Azul Linhas Aéreas Brasileiras

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  3,5 de 5
Gestão:
  4 de 5
Ticker AZUL4
Fundador David Neeleman
Presidente da empresa John Peter Rodgerson
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Azul não possui um histórico consistente de pagamento de dividendos.

Prêmios 3ª Melhor Aérea do Mundo TripAdvisor (2019) / Melhores Destinos, melhor companhia aérea / Melhores Destinos, melhor programa de fidelidade / OAG Punctuality League, Low-cost mais pontual das Américas (2019) / Skytrax World Airline Awards, melhor aérea da América Latina (2011-2018) / Kayak, melhor aérea da América do Sul / Secretaria de Aviação Civial, check-in mais rápido / Skytrax World Airline Awards, melhores tripulantes da América do Sul (2016-2018)
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 2008
Ano do IPO 2017
Setor de atuação Outros
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da Azul
Principais produtos

A companhia atua no setor de linhas aéreas, o serviço oferecido por ela é o transporte de passageiros,

O que a empresa faz?

A Azul é uma empresa brasileira pertencente à classe das companhias aéreas. Nesse sentido, ela oferece serviços de transportes de passageiros em aeroportos de diversos países, ela mantém toda uma estrutura de aeronaves e demais infraestruturas para gerenciar rotas e viagens em todo o mundo.

A Companhia opera com um modelo de atuação diferenciado, com algumas características que agregam valor ao seu negócio, tais como:

  • Liderança de mercado e das rotas aéreas no Brasil
  • Frota de aviões diversificada
  • Forte reconhecimento da marca
  • Exclusividade de linhas aéreas e serviços
  • Presença internacional com joint ventures

Azul Linhas Aéreas Brasileiras - AZUL4

Posicionamento no mercado

A Azul é considerada a maior em número de decolagens e cidades atendidas do Brasil. Realizando cerca de 916 voos diários, atendendo a mais de 110 destinos ao todo, resultando em uma malha de quase 250 rotas. Em números absolutos a Azul detém 30% do total de decolagens no Brasil.

Azul Linhas Aéreas Brasileiras - AZUL4

A Azul não possui somente operações no Brasil, como também realiza voos para mais de 10 destinos internacionais, incluindo importantes cidades como:

  • Buenos Aires
  • Montevidéu
  • Rosário
  • Bariloche
  • Fort Lauderdale
  • Orlando
  • Lisboa
  • Porto
  • Paris

Azul Linhas Aéreas Brasileiras - AZUL4

Essa presença internacional é muito fortalecida com as parcerias realizadas em dois tipos de acordos com empresas de todo o mundo. A Azul possui 7 acordos Codeshare, naquele em que as companhias aéreas transportam passageiros cujos bilhetes foram emitidos por outra companhia aérea, com as empresas:

  • Avianca
  • JetBlue Airways
  • TAP Air Portugal
  • Turkish Airlines
  • United Airlines
  • Copa Airlines
  • Ethiopian Airlines

Além disso, possui 27 acordos do tipo Interline, no qual uma pode comercializar trechos controlados pela outra empresa, com companhias donas de marcas importantes como:

  • Airfrance
  • Lufthansa
  • South African Airways
  • Emirates
  • Qatar Airways
  • Air Canada

Frota de aviões

De um modo geral, a Azul possui basicamente 4 classes gerais de aviões, sendo eles:

  • Cessna Caravan
  • ATRs
  • E-jets
  • A320neo

1. A categoria Cessna Caravan inclui o menor número de aeronaves da empresa e é caracterizada por modelos de pequeno porte, com apenas 9 assentos.

2. A linha ATR, é composta pelos aviões ATR-42 e ATR-72. Essa categoria inclui os modelos de pequeno porte. Assim, eles possuem um total de 70 assentos e realizam viagens com uma etapa média de 391 km.

3. Já os E-jets incluem os aviões de tamanho intermediário, da série dos Embraer 170Embraer 175Embraer 190 e Embraer 195, com um número de assentos entre 106 e 136 e responsáveis por trajetos com etapa média de 701 km.

4. Por fim, a linha A320neo, a mais recente adquirida pela Azul, agrupa os aviões de maior porte como o Airbus A320, com 174 assentos e que são capazes de realizar viagens com etapa média de 1,475 km.

Sua atuação, sobretudo nos aviões de maior porte, buscam sempre oferecer mais espaço para as pernas do que outras viagens domésticas, além do serviço de bordo, que inclui doze tipos de snacks dos quais o cliente pode servir-se à vontade, e do entretenimento a bordo com monitores individuais.

Cada categoria possui rotas aéreas específicas, bem como existe sempre renovação e adequação de novos modelos, e inclusão ou retirada de modelos do portfólio. Portanto, ela busca melhor eficiência operacional com seus meios de transporte, a fim de reduzir custos e oferecer maior qualidade e segurança aos clientes.

