Banco do Brasil

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4,5 de 5
Gestão:
  3,8 de 5
Ticker BBAS3
Fundador João VI Portugal
Presidente da empresa Rubem de Freitas Novaes
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

O Banco do Brasil distribui dividendos para os seus acionistas desde 2008. Acesse para o conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Melhor Banco para Investir - Renda Fixa pela Revista Istoé Dinheiro / Maior Gestor nas categorias Fundos de Pensão, Varejo, Previdência Aberta, Exclusivos, FIDC pela Revista Investidor Institucional.
Participação do Estado 50%
Ano de fundação 1808
Ano do IPO 1808
Setor de atuação Financeiro
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Blue Chip
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos do Banco do Brasil
Principais produtos

Por ser um banco de grande porte e história, o Banco do Brasil oferece diversos produtos, dentre eles:

  • Conta bancárias;
  • Cartões;
  • Empréstimos;
  • Financiamento;
  • Investimentos;
  • Seguros;
  • Capitalização;
  • Consórcios;
  • Previdência;
  • Solução para Dívidas;
  • Planos Odontológicos;
  • Mercado de Direitos Creditórios;
  • Câmbio.

O que a empresa faz?

O Banco do Brasil é uma instituição financeira que atua na oferta de produtos e serviços bancários como, por exemplo, conta corrente, transferências, seguros, depósitos e empréstimos. É uma instituição formada como sociedade econômica mista, negociada na B3 com o código BBAS3.

Banco do Brasil - BBAS3

De forma geral, a instituição é considerada uma das maiores do segmento no país, além de estar entre os cinco principais bancos de varejo do Brasil. Com isso, a empresa é formada por mais de 15 mil postos de atendimento em diversas regiões do Brasil, além de 40 mil terminais bancários que funcionam 24 horas por dias.

Dentro os principais produtos oferecidos pelo banco estão:

  • Conta bancárias;
  • Cartões;
  • Empréstimos;
  • Financiamento;
  • Investimentos;
  • Seguros;
  • Capitalização;
  • Consórcios;
  • Previdência;
  • Solução para Dívidas;
  • Planos Odontológicos;
  • Mercado de Direitos Creditórios;
  • Câmbio.

Principais serviços

Banco do Brasil - BBAS3

Além do atendimento presencial nos postos de atendimento e nos terminais bancários, o Banco do Brasil também possui acesso via internet, telefone e por meio do App do banco, com diversas opções de serviços e facilidades para os clientes. Além do Brasil, a instituição financeira também está presente em 15 outros países.

No Brasil, o banco conta com mais de 5.429 agências, localizadas em quase todos os municípios do país. Como colaboradores, o Banco do Brasil possui um total de 109.191, além de 4.066 estagiários, jovem aprendiz e temporários. Banco do Brasil - BBAS3

O Banco do Brasil oferece serviços para pessoas física e jurídica, com planos e estratégias específicas para cada tipo de cliente. Um diferencial da instituição é a ampla atuação no agronegócio, contribuindo para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas.

Segmentos de atuação

  • Bancário – Compreende os depósitos, operações de crédito, entre outros, voltados ao varejo, atacado e governo. É responsável pela parcela mais significativa dos resultados do BB;
  • Investimentos – segmento responsável pela intermediação e distribuição de dívidas nos mercado primário e secundário, além de participações acionárias;
  • Gestão de recursos – Operações de compra, venda e custódia de títulos e valores mobiliários, administração de carteiras, instituição, organização e administração de fundos e clubes de investimento;
  • Seguros – Produtos e serviços relacionados a seguros de vida, patrimonial, saúde e automóvel
  • Previdência e Capitalização – Produtos e serviços em previdência complementar e de capitalização;
  • Meios de pagamento – Serviços de transmissão, captura, processamento e liquidação financeira das transações em meio eletrônico

BB no mundo e pacotes de serviço

Além do Brasil, o Banco do Brasil possui experiência no mercado financeiro internacional e está presente em mais de 15 países, atuando no exterior há mais de 70 anos. Os principais serviços oferecidos pelo banco no exterior são ofertados pelas agências e terminais de atendimentos especializados.

