria e Corretora de Seguros S.A.

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker APER3
Fundador Marcos Aurélio Couto
Presidente da empresa Marcos Aurélio Couto
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Alper distribui dividendos consecutivamente desde 2011. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Certificado – Great Place To Work 2019
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 2010
Ano do IPO 2010
Setor de atuação Financeiro
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Alper S.A
Principais produtos

Seguros Pessoais

  • Propriedade;
  • Auto;
  • Saúde/Vida;
  • Responsabilidade;
  • Massificados.

Seguros Corporativos

  • Propriedade;
  • Auto;
  • Cargo Marine;
  • Benefícios;
  • Garantia/Crédito;
  • Risco de Engenharia;
  • Responsabilidade;
  • Resseguros.

O que a empresa faz?

A Alper Consultoria e Corretora de Seguros S.A. é uma empresa que presta serviços de consultoria especializada em gestão de seguros corporativos, massificados, benefícios, seguro auto e transporte. Possui atuação em diversos segmentos e está presente em todo o país. 

Alper Consultoria e Corretora de Seguros S.A. - APER3

A empresa é uma sociedade anônima e de capital aberto, negociada na B3 sob o código APER3. Como atividade principal, a seguradora brasileira atua na intermediação de serviços de seguro, além de seguros corporativos, de automóveis, previdenciários e seguros de vida. 

Atualmente, a empresa possui escritórios nas cidades de Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Belo Horizonte, Salvador e Aracaju. Ao todo, a companhia possui 15.000 clientes e administra mais de R$ 1,5 bilhões em prêmios. 

Para realização das atividades, a Alper opera por meio de corretoras de seguros que operam como forma de proteção da companhia. Desde a sua fundação, em 2010, a empresa já adquiriu cerca de 46 corretoras. 

Modelo de negócios

A Alper Consultoria possui como modelo de negócio a intermediação de serviços de seguros. Sendo assim, a empresa oferece uma série de serviços, como seguros pessoais, de residência, saúde, automóveis, vida e locatícia. 

Alper Consultoria e Corretora de Seguros S.A. - APER3

Além destes, a empresa também oferece seguros corporativos e possui a vantagem estratégica de atuar em 11 estados brasileiros. Todas as operações da empresa são realizadas a partir dos seis escritórios que a Alper tem espalhados pelas regiões Sudeste e Nordeste do Brasil. 

A saber, estes escritórios ficam localizados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Salvador e Aracaju. 

As ações da Alper na B3 estão listadas no Novo Mercado, o mais alto nível de governança da Bolsa de Valores. 


Breve história da empresa

A história da Alper começou em 2010, quando a empresa foi fundada ainda com o nome de BR Insurance. A fundação da empresa ocorreu após diversas corretoras de seguros se fundirem, dando início à atuação dos serviços por meio da BR Insurance. 

Alper Consultoria e Corretora de Seguros S.A. - APER3

No mesmo ano em que a empresa foi fundada, também ocorreu a abertura de capital, ou seja, o IPO na Bolsa de Valores Brasileira. Naquele ano, a empresa chegou a valer R$ 2 bilhões. Após a fundação, a empresa deu início ao processo de expansão e, para isso, começou a adquirir corretores de seguros menores. 

Apesar das aquisições, a companhia mantinha o CNPJ das empresas menores e integrava estas mesmas empresas por meio de um centro de compartilhamento de serviços. Com isso, a BR Insurance conseguiu incorporar quase 50 novas corretoras de seguros. 

Com a aquisição das empresas, a BR Insurance permitia que os acionistas das empresas adquiridas permanecessem como sócios da corretora, e tinham o direito de receber uma participação acionária na holding. 

Alper Consultoria e Corretora de Seguros S.A. - APER3

Em 2015, a BR Insurance passou por sérios problemas internos. No ano seguinte, em 2016, houve a reestruturação da empresa, na qual algumas corretoras adquiridas anteriormente foram vendidas e outras foram adquiridas de forma total.

Em 2018, a razão social da empresa foi alterada de BR Insurance para Alper Consultoria e Corretora de Seguros.


Diretoria

Marcos Aurélio Couto (Diretor Presidente e de Relações com Investidores)

Lucas Moreno Neves (Diretor Financeiro e de Controle)

André de Barros Martins (Diretor Presidente e de Relações com Investidores)

Antônio Luiz Joaquim Sallenave de Azevêdo (Diretor de Negócios)

Laura Hirata Garcia (Diretoria Jurídica e de Compliance)


Conselho administrativo

Marcelo Faria de Lima (Presidente)

Luiz Eduardo Moreira Caio (Vice-Presidente)

Pawel MacNicol

Roberto Dagnoni

Tarcisio José Massote Godoy

Mauro César Batista


Principais concorrentes

WIZ – WIZS3

Qualicorp – QUAL3

Sul América (SULA3

Porto Seguro (PSSA3)


Perspectiva para o futuro

A Alper é uma das principais intermediadoras de seguros do Brasil, sendo portanto uma opção de grande crescimento no setor de seguros. Além disso, a companhia vem expandindo sua marca no âmbito digital, com intuito de aumentar o alcance no mercado. 

Um dos diferenciais da empresa é a busca de soluções inteligentes e completas, que acabam gerando proteção e valor aos segurados, acionistas e a sociedade em geral. Ao todo, a Alper possui 15 mil empresas clientes e assegura mais de 1,7 milhão de vidas, bem como 160 mil veículos. 

A presença em capitais de destaque também corrobora para que a Alper cresça na oferta de produtos e se consolide em regiões próximas aos grandes centros onde possui atuação.

Portanto, como projeção futura, a Alper deve investir em formas de levar os serviços já prestados para todos os tipos de clientes, oferecendo todas as modalidades de seguros existentes em locais estratégicos das regiões do Brasil.


Composição acionária

APER3 Acionista Percentual
1 Brasil Capital 19,3%
2 Marcelo Faria de Lima 18,3%
3 Credit Suisse Sec. (Europe) Ltd. 12,9%
4 Almond Tree LLC 6,9%
5 Free Float 39,4%