Banco do Brasil Seguridade

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4,6 de 5
Gestão:
  3,6 de 5
Ticker BBSE3
Fundador Banco do Brasil S.A
Presidente da empresa Bernardo de Azevedo Silva Rothe
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Banco do Brasil Seguridade (BBSE3) distribui dividendos consecutivamente desde 2013. Acesse para conferir o histórico de distribuição de dividendos.

Participação do Estado 66.25%
Ano de fundação 2012
Ano do IPO 2013
Setor de atuação Financeiro
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da BB Seguridade
Principais produtos

O empresa de seguridades, criada pelo Banco do Brasil fornece os seguintes produtos:

  1. Seguros
  2. Previdência aberta
  3. Capitalização

O que a empresa faz?

Em primeiro lugar, precisamos entender a composição acionária básica da BB Seguridade. Podemos perceber que seu controlador majoritário, o Banco do Brasil, possui pouco mais de 66% do capital total da empresa. Em contrapartida, o restante das ações está em negociação no mercado (Free Float).

Banco do Brasil Seguridade - BBSE3

A princípio, a BB Seguridade é uma empresa de participações, ou seja, uma holding. Nesse sentido, ela detém o controle de empresas que atuam no mercado de seguros. Basicamente, podemos dividir suas participações em dois segmentos:

  • Negócios de risco e acumulação: joint-ventures ou sociedades com parceiros privados que operam produtos de seguros, previdência aberta, capitalização e planos de assistência odontológica.
  • Negócios de distribuição: subsidiária que comercializa seguros, previdência aberta, títulos de capitalização e planos privados de assistência odontológica, além de coligada que atua na distribuição de produtos de seguridade por meio de canais digitais.

Banco do Brasil Seguridade - BBSE3

A Companhia atua com um modelo de bancassurance, isto é, utiliza da estrutura física, humana e tecnológica do Banco do Brasil para vender seus produtos. Desse modo, ela consegue se beneficiar de toda solidez e tradição da marca para comercializar os seguros. Em outras palavras, a empresa opera através de mais de 60 mil pontos de atendimento físico e de todos os canais digitais da instituição financeira.

BB Seguros

Esta subsidiária integral da BB Seguridade detém participações diretas nos negócios de risco e acumulação. Assim, ela controla as 4 seguintes empresas: Brasilseg, Brasilprev, Brasilcap e Brasildental.

Banco do Brasil Seguridade - BBSE3

Brasilseg

Esta coligada é resultado da parceria entre o BB Seguros e o Grupo MAPFRE. Portanto, a Companhia detém por meio da BB Seguros, 74,99% de participação no capital social da Brasilseg. Por sua vez, ela possui controle total das seguintes empresas:

  • Companhia de Seguros Aliança do Brasil S.A.
  • Aliança do Brasil Seguros S.A.

As empresas controladas pela Brasilseg englobam os seguintes produtos em suas vendas:

Banco do Brasil Seguridade - BBSE3

  1. Seguro de vida: garante proteção financeira aos beneficiários em caso de morte ou invalidez do indivíduo. O seguro de vida oferecido pela Brasilseg é um produto não cumulativo. Logo, se o cliente para de pagar a mensalidade, ele perde a cobertura sem que qualquer valor seja revertido.
  2. Seguro prestamista: garante o pagamento de uma dívida em caso de morte do cliente, fazendo com que os membros da família não herdem essa obrigação.
  3. Seguro habitacional: garante que a família receba o imóvel e que o banco receba o pagamento total da dívida sobre a propriedade.
  4. Seguros rurais: incluem o Seguro agrícola, o Penhor rural e o seguro Vida produtor rural.
  5. Seguro residencial: garante proteção de residências individuais contra prejuízos causados por incêndio, queda de raio, explosão, danos elétricos, danos físicos ao imóvel oriundos de impacto de veículo, vendaval, chuva de granizo, entre outros.
  6. Seguro empresarial/massificados: fornecem proteção ao patrimônio de empresas contra danos ao prédio e ao seu conteúdo, como máquinas, móveis, utensílios, mercadorias e matérias–primas.
  7. DPVAT é um seguro social, obrigatório no Brasil, que indeniza vítimas de acidentes de trânsito, oferecendo coberturas para morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares.