Banco do Brasil - BBAS3

Além disso, o banco oferece aos clientes a opção de reunir um conjunto de  em estratégias bancárias em Pacote de Serviços. Ou seja, o banco disponibiliza mensalidades com valores inferiores à soma das tarifas avulsas. Com isso, a instituição proporciona diferentes atendimentos de acordo com o perfil de consumo do cliente.

Diferenciais da instituição

O Banco do Brasil, como uma instituição financeira, oferece os serviços de forma exclusiva para facilitar a vida dos clientes. Dentre as estratégias adotadas pelo banco é o atendimento estendido, que começa às 8h e termina às 22h.

Banco do Brasil - BBAS3

O atendimento estendido vale para canais de autoatendimento (internet e mobile), e a Central de Relacionamento 24h por dia. Além disso, o Banco do Brasil oferece a opção de atendimento através de um gerente de relacionamento especializado e canais digitais de atendimento, como mensagens instantâneas, vídeos chamadas, e-mail e telefone.


Breve história da empresa

A história do Banco do Brasil teve início em 1808, quando o Brasil ainda era colônia de Portugal. A fundação da instituição foi feita por meio de um alvará do príncipe regente D. João.

No início, o banco abriu capital de mil e duzentas ações, ou seja, na época possuía valor de um conto de réis, cada ação. As ações bancárias eram destinadas aos proprietários de terra que possuíam grande parte dos lucros da colônia.

Banco do Brasil - BBAS3

Após a fundação do banco, a primeira agência destinada ao atendimento ao público foi aberta, no Rio de Janeiro, em 11 de dezembro de 1809.  A princípio, a ideia do banco era fornecer ações aos acionistas para que a instituição tivesse o retorno financeiro esperado.

Entretanto, a ideia não saiu como o esperado, já que, em 1812, apenas 126 ações haviam sido vendidas. Logo, em 1817, a oferta pública foi encerrada pelo Banco do Brasil.

Banco do Brasil - BBAS3

Abertura da Bolsa de Valores

A partir dos investimentos feitos pelo Banco, em 1819, a sede da Bolsa de Valores foi construída no Rio de Janeiro. A instituição estava gerando lucros e seguindo com as estratégias de negócios até que, em 1821, a família real retornou a Portugal, levando grande parte do dinheiro destinado ao Banco do Brasil.

Banco do Brasil - BBAS3

Com o saque, o banco entrou e crise, depois da Independência do Brasil, a crise econômica se alastrou pela instituição. Após forte pressão por conta da crise financeira, em 1851, o Barão de Mauá reinaugurou o Banco do Brasil, que havia sido liquidado por conta das dívidas internas.

Em seguida, ocorreu a fusão da instituição ao Banco Comercial do Rio de Janeiro. A fusão estabeleceu o banco como a única instituição financeira liberada para a emissão de moeda no território brasileiro.

Como o banco passou a emitir as moedas, alguns anos mais tarde, novas funções foram atribuídas à instituição, como a captação de depósitos e o fornecimento de empréstimos.

Banco do Brasil - BBAS3

Enquanto as novas funções eram colocadas em vigor, em 1983, o Banco do Brasil se uniu ao Banco da República dos Estados Unidos do Brasil. Com isso, foi possível que as ações brasileiras voltassem a ser ofertadas na Bolsa de Valores.

Recuperação econômica

Com o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, o banco começou a deduzir poupanças do público, a fim de desenvolver economicamente o país. A decisão se prorrogou até o fim da guerra, em 1918. Já em 1937, o Banco do Brasil voltou a deduzir os deduzir os recursos, porém, dessa vez, focado na previdência privada.

Banco do Brasil - BBAS3

O trabalho do Banco do Brasil no exterior começou em 1943, após a inauguração da agência no Paraguai. Anos mais tarde, em 1964, todas as atividades do banco estavam destinadas ao mercado bancário, com fornecimento de serviços bancários em geral. Em 1994, por exemplo, a instituição realizou a maior troca física de moedas do mundo. Na época, o cruzeiro real foi substituído pelo real.

