Banco Pine

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker PINE3, PINE4
Fundador Norberto Nogueira Pinheiro
Presidente da empresa Mauro Sanchez
Alavancada? Sim
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuiu dividendos consecutivamente de 2007 a 2016. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1997
Ano do IPO 2007
Setor de atuação Bancos
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Banco Pine
Principais produtos
  • O Banco Pine atua com financiamentos de capital de giro, antecipação de recebíveis, estruturação de dívidas e gestão de riscos financeiros de moedas, taxas de juros e fixação de preços de commodities.
  • Além disso, a empresa presta serviços de conta corrente, rotativos, cobranças, transferências, fianças, câmbio, comércio exterior, seguros e investimentos.

O que a empresa faz?

O Banco Pine S.A é uma instituição financeira regional, de capital aberto, que há mais de vinte anos assessora e financia médias e grandes empresas. Dentre as principais atividades, o banco se destaca por oferecer serviços de capital de giro, estruturação de dívidas, antecipação de recebíveis e gestão de riscos financeiros de moedas, bem como taxas de juros e fixação de preços commodities. 

Banco Pine - PINE3, PINE4

Além disso, o Banco Pine também atua na prestação de serviços em conta corrente, rotativos, cobranças, transferências, finanças, câmbio, comércio exterior, seguros e investimentos.

De acordo com a página de ações do Banco Pine, disponibilizada no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a instituição financeira se classifica da seguinte forma:

  • Atividade Principal: Banco Regional Brasileiro. de Capital Aberto. Que Há Mais de Vinte Anos Destaca-se em Financiar E Assessorar Empresas Médias E Grandes.
  • Classificação Setorial: Financeiro / Intermediários Financeiros / Bancos. 

A especialidade do banco, adquirida ao longo dos anos de experiência, se voltou para o atendimento de longo prazo, principalmente para clientes de grande porte e investidores. Por conta disso, a instituição financeira se classifica como “corporate bank”

Banco Pine - PINE3, PINE4

O Banco Pine possui forte atuação nos setores imobiliários e de construção civil, metalurgia, açúcar e etanol, energia, agronegócio, telecomunicações, transporte e logística. Sendo assim, seus principais produtos são: 

  • Oferta de crédito
  • Produtos de hedging
  •  Serviços de assessoria financeira
  • Financiamentos de giro
  •  Antecipação de recebíveis
  • Estruturação de dívidas
  • Gestão de riscos financeiros de moedas
  • Taxas de juros

Basicamente, o Banco Pine possui uma ampla rede de relacionamentos com empresas que atuam em diversos setores econômicos. A rede inclui tanto importadores, quanto exportadores e produtores de commodities. A princípio, são clientes que usufruem dos serviços de crédito, como repasses do BNDES, capital de giro e trade finance. 

Ações do Banco Pine

As ações do Banco Pine são ordinárias e preferenciais. Nas ações ordinárias (PINE3) os acionistas possuem direito ao voto nas assembleias, bem como direito a distribuição de dividendos e juros sobre capital próprio da instituição, mesmo que não seja de forma presencial. 

Banco Pine - PINE3, PINE4

Já as ações preferenciais dão direito ao voto somente em situações especiais. Porém, são ações que dão direito ao recebimento de dividendos.


Breve história da empresa

A história do Banco Pine teve início em 1997, quando a instituição financeira foi fundada por Noberto Pinheiro. Noberto, filho de Jaime Nogueira Pinheiro, é o principal acionista do banco atualmente. Sua história no mercado financeiro está diretamente ligada à história do pai, que começou, desde 1939, no Banco Central do Nordeste, além de outros bancos. 

Banco Pine - PINE3, PINE4

Ou seja, o Banco Pine vem de uma tradição familiar, que começou com Jaime Nogueira Pinheiro, seu irmão Jaime Nogueira Pinheiro Filho e, posteriormente, Noberto Pinheiro. Em 1975, Noberto Pinheiro se tornou um dos controladores do Banco BMC. 

