Bardella S.A

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  1 de 5
Gestão:
  1 de 5
Ticker BDLL3, BDLL4
Fundador Antonio Bardella
Presidente da empresa José Roberto Mendes da Silva
Alavancada? Sim
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A Bardella distribuiu dividendos consecutivamente de 1996 a 2015 com algumas exceções no período. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1911
Ano do IPO 1969
Setor de atuação Bens Industriais
Recuperação judicial? Sim
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. Ri da empresa
  2. Fundamentus Bardella
Principais produtos

A Bardella S.A. Indústrias Mecânicas fornece os seguintes produtos:

  • Fabricação de bens de capital sob encomenda;
  • Elaboração de projetos;
  • Execução de reformas, melhorias e serviços de industrialização e reparos;
  • Fabricação e comercialização de perfis laminados e trefilados.

O que a empresa faz?

A Bardella S.A. Indústrias Mecânicas é uma empresa que atua na produção de bens de capital, fabricando equipamentos e fornecendo serviços de caldeiraria, montagem em escola e usinagem. Está presente no estado de São Paulo, onde possui plantas industriais nas cidades de Sorocaba e Guarulhos. 

Bardella S.A - BDLL3, BDLL4

Como a empresa atua, principalmente, na produção de bens de capital, os compradores que normalmente solicitam os serviços da Bardella são do setor de aço e alumínio, movimentação de cargas, mineração e usinas elétricas. 

Além disso, a empresa ainda presta serviços para indústrias de óleo e gás, de fabricação de trefiladas e barras laminadas. Ainda como parte de seus atividades, a Bardella é controladora da Barefame Instalações Industriais, além da Energo Agro Industrial Ltda. 

A Bardella também controla, de forma majoritária, a Bardella Administração de Bens e Empresas e Corretora de Seguros. Além do mais, a empresa possui participação na Planihold S.A., na Indústria Metalúrgica e Mecânica da Amazônia (IMMA) e na Durafeno.


Breve história da empresa

A história da Bardella teve início em 1911, quando a empresa foi fundada por Antonio Bardella, ainda com o nome de “Officinas Bardella”. A instalação da sua primeira fundição ocorreu em 1916 e, em 1927, a empresa construiu a primeira ponte rolante. 

Bardella S.A - BDLL3, BDLL4

Em 1942, a companhia abriu capital e passou a ter ações negociadas na Bolsa de Valores brasileira. Ao mesmo tempo, mudou a razão social para Bardella S.A. Indústrias Mecânicas. Já em 1970, a empresa deu início às operações na cidade de Guarulhos e, três anos mais tarde, construiu fábrica em Sorocaba. 

Com o início da década de 80, a empresa começou a elaboração de grandes projetos, como a produção, para a Usina Hidrelétrica de Itaipu, das maiores pontes rolantes do mundo, todas com capacidade de mil toneladas. Já em 1986, foram fornecidas para as Usinas Nucleares de Angra 1 e 2, diversos tipos de equipamentos. 

Em 2001, a Bardella foi associada com a The Timken Company, empresa fabricante de rolamentos. Em 2003, foi iniciada a fabricação de equipamentos para Óleo & Gás. Já em 2007, foi assinado, junto à Siderúrgica do Atlântico, um contrato para o fornecimento de pontes rolantes. 

Bardella S.A - BDLL3, BDLL4

Dois anos depois, em 2009, o contrato para fornecimento de hidromecânicos para as hidroelétricas de Santo Antônio e Jirau foi assinado pela Bardella. Por fim, a empresa está listada na B3 com ações ordinárias (BDLL3) e ações preferenciais (BDLL4), além de estar no mercado fracionado, sob os códigos (BDLL3F e BDLL4F).


Diretoria

Rubens Geraldo Gunther (Diretor)

Eduardo Fantin (Diretor)


Conselho administrativo

Claudio Bardella (Presidente do Conselho de Administração)

Célio Siqueira Gios (Conselho de Administração – Efetivo)

José Roberto Mendes da Silva (Vice Pres. C.A. e Diretor Presidente)


Principais concorrentes

Kepler Weber – KEPL3

Indústrias Romi – ROMI3

Nordon indústrias Metalurgicas – NORD3


Perspectiva para o futuro

A longa trajetória da Bardella S.A faz da empresa uma das mais sólidas no setor em que atua. Isso porque a companhia fez, e ainda faz, parte de diversas etapas do desenvolvimento brasileiro. A maioria das atividades da empresa sempre foram desenvolvidas de forma pioneira no mercado. 

Além disso, a Bardella está sempre se moldando e se adaptando às necessidades do mercado, que cresce e evolui de forma constante, principalmente em relação à competitividade.

Portanto, sua projeção futura deve incluir a continuidade na consolidação de suas atividades, com o intuito de se manter líder no fornecimento de equipamentos para os setores industriais de Metalurgia, Movimentação de Materiais, Aços Trefilados, Petróleo, Gás, Energia e Ações Laminados, por exemplo.


Composição acionária

BDLL3 Acionista Percentual
1 Cb Holding S/a 58,20%
2 Sandra Bardella R. M. Soares 7,70%
3 Monica Bardella R. A. Machado 7,70%
4 Patricia Bardella R. Puoli 7,70%
5 Amadeu Bardella Caparelli 15,00%
6 Dirceu Luiz Natal 0,26%
7 Free Float 3,45%
BDLL4 Acionista Percentual
1 Cb Holding S/a 1,57%
2 Sandra Bardella R. M. Soares 0,08%
3 Monica Bardella R. A. Machado 0,08%
4 Patricia Bardella R. Puoli 0,08%
5 Fundo de Inv. Jaburá Ações 11,08%
6 Norte Energia Fundo de Investimento em Participações 7,99%
7 Dirceu Luiz Natal 8,36%
8 Elton Ughini 7,05%
9 Free Float 63,71%