Nova sede e expansão

A sede do Banco do Banco – que antes estava localizada no Rio de Janeiro (na época, capital do Brasil) – foi transferida para Brasília no dia 21 de abril de 1960, mesmo dia da inauguração da cidade.

Banco do Brasil - BBAS3

Após nove anos, ou seja, em 1969, a filial do banco foi inaugurada em Nova York.  O crescimento econômico era notável e, em 1971, a instituição já contava com 975 agências no Brasil e 14 agências no exterior.

Com o início dos anos 2000, foi lançado o portal Banco do Brasil, onde os clientes podiam realizar movimentações bancárias de forma digital e por meio do Internet Banking e, com isso, em 2002, todas as ações do banco passaram a ser ordinárias.

Em 2006, já com 100 anos de participação na Bolsa de Valores, as ações do banco passaram a fazer parte do Novo Mercado, ou seja, o mais elevado padrão de governança corporativa.

Banco do Brasil - BBAS3

Atualmente, o Banco do Brasil ocupa a primeira posição quando o assunto são ativos financeiros. Isso significa que a instituição possui cerca de 464 bilhões em depósitos, 717 bilhões em carteira de crédito 62 milhões de clientes, 2,1 % em câmbio de exportação, o que gera um total de R$1,500 trilhões de ativos líquidos intangíveis.

Além disso, o banco possui extrema importância no segmento agropecuário do país, sendo responsável por funções como financiamento e exportações, além de contribuir com o desenvolvimento de pequenas e grandes empresas.

Banco do Brasil - BBAS3


Diretoria

Rubem de Freitas Novaes

Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo

Carlos Motta dos Santos

Carlos Renato Bonetti

Fabio Augusto Cantizani Barbosa

João Pinto Rabelo Júnior

Mauro Ribeiro Neto

Walter Malieni Júnior


Conselho administrativo

Hélio Lima Magalhães

Waldery Rodrigues Júnior

Rubem de Freitas Novaes

José Guimarães Monforte

Joaquim José Xavier da Silveira

Débora Cristina Fonseca

Luiz Serafim Spinola Santos

Paulo Roberto Evangelista de Lima


Principais concorrentes

Banco Bradesco (BBDC3)

Itaú Unibanco (ITUB3)

Santander (BCSA3)


Perspectiva para o futuro

O Banco do Brasil é considerado um dos cinco principais bancos de varejo no país, com ampla oferta de serviços bancários, tanto no Brasil como no exterior. Apresenta opções diferenciadas de atendimento, como gerente de relacionamento especializado, atendimento estendido e canais digitais de atendimento ao cliente.

De forma geral, o banco possui ampla atividade em permanecer como uma instituição mercadológica, competitiva e rentável, onde é possível realizar serviços bancários que são facilitados pelos meios digitais e plataformas que o Banco do Brasil oferece. Além disso, é um banco que presa pelo atendimento a todos os perfis de clientes, propiciando o crescimento econômico do país.

Banco do Brasil - BBAS3

A qualidade dos serviços prestados propiciou a abertura do banco em diversos outros países, além do Brasil. Só em território brasileiro, são mais de 4 mil agências e mais de 40 mil caixas eletrônicos, localizados em diferentes pontos, como shoppings, rodoviárias, aeroportos, etc. Já no exterior, o banco conta com mais de 50 pontos de atendimento, que são divididos entre agências bancárias, escritórios e unidades de negócios.

Nesse sentido, sua projeção futura deve incluir – com a revolução tecnológica – a adesão às novas estratégias, como o open banking, onde os dados dos clientes e informações bancárias são compartilhados com outros bancos e agentes do setor.

Além disso, é possível esperar maior abrangência no segmento do agronegócio no país, onde o banco já possui presença importante, tanto em financiamentos quanto em exportações, além de intensificar o auxílio à micro e pequenas empresas que necessitem de crédito.


Composição acionária

BBAS3 Acionista Percentual
1 Ministério da Economia 50%
2 Free Float 49,5%