Banco do Estado de Sergipe (Banese)

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker BGIP3, BGIP4
Fundador Luiz Garcia
Presidente da empresa Fernando Soares da Mota
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

O Banese (Banco do Estado de Sergipe) distribui dividendos consecutivamente desde 2003. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 93.64%
Ano de fundação 1961
Ano do IPO 1999
Setor de atuação Bancos
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Banco do Estado de Sergipe
Principais produtos
  • Operações de crédito direcionadas aos servidores públicos com consignação em folha de pagamento;
  • Operações vinculadas ao cartão de crédito Banese Card;
  • Linhas destinadas a capital de giro e antecipação de recebíveis empresariais.

O que a empresa faz?

O Banese – Banco do Estado de Sergipe S.A. é uma instituição financeira de capital aberto, controlada pelo Estado de Sergipe. O banco é o principal incentivador do crescimento econômico da população de Sergipe, onde atua por meio da prestação de serviços bancários. 

Banco do Estado de Sergipe (Banese) - BGIP3, BGIP4

Junto à Sergipe Administradora de Cartões e Serviços Ltda. (SEAC), o Banese forma um conglomerado econômico, onde a Banese Corretora e Administradora de Seguros, a Caixa de Assistência dos empregados do Banese (CASSE) e o Instituto Banese de Seguridade Social (SERGUS) também fazem parte da marca. 

Inclusive, o Instituto Banese de Seguridade Social é responsável pela gestão da responsabilidade socioambiental, além de dar apoio às manifestações culturais no Estado de Sergipe. 

A atuação do Banese se dá, principalmente, na oferta de serviços bancários para pessoas físicas, além de financiamento de capital de giro para pequenas e médias empresas. 

Além disso, o banco atua no financiamento de construções de empreendimentos imobiliários, realizando operações oriundas de repasses do BNDES e BNB, através de carteiras rurais e industriais. 

Banco do Estado de Sergipe (Banese) - BGIP3, BGIP4

A estratégia de negócios da instituição financeira é voltada para a busca de excelência na geração de valor, tanto para os clientes quanto para os colaboradores. Para isso, o Banese segmenta e redesenha os modelos de negócios e, assim, conquista maior fidelização e crescimento por meio da base de clientes. 

Só no ano de 2020, a empresa registrou um total de 888.786 clientes, incluindo conta corrente e poupança de pessoa física e clientes pessoa jurídica. Ao todo, o Banese conta com 63 agências, 9 postos de serviços e 491 terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos), dispostos em todos os 75 municípios sergipanos. 


Breve história da empresa

A história do Banese teve início em 1961, quando a instituição financeira foi criada com o nome de Banco de Fomento Econômico (BANFESE), ainda no governo de Luiz Garcia. As atividades do banco se iniciaram, de forma integral, no dia 2 de janeiro de 1964. 

Em 1967, após passar por mudanças em sua estrutura organizacional, o banco alterou a razão social e passou a se chamar Banese – Banco do Estado de Sergipe S.A. No mesmo ano, as primeiras agências do banco foram inauguradas no interior de Sergipe. 

Banco do Estado de Sergipe (Banese) - BGIP3, BGIP4

Durante os anos de 1964 e 1975, o Banese expandiu sua atuação no Estado de Sergipe, e abriu agências em Itabaiana, Boquim, Lagarto, Estância, Nossa Senhora das Dores e Aquidabã. No mesmo período, também foi criada a Caixa de Assistência dos Funcionários, além da Associação Atlética Banese. 

Já em 1978, o banco passou por uma reestruturação administrativa, onde o desenvolvimento da área de Recursos Humanos foi eleita como prioridade. Além disso, a instituição financeira também implementou os setores financeiros, planejamento e sistemas e métodos. 

Na década de 80, com parte do processo de expansão, o Banese criou a BACISA (Banese Crédito Imobiliário/Poupança Banese), a Banese Corretora de Seguros, o SERGUS, a Carteira de Open Market e o Sistema de Conta Única do Governo Federal.

Em 1991, o Banese se tornou uma instituição financeira múltipla, onde passou a automatizar sua rede de agências. Além do mais, o banco se interligou a mais de 4.700 agências e bancos estatais espalhados pelos estados brasileiros. 

Banco do Estado de Sergipe (Banese) - BGIP3, BGIP4

Houve um período onde o banco passou por dificuldades e, para driblar o momento de crise, começou a investir na valorização dos seus colaboradores, em produtos bancários, na modernização da rede de atendimento, além de investir também em automação e tecnologia. 

Com isso, o Banese lançou o Banese Card, um cartão exclusivamente sergipano com foco no desenvolvimento da economia da população de Sergipe. Além disso, o banco lançou também o Ponto Banese, uma rede de correspondentes bancários que permite aos clientes pagar e realizar transações em diversos estabelecimentos. 


Diretoria

Fernando Soares da Mota – Diretor Presidente

Helom Oliveira da Silva – Diretor de Finanças, Controles e Relações com Investidores

Renato Augusto Cruz Dantas – Diretor de Gestão Estratégica e Tecnologia

José Marcelino Andrade – Diretor Administrativo

Olga Maria dos Santos Carvalhaes – Diretora de Crédito e Serviços


Conselho administrativo

José Augusto Chaves Resende – Presidente

José de Oliveira Júnior – Vice-Presidente

Marcos Venícius Nascimento

Antônio José de Gois

Guilherme Maia Rebouças

Fernando Soares da Mota

Silvana Maria Lisboa Lima


Principais concorrentes

Banco Bradesco (BBDC3)

Banco Santander (BCSA3)

Banco do Brasil (BBAS3)

Banco Inter (BIDI3, BIDI4, BIDI11)

Banco da Amazônia (BAZA3)

Banco ABC (ABCB3)


Perspectiva para o futuro

Como visto, a longa trajetória do Banese fez da instituição um ambiente sério e confiável para a população de Sergipe. Além disso, a quantidade de serviços financeiros que o banco disponibiliza, faz a empresa crescer em diferentes âmbitos e segmentos, potencializando ainda mais a importância do banco no mercado sergipano. 

Em linhas gerais, as perspectivas para o futuro da empresa são promissoras. O fato do banco disponibilizar um cartão exclusivo, também auxilia no alcance de novos clientes, aumentando assim a oferta de produtos. Além do mais, a diversificação dos produtos oferecidos pela companhia têm se mostrado eficientes ao longo do tempo.

O que podemos esperar para o futuro é a visão de flexibilidade que o Banco oferece, focado, principalmente, na flexibilidade e competitividade na execução das estratégias de negócios. Por fim, é possível esperar que o Banco otimize os serviços já prestados tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas, a fim de ampliar as especializações e demandas específicas dos grupos de clientes.


Composição acionária

BGIP3 Acionista Percentual
1 Governo do Estado de Sergipe 93,64%
2 Free Float 6,36%
BGIP4 Acionista Percentual
1 Governo do Estado de Sergipe 86,09%
2 Free Float 13,91%