Bahema S.A

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker BAHI3
Fundador Afranio Affonso Ferreira
Presidente da empresa Guilherme Affonso Ferreira Filho
Alavancada? Não
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A Bahema distribuí dividendos desde 1996, com algumas exceções durante o período. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Campeonato Mundial de Robótica (2013) / Campeonato Sesi de Robótica First Lego League (2016) / Campeonato Latino Americano de Robótica (2017)
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1953
Ano do IPO 1974
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Bahema
Principais produtos

De modo geral os produtos oferecidos pela companhia no ramo da educação são :

  • Educação Básica
  • Ensino Superior
  • Educação à Distância (EAD)

O que a empresa faz?

Atualmente a Bahema atua no setor educacional. Porém, ela também já atuou em outros setores. Por exemplo, ela já foi especializada em adquirir direitos percentuais de outras companhias.

Enfim, apesar de ter passado por outras áreas, hoje em dia a empresa atua na educação básica, ensino superior e educação à distância (EAD).

Bahema S.A - BAHI3

Um detalhe importante sobre a atuação da Bahema é que ela é voltada para a parte administrativa, financeira e de comunicação das escolas. Sendo assim, a política da empresa é não interferir nos planos pedagógicos das escolas.


Breve história da empresa

A fundação da Bahema ocorreu em 1953, em Salvador, na Bahia. O fundador da empresa, que na época era focada na comercialização de implementos agrícolas, foi Afranio Affonso Ferreira.

Algum tempo depois de ser fundada, a empresa já era representante da Caterpillar para todo o nordeste brasileiro.

Bahema S.A - BAHI3

Na década de 80 a demanda pelas máquinas da Bahema era grande e a empresa passou a ter um caixa em excesso. Com isso, ela passou a investir em participações em empresas listadas na bolsa de valores.

Com o passar do tempo, a atividade de investimentos ganhou força e passou a ser o negócio principal da Bahema. Com muitos dos investimentos realizados a empresa obteve altos retornos, equivalentes a 50% ao ano em dólares.

Um exemplo disso foi a aplicação no Metal Leve e Manah. A Bahema investiu também no Unibanco e em 2008, depois da fusão do Unibanco com o Itaú, a Bahema optou por reduzir seu capital e distribuir a maioria dos seus ativos.

A empresa que começou com a venda de implementos agrícolas e depois passou a adquirir participações em empresas, passou a se interessar no setor educacional em 2015.

Em resumo, em 2015 a Bahema tinha um fundo de R$ 30 milhões e foi aprovado o plano de negócios que transformava a Bahema em uma companhia educacional.

Desse modo, em 2016 a empresa teve o aval do Conselho de Administração e uma nova diretoria assumiu a empresa que passou a analisar oportunidades de investimentos em Educação Básica.

Bahema S.A - BAHI3

Já em 2017 a Bahema fez as suas primeiras participações no setor por meio da: Escola Balão Vermelho/Colégio Mangabeiras, em Belo Horizonte (MG), Escola Parque, no Rio de Janeiro (RJ) e Escola da Vila, em São Paulo (SP).

Além disso, a empresa passou a investir e se tornou sócia da Escola Mais. Em 2018 a empresa anunciou a sua colaboração com a Escola Viva (São Paulo capital), que posteriormente foi adquirida pela Bahema em 2020.

Ainda em 2018, foi criado o grupo Critique. Em resumo, o objetivo do grupo é promover o intercâmbio de boas práticas e fomentar a produção de conhecimento entre as escolas.

Em 2019 a Bahema virou sócia do Centro Educacional Viva (Rio de Janeiro capital) e anunciou a compra do Fórum Cultural (Niterói/RJ).

No mesmo ano o Brazilian International School (Zona Sul de São Paulo), passou a fazer parte do núcleo de escolas da Bahema. Sendo que essa foi a primeira instituição bilíngue a entrar no grupo.

Bahema S.A - BAHI3

No ano seguinte a Bahema anunciou a aquisição da Escola Autonomia, em Florianópolis. Por fim, em 2021 a EIU – Escola Internacional de Blumenau e Florianópolis também entrou para o grupo Bahema Educação.

Atualmente a Bahema Educação é sócia de aproximadamente dez escolas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais.


Diretoria

Guilherme Affonso Ferreira Filho (Diretor Presidente e Relação com Investidores)

Bruno Belliboni (Diretor de Operações)

Frederico Marques Affonso Ferreira (Diretor de Comunicação)


Conselho administrativo

Cassio Beldi (Presidente)

Afranio Affonso Ferreira Neto

Franco Rossato Dal Pont

Guilherme Affonso Ferreira

João Alceu Amoroso Lima

Marcelo Walton

Maria Fernanda Tabacow


Principais concorrentes

Anima – ANIM3

Somos Educação – SEDU3

Cogna Educacional -COGN3

Ser Educacional -SEER3

Grupo YDUQS – Estácio Participações – YDUQ3


Perspectiva para o futuro

A Bahema já passou pela área de comercialização de implementos agrícolas e de investimentos em empresas listadas na bolsa brasileira, antes de mudar suas diretrizes e passar a focar no setor de educação.

Essa mudança ocorreu em 2016 e em 2017 a empresa fez seus primeiros investimentos no setor. Desde então, a empresa realizou mais de dez negócios, muitos deles em 2020, ano que foi marcado por uma crise no setor educacional.

Bahema S.A - BAHI3

Para os próximos anos, podemos esperar que a Bahema realize muitas outras negociações, visando o seu crescimento neste setor. Além disso, a intenção da Bahema é atingir um modelo de escola para o público de baixa renda, nos próximos anos.


Composição acionária

BAHI3 Acionista Percentual
1 Monica Affonso Ferreira Mation 2,76%
2 Mint Educação Fundo de Investimento em Ações 43,01%
3 Mint Batalha Value Fic de Fia 0,16%
4 Frederico Marques Affonso Ferreira 1,57%
5 Bruno Bertolucci Belliboni 0,46%
6 Guilherme Affonso Ferreira 1,09%
7 Carlos Eduardo Affonso Ferreira 7,43%
8 Guilherme Affonso Ferreira Filho 4,07%
9 Afranio Affonso Ferreira Neto 0,20%
10 Ana Maria Afonso Ferreira Bianchi 1,90%
11 Potenza Fundo de Investimento em Ações 11,38%
12 Mint Educacao Master Ii Fia 0,22%
13 Ágathos Participações E Empreendimentos S.A. 5,15%
14 Free Float 20,60%