Arezzo&Co

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4,4 de 5
Gestão:
  4,6 de 5
Ticker ARZZ3
Fundador Anderson Birman e Jefferson Birman
Presidente da empresa Alexandre Café Birman
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuí dividendos consecutivamente desde 2011. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Designer of the Year (FFANY – Fashion Footwear Association of New York) / Brand of the Year (Footware News Achievement Awars) / Melhor Franquia do Brasil (PEGN) / Empresa que Mais Respeita o Consumidor / 1000 Maiores Empresas Apex-Brasil
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1972
Ano do IPO 2011
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Arezzo
Principais produtos

A Arezzo é uma das maiores empresas no ramo de calçados de alto padrão. Em resumo a companhia é dona das marcas:

  • Arezzo
  • Schutz
  • Alexandre Birman
  • Ana Capri
  • Fiever
  • Alme

Além disto, por meio de uma parceria a empresa se tornou na representante exclusiva da marca americana Vans.

O que a empresa faz?

A princípio, a Arezzo&Co é uma empresa com foco no varejo de moda. Dessa forma, ela atua principalmente com a venda de calçados, bolsas e acessórios, em especial para o público feminino. Atualmente, a empresa desenvolve seu modelo de negócios através de sua plataforma de 7 grandes marcas de referência.

A Companhia apresenta um posicionamento único no mercado, com base em três características importantes:

  • Desenvolvimento de coleções com eficiente supply chain: domínio da cadeia de valor com vantagem competitiva cada vez maior.
  • Asset Light: aumentando a eficiência operacional.
  • Know-how na gestão multicanal: apresentando excelentes plataformas para impulsionarem as marcas.

Modelo de Negócios

O modelo de negócios da líder no setor de calçados, bolsas e acessórios femininos é constituído da seguinte forma:

Arezzo&Co - ARZZ3

Pesquisa e Desenvolvimento: Habilidade para inovar

Inicialmente, a empresa busca identificar o comportamento do consumidor e as tendências de moda através de um monitoramento constante dos centros mundiais de consumo. Simultaneamente, ela desenvolve cerca de 11.500 modelos ao longo do ano. Diante disso, após serem apresentados pela equipe comercial, aproximadamente 50% do total de modelos desenvolvidos serão levados adiante para produção. Desse modo, a Arezzo&Co consegue sempre fornecer aos clientes os produtos de maior sucesso em cada coleção.

Arezzo&Co - ARZZ3

Comunicação e Marketing

Arezzo&Co - ARZZ3

Notadamente, a empresa investe bastante tempo e dinheiro na comunicação e marketing, o que a posiciona como referência no mercado. Nesse cenário, existe forte associação das marcas com artistas e formadores de opinião em destaques. Além disso, o modelo de lojas Flagship, localizadas estrategicamente nos principais pontos das capitais brasileiras, consegue ampliar a visibilidade das marcas e, consequentemente, as vendas em todas as outras lojas.

Arezzo&Co - ARZZ3

Da mesma forma, a comunicação e o marketing se refletem no catálogo dos produtos, no ambiente das lojas, nos uniformes das vendedoras e até mesmo nas embalagens da Arezzo&Co. Em outras palavras, todos estes detalhes são modificados frequentemente para incorporar o conceito de cada coleção. Assim, todo visual é padronizado e renovado simultaneamente em todo Brasil e permite inspirar os desejos de compra do público em todas as regiões.

Sourcing e Logística: Supply Chain ágil e eficiente

A Companhia consegue unificar uma produção própria em Campo Bom-RS, com uma produção outsorcing, que se dá pela contratação de fábricas e ateliers independentes e especializados. Além disso, o fornecimento de matéria-prima para estas outras empresas é feito pela própria Arezzo&Co. Nesse sentido, ela consegue não só o ganho de escala, como também a redução da necessidade de investimento em capacidade instalada, otimizando a produção.

Outro fator importante para a empresa é sua flexibilidade e capacidade para recebimento, armazenagem, separação e etiquetagem dos produtos nos centros de distribuição. Sendo assim, todos os produtos são distribuídos de forma simultânea para todas as lojas do Brasil. Em 2016, ela inaugurou um novo centro de distribuição em Cariacica-ES, conseguindo uma redução do tempo de espera das reposições.

Arezzo&Co - ARZZ3

Estratégia de distribuição diversificada

O modelo de franquias da Arezzo&Co permite uma rápida expansão das marcas aliada a um baixo investimento pela Companhia. Além disso, há um amplo programa de treinamento e de serviços para auxiliar os franqueados em aumentar a performance e gerar melhores resultados.

Ainda mais, as lojas multimarcas conseguem ampliar a capilaridade da distribuição em cidades menores e impulsionam a visibilidade das marcas. Logo, a empresa consegue alcançar não só todo o território nacional, mas também cerca de 50 países no exterior.

Paralelamente, o E-commerce atua com foco na ampliação da estratégia Omnichannel da empresa a fim de ampliar os pontos de contato com os clientes.

Por fim, há também atuação nos EUA por meio dos canais de wholesale, E-commerce e retail e através das lojas Flagships em Nova Iorque e Los Angeles.

Atuação e Gestão

Arezzo&Co - ARZZ3

Os profissionais por trás desta grande varejista são muito experientes, com grande conhecimento acerca do setor e do negócio. Nesse sentido, a retenção de novas integrantes almeja sempre pessoas com expertises complementares a fim de que se desenvolvam de forma participativa alinhados com a estratégia e com a cultura organizacional da Arezzo&Co.


