Banco Mercantil de Investimentos

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker BMIN3, BMIN4
Fundador Gastão Vidigal
Presidente da empresa Roberto Godoy Assumpção
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos consecutivamente desde 1996. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Certificação ISO 9001
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1943
Ano do IPO 1999
Setor de atuação Financeiro
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentus Banco Mercantil de Investimentos
Principais produtos

Os principais produtos da empresa são:

  • Serviços de consultoria;
  • Serviços de assessoria;
  • Reestruturação de Capital;
  • Plataforma de Investimentos;
  • Mediação e Intermediação de investimentos.

O que a empresa faz?

O Banco Mercantil de Investimentos é uma instituição financeira que possui serviços financeiros diversificados para todas as classes de clientes. Portanto, o banco atua tanto com pessoas jurídicas quanto com pessoas físicas, sendo considerado um banco de porte médio. 

Fundado em 1943, em Minas Gerais, o banco começou a crescer por volta da década de 60, 70 e 80. Isso porque o Banco Mercantil passou a investir na incorporação de vários outros estabelecimentos bancários. 

Atualmente, o banco ocupa a oitava posição entre os bancos privados, em relação aos depósitos totais, de acordo com um levantamento feito pelo Banco Central (Bacen). Ao todo, a instituição financeira conta com mais de 200 pontos de atendimento.

Banco Mercantil de Investimentos - BMIN3, BMIN4  

Dentre os principais serviços bancários, o Banco Mercantil oferece opções de investimento, crédito, corretagem de seguros, intermediação de títulos, câmbio, distribuição de valores e valores mobiliários. 

O banco possui presença em 143 cidades, com 25 postos de atendimento eletrônico, 200 agências, 3 plataformas e 2 unidades de negócio. Apesar disso, o Sudeste brasileiro é a região onde o Banco Mercantil mais concentra suas operações, com cerca de 80% das agências localizadas, especialmente, em Minas. 

Recentemente, o banco abriu, nas Ilhas Cayman, uma agência internacional. Estas ilhas são conhecidas como “paraíso fiscais”. O principal objetivo do banco ao abrir agência é oferecer aos clientes opções de produtos internacionais. 


Breve história da empresa

A história do Banco Mercantil de Investimentos teve início em 1943, quando o banco foi fundado na cidade de Curvelo, Minas Gerais. 

Entre as décadas de 1950 e 1970, o banco incorporou o Banco Industrial de Minas Gerais, fez a aquisição do Banco Santa Cruz e Banco Metrópole e realizou a aquisição dos Bancos Industrial de Campina Grande e Mercantil do Brasil.  

Banco Mercantil de Investimentos - BMIN3, BMIN4

Com a entrada da década de 1980, o Banco Mercantil se consolidou em Minas Gerais e, além disso, foi reconhecido no setor bancário e financeiro de todo o país. 

Em 2014, o banco venceu o Leilão INSS em Minas Gerais e no interior de São Paulo e, a partir disso, passou a atuar no atendimento aos beneficiários do INSS. 

Já em 2016, o banco expandiu as oportunidades de negócios e, em 2018, conseguiu a certificação ISO 9001 para Agência Matriz, certificando a qualidade de atendimento da instituição. 


Diretoria

Roberto Godoy Assumpção (Diretor Presidente)

César Adriano Figueiredo (Diretor)

Pedro Campos Vasconcelos (Diretor)

Athaide Vieira dos Santos (Diretor)

Marco Antônio Andrade de Araújo (Diretor Executivo)

Maurício de Faria Araújo -(Diretor Vice-Presidente)

Paulo Henrique Brant de Araújo (Diretor Vice-Presidente)


Conselho administrativo

Luiz Henrique Andrade de Araújo (Presidente)

Marco Antônio Andrade de Araújo (Vice-Presidente)

José Ribeiro Vianna Neto

Paulo Henrique Brant de Araújo

Roberto Godoy Assumpção


Principais concorrentes

Banco Bradesco (BBDC3)

Banco Santander (BCSA3)

Banco do Brasil (BBAS3)

Banco Inter (BIDI3, BIDI4, BIDI11)


Perspectiva para o futuro

Apesar de não estar entre os cinco grandes bancos do varejo brasileiro (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Bradesco), o Banco Mercantil possui uma importância grande nas regiões onde possui atuação. 

A presença relevante do banco se dá, principalmente, pelo fato da responsabilidade que foi atribuída ao Banco Mercantil sobre os beneficiados pelo INSS. Além disso, a presença da instituição financeira é mais forte na região Sudeste, principalmente em Minas Gerais.

Apenas a localização estratégica já é um ponto a ser considerado, já que se trata de uma região extremamente povoada e se configura como a mais importante economicamente no Brasil. Assim, em linhas gerais, as perspectivas para o futuro da empresa são promissoras. 

Portanto, sua projeção futura deve incluir a otimização dos serviços já prestados tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas, a fim de ampliar as especializações e demandas específicas dos grupos de clientes.


Composição acionária

BMIN3 Acionista Percentual
1 Banco Mercantil do Brasil S.A 97,95%
2 Free Float 2,05%
BMIN4 Acionista Percentual
1 Banco Mercantil do Brasil S.A 54,24%
2 Free Float 45,76%