Banestes

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4 de 5
Gestão:
  1 de 5
Ticker BEES3, BEES4
Fundador João Punaro Bley
Presidente da empresa José Amarildo Casagrande
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos consecutivamente desde 2010. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 92.38%
Ano de fundação 1937
Ano do IPO 1966
Setor de atuação Bancos
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Banestes
Principais produtos

Por se tratar de um banco, os principais produtos da companhia são:

  • Contas correntes e poupança;
  • Cartões;
  • Câmbio;
  • Capitalização;
  • Previdência privada;
  • Seguros;
  • Fundos de investimentos.

O que a empresa faz?

O Banco do Estado do Espírito Santo S.A. (Banestes) é uma instituição financeira múltipla, controlada pelo governo do Estado do Espírito Santo. O banco possui a maior parte das redes bancárias do Estado e atua em todos os 78 municípios capixabas

Banestes - BEES3, BEES4

Além disso, o banco é composto por três empresas: Banestes Seguros S.A., Banestes Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários S.A. e Banestes Administradora, Corretora de Seguros, Previdência e Capitalização Ltda, que juntas compõem o Sistema Financeiro Banestes

A instituição financeira possui, ao todo, 870 pontos de atendimento, onde atende mais de 1,1 milhão de clientes, além de possuir um amplo portfólio de produtos e serviços bancários destinados tanto às pessoas físicas quanto jurídicas. 

O governo do Espírito Santo é responsável por deter uma porcentagem de 92% das ações ordinárias do Banestes, além de parte das ações preferenciais da empresa. A outra parte das ações ficam à cargo dos demais acionistas do banco. 

As pessoas físicas que utilizam o Banestes, contam com serviços bancários diversos, como: crédito pessoal, cartão de crédito e débito, cheque especial, financiamento de bens, variados tipos de seguros, depósitos e pagamentos, além de abertura de conta poupança e investimentos. 

Banestes - BEES3, BEES4

Já para os clientes corporativos, o Banestes oferece linhas de crédito para investimento, linhas de crédito empresarial, linhas de crédito para agricultura e pecuária, microcrédito, prestação de serviços e administração de recursos de terceiros e cobrança de títulos, operações de recursos do BNDES, dentre outras operações bancárias. 


Breve história da empresa

A história do Banestes teve início em 1937, quando a instituição financeira foi fundada com o nome de Instituto de Crédito Agrícola do Espírito Santo. Naquela época, o banco oferecia crédito para as atividades econômicas que estavam em vigor no estado do Espírito Santo, como as lavouras de café, pecuária de corte e produção de leite. 

Banestes - BEES3, BEES4

Na década de 1940, o estado do Espírito Santo passou por um período de recessão econômica, onde os cidadãos tiveram que enfrentar a seca, a estagnação econômica e as guerras. No mesmo período, o então presidente do Brasil na época, Getúlio Vargas, trocou a moeda brasileira, os réis, pelo cruzeiro. A medida fez com o que o banco elaborasse medidas para que o dinheiro fosse trocado o mais rápido possível. 

Durante as décadas de 1950 e 1960, o Banestes mudou o direcionamento dos serviços bancários, já que o país entrava no processo de industrialização. Sendo assim, se no início as atividades do banco eram voltadas para o modelo agrário, nas décadas de 50 e 60 os produtos oferecidos pelo banco se destinavam à chegada das novas indústrias no país. 

Já na década de 70, o Instituto de Crédito Agrícola do Espírito Santo (RuralBank) passou a se chamar Banestes – Banco Estadual do Espírito Santo, assim como conhecemos hoje. A mudança veio após um pedido do Banco Central em uniformizar os nomes dos bancos estaduais. 

Banestes - BEES3, BEES4

Na década de 1990, o Banestes deu início ao processo de informatização da instituição e, com isso, passou a ligar os serviços bancários com a tecnologia. Além disso, o banco ampliou sua atuação até que todos os municípios do estado fossem beneficiados. 

Atualmente, o banco possui ampla presença nas atividades do ambiente agrícola, onde contribui imensamente com o desenvolvimento do Espírito Santo, atendendo os habitantes do estado. 


Diretoria

José Amarildo Casagrande (Diretor-Presidente)

Alcio de Araújo (Diretor de Administração)

Carlos Artur Hauschild (Diretor de Riscos e Controle)

Fernando Poncio Paiva (Diretor de Relações com Investidores e de Finanças)

Fernando Valli Cardoso (Diretor de Rede)

Marcos Amaral Vargas (Diretor de Administração de Recursos de Terceiros e Distribuição)

Marcos Vinícius Nunes Montes (Diretor de Negócios e Recuperação de Ativos)

Silvio Henrique Brunoro Grillo (Diretor de Tecnologia)


Conselho administrativo

Sérgio Pereira Ricardo (Presidente)

Andreia Pereira Carvalho

Carla Barreto

João Felício Scárdua

José Amarildo Casagrande

Luiz Fernando Schettino

Nilson Elias Tristão

Pedro Marcelo Cezar Guimarães

Rogério Arthmar

Marcelo Calmon Dias


Principais concorrentes

Banco do Brasil (BBSA3)

Itaúsa S.A (ITSA3)

Itaú Unibanco (ITUB3)

Banco Santander (BCSA3)

Banco Bradesco(BBDC3)


Perspectiva para o futuro

Como visto, o Banco do Estado do Espírito Santo S.A. (Banestes) é uma instituição financeira múltipla, controlada pelo governo do Estado do Espírito Santo. Durante os anos de história, o banco passou por diversas crises por conta da situação financeira do país e do mundo e teve, em meio a tantos obstáculos, desenvolver formas de continuar crescendo. 

Banestes - BEES3, BEES4

Uma das estratégias que o Banestes utiliza para crescer é a expansão da carteira de crédito para as empresas do estado do Espírito Santo. Além disso, o banco disponibiliza fidelização de clientes para a consolidação da marca Banestes, bem como investimento em tecnologia. 

Sendo assim, o Banestes contribui de forma efetiva no crescimento do estado, onde gera valor para à sociedade através das atividades bancárias e contribui para o desenvolvimento econômico sustentável do ES. 

Portanto, a projeção futura do banco deve incluir a ampliação do portfólio de produtos, com o intuito de democratizar o crédito e incluir de forma mais abrangente tanto pessoas físicas quanto jurídicas.


Composição acionária

BEES3 Acionista Percentual
1 Governo do Estado do Espírito Santo 92,347%
2 Outros 7,653%
BEES4 Acionista Percentual
1 Governo do Estado do Espírito Santo 92,414%
2 Outros 7,586%