Azul Linhas Aéreas Brasileiras - AZUL4

Atuação em solo

A Azul não oferece apenas serviços de viagens aéreas, possuindo também um “braço” de soluções logísticas e outro de clube de vantagens aos clientes, que está diretamente relacionado à sua principal atividade.

Azul Cargo Express

Nessa linha de negócios a Azul mescla sua logística aérea com o envio de mercadorias sob demanda até o endereço final do cliente. Sendo assim, ela acaba tornando o espaço dos porões vazios de seus voos de passageiros num espaço útil para o transporte de pequenas encomendas expressas.

A Azul Cargo possui mais de 240 lojas em todo o Brasil, oferecendo serviços que abrangem mais de 3700 cidades. Contudo também é oferecido a possibilidade de cotações dos serviços de forma online, bem como a oportunidade de recolhimento do produto a ser entregue no próprio endereço, além do rastreio dos itens a qualquer momento de forma digital.

Azul Linhas Aéreas Brasileiras - AZUL4

Clube Tudo Azul

No clube de vantagens da azul, a empresa permite que seus clientes acumulem pontos e milhas e troquem por passagens aéreas ou por produtos oferecidos por empresas parceiras. Logo, ela disponibiliza os produtos no chamado Shopping Tudo Azul, o qual vende artigos de renomadas marcas do varejo, como:

O sistema de pontos é realizado juntamente a importantes instituições bancárias, as quais viabilizam o sistema de acumulo, retirada e troca de pontos, sendo elas:

Nesse programa de vantagens, os clientes passam a ter vantagens cada vez maiores nos serviços oferecidos pela Companhia ao acumularem mais pontos e utilizarem mais seu sistema, retornando maior qualidade e conforto ao cliente na experiência de voo com a própria empresa.

Azul Linhas Aéreas Brasileiras - AZUL4

Universidade Azul

Como se não bastasse a empresa também conta com um centro de treinamento de ponta para seus funcionários. A denominada UniAzul inaugurada em 2013 contém 60.000 metros quadrados com 21 salas de aula, totalizando uma capacidade para 750 pessoas. Nessa estrutura localizada na cidade de Campinas-SP a empresa oferece 4 simuladores de voo completos equipados com funcionalidade dupla HUD.

Azul Linhas Aéreas Brasileiras - AZUL4


Breve história da empresa

A história da Azul Linhas Aéreas tem início em 2008, quando o fundador David Neeleman oferece aos clientes à possibilidade de escolher o nome da futura empresa numa campanha online muito bem sucedida.

A recém nomeada Azul, iniciou suas operações num mercado aéreo brasileiro muito competitivo e divido entre a antiga TAM e a Gol Linhas Aéreas. Inicialmente, sua atuação foi concentrada em Campinas-SP no aeroporto de Viracopos, realizando viagens que conectavam algumas capitais do país. Foi no dia 4 de dezembro de 2008 que a empresa iniciou a venda de passagens aéreas.

Azul Linhas Aéreas Brasileiras - AZUL4

Em janeiro de 2009, a Azul criou o serviço de ônibus executivo a fim de transportar seus passageiros entre o centro metropolitano de São Paulo e o aeroporto de Viracopos na cidade de Campinas. Incrivelmente, apenas 8 meses depois ela alcançava a marca de 1 milhão de passageiros transportados.

Em 2010, a Companhia buscando expandir sua atuação no mercado nacional compra o modelo de avião ATR 72-600, uma aeronave turbo hélice capaz de transportar cerca de 70 passageiros em voos de pequena distância. Como resultado, ela conseguiu ingressar em aeroportos de menor infraestrutura e atingir 42 destinos atendidos ao final de 2011.

Azul Linhas Aéreas Brasileiras - AZUL4

Em 2012, acontece a importante fusão com a empresa Trip, na época uma das principais empresas aéreas de foco regional na América Latina. Consequentemente, a nova Azul fortalece seu posicionamento no mercado passando a ser considerada a terceira maior companhia do Brasil na época. Isso também proporcionou que ela começasse a atuar em aeroportos menores na região norte do país.

Em busca de novos ares, a Azul expande suas operações para o cenário internacional em 2014, quando iniciou a compra de aeronaves da categoria Airbus A330. A partir disso, ela agrega ao seu portfólio de destinos a cidade de Fort Lauderdale nos Estados Unidos. Pouco tempo depois, em dezembro de 2015, ela passou a operar de Viracopos para a cidade de Punta del Este, no Uruguai, e posteriormente passou a operar voos entre Belo Horizonte e Orlando, nos Estados Unidos. No ano seguinte, ela incluiu dois novos destinos: ligando Porto Alegre à Montevidéu, também no Uruguai, e entre Campinas e Lisboa em Portugal.