Breve história da empresa

A história da Arezzo&Co nos remete ao ano de 1972, no qual Anderson Birman funda a empresa em Belo Horizonte-MG. Inicialmente, a produção era de sapatos masculinos. Contudo, a fabricação logo migrou para o foco no público feminino, e constituiu a primeira marca que se tornaria uma grande referência de calçados e bolsas: a Arezzo.

Alguns anos depois, o lançamento do modelo de sandália Anabela conquistou o mercado, tornando-se o grande sucesso de vendas.

Na década de 80, a Companhia consegue verticalizar sua produção e assim aumentar o controle sobre toda cadeia produtiva. Nesse tempo, ela contava com cerca de 2000 funcionários e conseguia produzir aproximadamente 1,5 milhões de pares por ano.

Na década seguinte, a empresa inaugura sua primeira loja Flagship na Rua Oscar Freire em São Paulo. Em outras palavras, isso permitiu maior visibilidade para a marca e fortalecimento do modelo de franquias. Nesse mesmo período, as atividades fabris foram transferidas para a região calçadista do Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul. Em 1995, outra grande marca viria a ser criada. Inicialmente, com a proposta de ser uma marca de calçados para esportes outdoor, a Schutz se transforma numa marca de calçados femininos de linha fashion. Quatro anos mais tarde, a Schutz também migra sua produção para a cidade de Campo Bom, no Rio Grande do Sul.

No ano de 2002 a empresa alcança outro patamar no mercado, internacionalizando suas operações com exportação de calçados e presença marcantes nas feiras mundiais de calçados. Já em 2007, ocorreu a fusão das grandes marcas Arezzo e Schutz e, concomitantemente, a entrada do fundo de Private Equity Tarpon. Em seguida, apenas depois de um ano, a Arezzo&Co revela ao mercado de calçados mais uma grande marca: a Anacapri.

Arezzo&Co - ARZZ3

A abertura da primeira loja fora do Brasil, em Nova Iorque, na Madison Avenue, marcou o ano de 2012. Logo, a empresa entra no mercado americano, o maior de calçados do mundo, com a marca Schutz, revelando seus produtos com preços atrativos e qualidade equiparável aos produtos similares de luxo das grandes Companhias internacionais.

Mais uma marca é criada pela empresa, agora em 2015. Dessa vez, a Fiever entra no cenário com foco no público jovem, com destaque para o tênis white sole.

Arezzo&Co - ARZZ3

No decorrer dos anos, a Arezzo&Co se expande no mercado e em 2018, a marca Schutz inaugura sua terceira loja nos Estados Unidos. Ainda nesse ano, a marca Alexandre Birman abre sua primeira loja na Madison Avenue em Nova York. Além disso, a empresa ainda lança sua 6ª marca: a Alme.

Por último, a empresa anuncia em 2019 um acordo com a marca americana Vans para se tornar uma distribuidora exclusiva dos produtos. Assim, a Arezzo&Co amplia seu foco de negócio para o público masculino e infantil, por meio dos calçados, acessórios e vestuário da Vans.


Diretoria

Alexandre Café Birman (Diretor presidente)

Rafael Sachete (Diretor Vice-Presidente Corporativo e CFO)

Aline Penna (Diretora de Relações com Investidores)


Conselho administrativo

Alessandro Giuseppe Carlucci (Presidente)

José Ernesto Beni Bolonha (Vice Presidente)

Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues

Guilherme Affonso Ferreira

Luiz Fernando Giorgi

Juliana Rozenbaum

Alexandre Café Birman


Principais concorrentes

Corello

Santa Lolla

Capodarte

Carmen Steffens

Via Uno


Perspectiva para o futuro

A Arezzo&Co anunciou em 2019 um acordo para ser a representante exclusiva no Brasil de calçados, vestuário e acessórios da Vans. De antemão, essa marca americana é líder no segmento de cultura jovem mundial, sobretudo, no ramo de esportes de ação. Nesse sentido, a Companhia agrega valor ao seu modelo de negócios e também expande seu foco para o mercado masculino, infantil e de vestuário.

Arezzo&Co - ARZZ3

Além disso, a empresa já possui marcas e produtos consolidados no setor de varejo de calçados, bolsas e acessórios femininos que foram se destacando desde sua fundação em 1972. Por conta disso, ela já se encontra numa considerável posição de mercado, com baixa perspectiva futura de ameaça de novos produtos concorrentes.

Por fim, a Arezzo&Co apresenta grande potencial de expansão de sua capilaridade por meio do modelo de franquias de suas marcas, bem como pelo aumento do seu posicionamento de vendas nas diversas classes sociais, em todos os continentes e em diferentes tipos de canais. A empresa possui uma visão de longuíssimo prazo, objetivando perpetuar o sonho da família Birman e fortalecer as marcas e a própria Companhia: “Rumo a 2154!”.

Arezzo&Co - ARZZ3


Composição acionária

ARZZ3 Acionista Percentual
1 Aberdeen Asset Management 3,52%
2 Alexandre Café Birman 16,61%
3 Anderson Lemos Birman 34,11%
4 Ações em Tesouraria 0,07%
5 Free Float 45,70%