Brasilprev

Banco do Brasil Seguridade - BBSE3

A BB Seguros possui parceria com a empresa americana Principal Financial Group e detém participação de 74,99% na Brasilprev. Nesse cenário, ela atua com a venda de basicamente 3 modalidades de previdência aberta:

  1. Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL): indicado para quem declara imposto de renda no formulário completo. Essa modalidade é considerada plano de previdência complementar.
  2. Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL): indicado para quem declara imposto de renda no formulário simplificado ou é isento. Assim, essa modalidade é considerada seguro de pessoa e não como algum tipo de previdência.
  3. Planos Tradicionais: não são mais comercializados pela empresa e cada vez se tornam menos representativos no seu volume total de ativos.

Brasilcap

Banco do Brasil Seguridade - BBSE3

Por meio de uma parceria entre essa coligada com a Icatu e com a Aliança da Bahia, a BB Seguridade possui 66,67% do capital total da Brasilcap. Seu principal produto é o título de capitalização. Sendo assim, a empresa oferece aos clientes através dos canais bancários uma alternativa de acumular reservas, com prazos e taxas de juros previamente determinados, possibilitando ao detentor do título concorrer a sorteios da Loteria Federal.

Brasildental

A Brasildental foi constituída a partir de um acordo entre a BB Seguros e a Odontoprev com intuito de fornecer planos de assistência odontológica. Da mesma forma, a empresa possui 74,99% do capital nessa sociedade.

BB Corretora

Banco do Brasil Seguridade - BBSE3

Esta subsidiária integral da Companhia atua no ramo de corretagem. Sendo assim, ela utiliza dos canais da instituição bancária, com pouca necessidade de capital, para intermediar a comercialização de seus produtos de seguro.

Ciclic

A BB Corretora também possui participação de 74,99% no capital da Ciclic. Seja como for, esta empresa foi fruto de uma parceria com o Principal Financial Group em 2017. Sua principal atuação é com a venda de produtos de seguridade nos canais online, sem necessitar da estrutura do Banco do Brasil.

Banco do Brasil Seguridade - BBSE3

Atuação e o mercado de seguros no Brasil

O modelo de negócios da BB Seguridade contempla um vasto portfólio de produtos. Nitidamente, a solidez do Banco do Brasil aliada à expertise das parceiras privadas faz com que os negócios tenham alcance nacional. Nesse sentido, a robusta rede de distribuição faz com que haja baixa necessidade de capital investido.

Banco do Brasil Seguridade - BBSE3

Assim como outras empresas do setor de seguros, a Companhia recebe os prêmios obtidos através das vendas das apólices, constituindo seus ganhos operacionais nas vendas. Como resultado, ela aloca tais receitas, sobretudo, em aplicações financeiras de alta liquidez. Por isso, a seguradora também possui um ganho financeiro, que servirá principalmente como fundo de reserva para cobrir os gastos dos clientes de acordo com cada serviço. Afinal de contas, caso algum indivíduo solicite, a BB Seguridade deve arcar com os chamados sinistros.

Por outro lado, esta grande seguradora possui uma organização Flight to quality, almejando estabilidade e maior controle de riscos. Além disso, está menos suscetível a condições de mercado, apresentando equilíbrio entre resultado operacional e financeiro.

Banco do Brasil Seguridade - BBSE3


Breve história da empresa

A história da BB Seguridade nos remete ao ano de 1981, quando o Banco do Brasil dá início às operações de seguros. Seis anos mais tarde, acontece a criação da Banco do Brasil Corretora (BB Corretora) para auxiliar no negócio e nas operações de corretagem de seguros.

Novos ares e novas parcerias

Na virada da década de 90 a BB corretora ingressa com várias participações colaborativas. A década é marcada por várias parcerias, dentre elas com a:

  • SulAmérica
  • Icatí
  • Aliança da Bahia
  • Principal Financial Group

A partir disso, a empresa se expande criando sub empresas dentre elas a:

  • Brasilprev
  • Brasilcap
  • Brasilveículos

As empresa autônomas no segmento de seguros são atreladas às operações do futuro Banco do Brasil Seguridades criando uma rede de seguridades cada uma com sua atuação atrelada a um segmento do ramo de seguros.

Os primeiros passos para criação do BB Seguridade foram em 2008, após uma reorganização societária da área de seguros, previdência e capitalização do Banco do Brasil.