Devido ao seu enorme sucesso, a Azul recebe o prêmio pelo sétimo ano consecutivo como a melhor companhia aérea low-cost da América do Sul. Algo que também foi motivo de prêmios e reconhecimentos nesse mesmo ano, foi a pontualidade com que ela realizava seus voos.

Azul Linhas Aéreas Brasileiras - AZUL4

Em abril de 2017, acontece a oferta pública inicial de ações da Companhia. Com isso, ela movimentou inicialmente cerca de R$ 2 bilhões, sendo vendidas 63 milhões de ações. Neste contexto, 70% das ações foram vendidas para investidores a partir de Nova York, enquanto o restante foi colocado na Bolsa de Valores de São Paulo, no segmento de listagem nível 2.

Azul Linhas Aéreas Brasileiras - AZUL4

A Azul Linhas Aéreas chega ao fim de 2018 com a incrível marca de 32 aeronaves ATR 72-600, 63 E-Jets, 18 A320neo e 7 Airbus A330-200, totalizando 102 aeronaves. Mais recentemente, em 2020, a empresa realiza a compra da Two Flex por R$ 123 milhões, uma companhia aérea com sede em Jundiaí-SP, que oferece transporte de passageiros e cargas para 39 destinos no Brasil.

Desse modo, a Companhia incorporou novos modelos de aeronaves à sua frota, ampliando sua atuação e oferta de voos regionais, bem como adquirindo 14 slots localizados na pista auxiliar do aeroporto de Congonhas que pertenciam à Two Flex.


Diretoria

John Peter Rodgerson (Diretor Presidente)

Alexandre Wagner Malfitani (Diretor Vice Presidente Financeiro e de Relações com Investidore)

Antonio Flavio Torres Martins Costa (Diretor Vice Presidente Técnico Operacional)

Abhi Manoj Shah (Diretor Vice Presidente de Receitas)


Conselho administrativo

David Gary Neeleman (Presidente do Conselho de Administração)

Carolyn Trabuco

Decio Luiz Chieppe

Gelson Pizzirani

Gilberto Peralta

Henri Courpron

John Ray Gebo

José Mario Caprioli dos Santos

Michael Lazarus

Renan Chieppe

Sergio Eraldo de Salles Pinto


Principais concorrentes

Gol Linhas Aéreas (GOLL4)


Perspectiva para o futuro

Como vimos, a marca da Azul possui grande reconhecimento no Brasil. Além disso, suas operações estão espalhadas na maioria dos aeroportos do país, abrangendo até destinos internacionais. Seu forte posicionamento no mercado permite que excelentes parcerias sejam realizadas e que assim ela expanda seus negócios mundialmente.

Dessa forma, o marketing intenso nos canais online de ofertas de viagens e nos ambientes físicos como shoppings, prédios comerciais, outdoors, estabelecimentos, entre outros, deverá crescer para que ela consolide sua posição entre as demais companhias aéreas. Isso poderá incluir tanto parceiras estratégicas realizadas com empresas dos mais variados setores para gerar mais atratividade em seus serviços, quanto boas ofertas em pacotes de viagens ofertados.

Azul Linhas Aéreas Brasileiras - AZUL4

A estratégia futura da empresa está baseada principalmente na ampliação de sua malha aérea. Para isso, ela deverá incluir novas rotas em suas operações, bem como incluir novos destinos domésticos e internacionais em novos continentes.

Algo que podemos perceber é a mudança quanto à frota de aviões da empresa. Cada vez mais, ela buscará incluir modelos mais recentes e inovadores para buscar melhores custos de manutenção e transporte, e garantir maior comodidade e segurança aos passageiros.

Azul Linhas Aéreas Brasileiras - AZUL4

Além disso, ela buscará agregar tecnologia e soluções eficientes para agilizar os procedimentos de check-in nos aeroportos, favorecendo o cliente e possibilitando serviços digitais que antes demandavam mais tempo e gastos para a Companhia.

No que se refere ao transporte de carga, a Azul pretende encontrar alternativas que incorporem maiores volumes no mesmo espaço da aeronave, a fim de crescer seu segmento de transporte de mercadorias ao mesmo tempo em que expande sua frota de aviões.

Azul Linhas Aéreas Brasileiras - AZUL4


Composição acionária

AZUL4 Acionista Percentual
1 David Gary Neeleman 0,52%
2 Trip Participações S.A. 3,25%
3 Trip Investimentos Ltda. 2,28%
4 Saleb Ii Founder 1 LLC. 0,12%
5 Blackrock. Inc. 9,80%
6 Calfinco. Inc. 8,19%
7 Capital Research Global Investors 4,92%
8 Ações em Tesouraria 0,14%
9 Free Float 70,79%