Mais tarde, em 1997, Noberto Nogueira vendeu sua participação de tinha no BMC e fundou o Banco Pine. Já em 2005, Noberto se tornou o principal acionista do banco e passou a controlar 100% das ações da instituição financeira. 

Dois anos depois, em 2007, o Banco Pine se tornou uma empresa pública com ações na Bolsa de Valores. Ou seja, a instituição passou a ser o primeiro banco médio a realizar o IPO, disponibilizando suas ações na B3 e se tornando uma empresa de capital aberto. 

Apesar da abertura de capital, Noberto Nogueira detém 100% das ações ordinárias do banco, além de 29% das ações preferenciais. Durante os anos de 2011 e 2012, o Banco Pine teve um aumento considerável, além de, em 2016, realizar a profissionalização da gestão executiva. 

Banco Pine - PINE3, PINE4

Já em 2017, o banco deu início ao processo de capitalização e, com isso, lançou o Pine Online, disponibilizando seus serviços bancários de forma digital. No ano seguinte, uma nova equipe foi criada dentro da instituição, focada em dar suporte às empresas com faturamento abaixo de R$ 500 milhões.


Diretoria

Mauro Sanchez (Diretor Presidente Executivo)

Eduardo Fonseca (Diretor de RI e Ativos Imobiliários)

Jefferson Dias Miceli (Diretor Jurídico)

Sergio Luis Patricio (Diretor Tesouraria e Captação)

Eugenio Fabbri (Diretor Tecnologia e Produtos)

José Aparecido (Diretor Contabilidade e Tributário)

Marcelo Camargo (Diretor Crédito)

Carlos Tyba (Diretor Comercial e Investment Banking)

Fabio de Araujo (Diretor de Operações e Produtos)

Jailton Donasan (Diretor de Riscos e Compliance)

Renata Leme Borges dos Santos (Diretora de Controladoria)


Conselho administrativo

Noberto Nogueira Pinheiro (Presidente)

Rodrigo Esteves Pinheiro (Vice-Presidente)

Igor Esteves Pinheiro

Mailson Ferreira da Nóbrega

Sérgio Machado Zica de Castro


Principais concorrentes

Banco do Brasil (BBSA3)

Itaú Unibanco (ITUB3)

Bradesco (BBDC3)

Banco Santander (BCSA3)

Banco Inter (BIDI3)

Banco ABC (ABCB3)

Banco BTG Pactual (BPAC3)


Perspectiva para o futuro

O Banco Pine, apesar de não ser considerado um grande banco em questões de tamanho, é uma instituição financeira que possui forte potencial de crescimento. Isso porque possui perfil de crédito estável, cenário de descentralização bancária e uma base de clientes fortes que transmitem confiança à empresa. 

Analisando o setor financeiro, que possui muito a crescer e a oferecer, o Banco Pine pode sim ser uma instituição financeira com grandes possibilidades de crescimento a longo prazo, com chances fortes de desenvolver ainda mais os produtos e meios de consumo que já oferece. 

Banco Pine - PINE3, PINE4

As ações bancárias que o banco oferta estão ligadas aos clientes de grande porte, que usufruem do setor de crédito, assessoria financeira, produtos de hedging. Num futuro breve, onde os grandes bancos de varejo podem deixar de ser o centro do mercado financeiro, o Banco Pine tem grande potencial de crescimento. 

Portanto, sua projeção futura deve incluir maior investimento em alternativas que incluam uma gama maior de clientes, além de focar em estratégias tecnológicas para otimizar os serviços já prestados pela instituição financeira.


Composição acionária

PINE 3 Acionista Percentual
1 Noberto Nogueira Pinheiro 100%
PINE4 Acionista Percentual
1 Noberto Nogueira Pinheiro 20,88%
2 BTG Pactual WM Gestão de Recursos 4,12%
3 Free Float 75,00%