MAPFRE e Banco do Brasil

Dois anos seguintes, em 2010, a Companhia realiza uma parceria com o grupo espanhol MAPFRE e inicia as atividades em dois segmentos:

  • BB MAPFRE SH1: seguros pessoas, rural e habitacional.
  • MAPFRE BB SH2: seguros patrimoniais, principalmente automóvel e danos.

Banco do Brasil Seguridade - BBSE3

O Início do Banco Do Brasil Seguridades

Enfim, a criação da BB Seguridade se deu em 2012, com abertura de capital no segmento Novo mercado da Bovespa logo no ano seguinte em 2013. Como resultado, foram vendidas 675 milhões de ações, e no mesmo ano a empresa já adquiriu participação societária no IRBBrasil RE S.A (IRBR3)

Banco do Brasil Seguridade - BBSE3

O contrato para comercialização de produtos de seguridade na estrutura do Banco do Brasil pelo prazo de 20 anos foi formalizado em 2013. No ano seguinte, firmou-se parceria com a Odontoprev pelo prazo de 20 anos, constituindo a Brasildental.

Novos mercados e horizontes digitais

Em 2017, a parceria dá um passo a frente no seu processo de digitalização e cria a Ciclic em parceria com a Principal Financial Group, com um prazo de operação estendido por 15 anos.

Em 2018, houve Reestruturação da parceria com a MAPFRE, com intuito de focar no canal bancário, e desinvestindo em Auto e Grandes Riscos.

Banco do Brasil Seguridade - BBSE3

Mais recentemente, em 2019, a empresa realiza alienação da totalidade de suas ações do IRBBrasil RE S.A., produzindo um ganho líquido de R$2,3 bilhões.

De lá pra cá o Banco do Brasil Seguridades vem se consolidando como um grande player no ramo de seguridades. O BB Seguridades se torna uma das maiores empresas do segmento, apresentando grandes margens de lucro e consequentemente se consolidando como uma das melhores pagadores de dividendos da Bolsa de Valores.


Diretoria

Bernardo de Azevedo Silva Rothe (Diretor-Presidente e Diretor Interino de Finanças, RI e Gestão de Participações)

Pedro Bramont (Diretor de Estratégia e Negócios)

Reinaldo Kazufumi Yokoyama (Diretor Comercial)


Conselho administrativo

Carlos Motta dos Santos (Presidente)

Mauro Ribeiro Neto (Vice-Presidente)

Bernardo de Azevedo Silva Rothe

Bruno Silva Dalcolmo

Isabel da Silva Ramos

Arnaldo José Vollet


Principais concorrentes

Alfa Consorcio (BRGE11)

CIA Seguros Aliança Da Bahia (CSAB3)

IRB Brasil RE (IRBR3)

SulAmérica (SULA11)

Porto Seguro Seguros (PSSA3)


Perspectiva para o futuro

Como visto, a BB Seguridade conta com a marca sólida e tradicional do Banco do Brasil para vender seus produtos e aumentar seu alcance nacional.

A Companhia tende no futuro a atrair mais clientes através da venda nos canais digitais e também por meio das fortes parcerias com grandes empresas do ramo.

Além disso, o ambiente futuro do país no longo prazo deve apresentar melhora econômica, baixa inflação e aumento da expectativa de vida. Em conclusão, isso tende a privilegiar o desempenho dos produtos de seguridade no Brasil, os quais ainda apresentam baixa penetração no mercado.

Banco do Brasil Seguridade - BBSE3

O mercado de seguros no Brasil ainda é pouco penetrado, e possui pouca participação de receita comparativamente ao PIB.

Evidentemente, este setor é mais consolidado nos países desenvolvidos, enquanto ainda está abaixo da média nos países emergentes. Ainda mais, sabe-se que a inflação baixa tende a ser um forte catalisador para impulsionar os negócios de seguros no país.

Banco do Brasil Seguridade - BBSE3

No que se refere aos planos de previdência, o ambiente econômico atual fomenta a procura por fontes complementares de aposentadoria. Igualmente, o número de contribuintes da previdência pública tendem a ser cada vez menores. Portanto, a performance da Brasilprev e de outros produtos da Companhia tendem a aumentar no futuro.

Se você quer saber um pouco mais sobre o BBSE3 (Banco do Brasil Seguridades) não deixe de assistir os motivos que nos levaram a acreditar na empresa.


Composição acionária

BBSE3 Acionista Percentual
1 Banco do Brasil S.A 66,25%
2 Ações em tesouraria 0,17%
3 Free Float 33,58%