Banco ABC

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4,6 de 5
Gestão:
  4,5 de 5
Ticker ABCB3, ABCB4
Fundador Arab Banking Corporation e Grupo Roberto Marinho
Presidente da empresa Anis Chacur Neto
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa vem distribuindo dividendos consecutivamente desde 2008. Acesse para o conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1989
Ano do IPO 2007
Setor de atuação Financeiro
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. Fundamentos Banco ABC
  2. RI da empresa
Principais produtos

O Banco ABC possuí uma carteira de produtos completa como a de qualquer outro banco, dentre eles:

  • Concessão de crédito;
  • Crédito empresarial;
  • Banco de Investimentos;
  • Serviços de Financeira;
  • Crédito Imobiliário;
  • Câmbio.

O que a empresa faz?

O Banco ABC Brasil, assim como qualquer outra instituição financeira, oferece um amplo portfólio de produtos especializado na concessão de crédito e serviços, especialmente para empresas de médio e grande porte. Controlado pelo Arab Banking Corporation (ABC), a instituição possui aprovação do Banco Central e dispões, mas Ilhas Cayman, de 1 agência bancária.

Banco ABC - ABCB3, ABCB4

Dentre as atividades que o banco desenvolve, a intermediação financeira direcionada à elevação de riscos de crédito é a principal. Além disso, o banco, por ser múltiplo, possui amplo portfólio que engloba operação em carteiras comerciais, financeiras, investimentos, comercialização de energia e crédito imobiliário.

O Banco ABC atua, principalmente, em atentar empresas de médio e grande porte, onde a principal linha de negócio é a intermediação financeira. Além do mais, como forma de completar os setores de atuação, o banco ainda atua no mercado de capitais e fusões & aquisições, com o intuito de financiamento corporativo.

Um dos diferencias do banco é a postura conservadora, que visa a baixa propensão ao risco nos negócios, especialmente os relacionados ao crédito e tesouraria. Além disso, o banco conta ainda com ágil processo decisório, portfólio diversificado e experiência na análise de crédito.

Os clientes que fazem parte do Banco ABC, contam com soluções específicas para cada tipo de perfil, além de produtos financeiros que agregam valor ao que é procurado. Na bolsa de valores, o banco está listado no nível 2 de governança corporativa, tendo suas ações negociadas sob o código ABCB4.

Como principais produtos, o Banco ABC oferece:

  • Concessão de crédito;
  • Crédito empresarial;
  • Banco de Investimentos;
  • Serviços de Financeira;
  • Crédito Imobiliário;
  • Câmbio.

Banco ABC - ABCB3, ABCB4


Breve história da empresa

A história do Banco ABC Brasil começou, em 1989, quando o Arab Banking Corporation e o Grupo Roberto Marinho fizeram uma parceria e fundaram a instituição financeira. A princípio, as principais atividades do banco eram voltadas para área de crédito corporativo e tesouraria.

Desde a fundação do banco, um dos pilares que fortaleceram o vínculo com clientes foi a base criada no setor corporativo, com produtos especializados para cada tipo de perfil e necessidade.

Banco ABC - ABCB3, ABCB4

Em 1991, o banco passou por reformulações, onde a administração da instituição financeira foi trocada. Inclusive, o empresário que tomou frente das atividades do banco é responsável pela administração da instituição financeira até os dias atuais. Como parte dos processos construtivos do banco, a administração conta com o auxílio de executivos experientes no ramo financeiro.

Já em 1997, o domínio administrativo do Banco ABC passou a ser 100% da instituição financeira, após o banco comprar a cota de ações do Grupo Roberto Marinho. No mesmo ano, o nome da banco mudou para Banco ABC Brasil S.A., que permanece até os dias atuais.

A oferta pública inicial de ações do Banco ABC ocorreu em 2007, onde a instituição financeira passou a ser listada no Nível 2 de governança corporativa da bolsa de valores. Atualmente, o banco detém de uma sede, localizada em São Paulo.

Banco ABC - ABCB3, ABCB4


Diretoria

Anis Chacur Neto (Diretor Presidente)

Antonio José Nicolini (Diretor Vice-Presidente Financeiro)

Antonio Sanchez Junior (Diretor Vice-Presidente Comercial)

Jose Eduardo Cintra Laloni (Diretor Vice-Presidente Internacional  e de Banco de Investimento)

Marco Antonio Ascoli Mastroeni (Diretor Vice-Presidente de Produtos, Canais, Inovação e Marketing)

Renato Pasqualin Sobrinho (Diretor Vice-Presidente de Risco)

Sergio Lulia Jacob

Sergio Ricardo Borejo

Alexandre Yoshiaki Sinzato


Conselho administrativo

Anwar Ali Al Mudhaf (Presidente)

Tito Enrique da Silva Neto (Vice Presidente)

Vernon Handley

Paul Henry Jennings

Brendon Hopkins

Ricardo Uchoa Alves de Lima


Principais concorrentes

Itaú Unibanco (ITUB3)

Bradesco (BBDC3)

Santander (BCSA3)

Banco do Brasil (BBAS3)

Banco Inter (BIDI3)


Perspectiva para o futuro

Como visto, o Banco ABC Brasil é o único banco de origem árabe com operações no Brasil. Fundado em 1989, o banco, assim como qualquer outra instituição financeira, disponibiliza serviços bancários divididos em dois modelos de negócio: ABC PERSONAL e o ABC CORPORATE.

Banco ABC - ABCB3, ABCB4

Com sede em São Paulo, o banco que, incialmente, foi fundado em uma parceria com o Arab Banking Corporation e o Grupo Globo, almeja expandir os escritórios para Campinas (SP), bem como Rio de Janeiro. Além disso, o intuito da instituição é dar continuidade nas operações de crédito, investimentos, além de moeda estrangeira.

Portanto, como projeção futura, é possível esperar que o banco aposte no aumento das exportações no Brasil com foco nos países árabes, por exemplo. Além disso, é possível esperar um crescimento financeiro, principalmente voltado para financiar operações de importação e exportação.


Composição acionária

ABCB3 Acionista Percentual
1 Onyx Equity Management Gestora de Investimentos Limitada 0,00%
2 Marsau Uruguay Holdings S.A. 95,90%
3 Ações em Tesouraria 0,00%
4 Free Float 4,10%
ABCB4 Acionista Percentual
1 Onyx Equity Management Gestora de Investimentos Limitada 6,88%
2 Marsau Uruguay Holdings S.A. 23,77%
3 Ações em Tesouraria 65,00%
4 Free Float 4,35%