Biomm

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker BIOM3
Fundador Guilherme Caldas Emrich e Walfrido Silvino dos Mares Guia Neto (Fundadores da Biobrás - antecessora da Biomm)
Presidente da empresa Heraldo Carvalho Marchezini
Alavancada? Sim
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa não possui um histórico consistente de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 2001
Ano do IPO 2010
Setor de atuação Saúde
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da Biomm
Principais produtos

A Biomm é a quarta maior produtora de insulina mundial. Além de seu produto principal, a companhia fornece os seguintes produtos:

  • Creme hidratante para os pés;
  • Insulina em pó para inalação;
  • Trastuzumabe (medicamento oncológico);
  • Insulina Glargina.

O que a empresa faz?

Fundada em 2001, a Biomm é uma empresa biofarmacêutica, considerada como uma das principais companhias brasileiras de biotecnologia. Além disso, a Biomm conta com mais de 20 patentes e relevante experiência internacional. 

Biomm - BIOM3

A fundação da empresa ocorreu a partir da cisão parcial da Biobrás, que na época, em 2001, era considerada a maior produtora nacional de insulina e a quarta produtora mundial. Hoje a Biomm possui um corpo técnico experiente, além de ser pioneira no Brasil em biotecnologia farmacêutica. 

Recentemente, a Biomm retomou a produção nacional de insulina com a instalação de uma nova unidade industrial no estado de Minas Gerais, localizada na cidade de Nova Lima. A nova unidade, além de produzir insulina, também vai focar na produção de outros tipos de produtos biofarmacêuticos. 

Com sede em Belo Horizonte, a Biomm é a única empresa do segmento biofarmacêutico listada na Bolsa de Valores Brasileira.  

Modelo de Negócios

O principal produto comercializado pela Biomm é a insulina. No Brasil, a empresa se enquadra como a maior produtora de insulina e a quarta na produção mundial. Só no Brasil, estima-se que haja mais de 12 milhões de diabéticos e outras 800 mil pessoas em situação pré-diabética. 

Biomm - BIOM3

Entretanto, toda a insulina utilizada no país para o controle e tratamento da doença vem de fora, sendo portanto 100% importada. Assim, como a dimensão da diabetes é grande, a estratégia da Biomm é montar uma estrutura de produção de insulina no país, com o intuito de atender a demanda que existe no Brasil. 

Além do desenvolvimento de insulina, a Biomm também se preocupa em desenvolver um portfólio de produtos que englobe outros produtos biofarmacêuticos, tudo com o apoio de um grupo de pesquisadores.


Breve história da empresa

A história da Biomm teve início com a Biobrás, empresa pioneira no Brasil em biotecnologia farmacêutica. A Biobrás, foi fundada na década de 70 por empreendedores que investiram na produção de substâncias biológicas, como as extraídas de tecidos animais e vegetais. O intuito dessa extração, era destinar as substâncias para indústrias farmacêuticas, alimentícias e têxtil. 

Biomm - BIOM3

No final da década de 1970, a empresa firmou uma joint venture que, na época, era classificada com uma das principais produtoras mundiais de insulina. A joint venture, neste caso, foi fundada para servir como produtora local de insulinas animais. 

Já nas décadas de 80 e 90, a empresa adquiriu de forma integral o controle da joint venture e, a partir disso, passou a desenvolver sua própria tecnologia de produção de insulina humana recombinante, bem como sua propriedade intelectual. 

Na época, a companhia era uma das únicas empresas brasileiras que exportava produtos farmacêuticos para diversos países da Europa, Américas e Ásia. 

Em 2001, ocorreu a cisão da Biobrás e a criação da Biomm, que passou a deter os principais pesquisadores, as patentes do processo de produção de insulina, o completo know-how de produção de insulina e outros biofarmacêuticos e os principais executivos do negócio. 

Com a criação da Biomm, toda a estratégica de mercado da empresa foi voltada para o desenvolvimento tecnológico, reestruturação para a volta ao mercado, bem como o licenciamento de sua tecnologia. 

Já em 2012, a empresa passou a fazer parte do segmento Bovespa+, nível de maior governança corporativa da Bolsa de Valores. Em 2013, o processo de capitalização para a construção da fábrica em Nova Lima, Minas Gerais, foi concluído. 


Diretoria

Heraldo Carvalho Marchezini (Diretor Presidente)

Francisco Carlos Marques de Freitas (Diretor de Operações)

Mirna Santiago Vieira (Diretora Financeira de Ri)

Luciano Vilela (Diretor de Tecnologia)

Ciro Enrique Massari (Diretor Comercial)


Conselho administrativo

Guilherme Caldas Emrich (Presidente)

Italo Aurelio Gaetani

Walfrido Silvino dos Mares Guia Neto

Luiz Francisco Novelli Viana

Eduardo Augusto Buarque de Almeida

Sérgio Gusmão

Cláudio Luiz Lottenberg

Dirceu Brás Aparecido Barbano


Principais concorrentes

Biotoscana (GBIO33)

Ourofino Saude Animal (OFSA3)


Perspectiva para o futuro

A Biomm é uma empresa farmacêutica, que possui em seu portfólio mais de 20 patentes e relevante experiência internacional, sendo uma das principais empresas de biotecnologia brasileira. 

Ao longo dos anos, a empresa investiu em melhorar sua tecnologia, além de aprimorar seu processo de produção e ampliar seu portfólio. Com isso, a Biomm intensificou a produção do seu principal produto, a insulina, e passou a produzir outros tipos de produtos biofarmacêuticos. 

Nesse sentido, a Biomm conta com um grupo de pesquisadores qualificados e, a partir disso, investe no desenvolvimento de produtos que sejam inovadores e que possuam um alto valor agregado, tanto no campo da insulina/diabetes, como em outros produtos biofarmacêuticos. 

Portanto, sua projeção futura deve incluir investimentos em tecnologia com o intuito de aumentar a quantidade da produção de insulina, para que o Brasil atinja a autossuficiência na produção do medicamento e, desta forma, passe a fazer parte do ciclo de países que produzem insulina no mundo. 


Composição acionária

BIOMM3 Acionista Percentual
1 Fernando Xavier Ferreira 0,10%
2 Gama Participações Ltda. 0,87%
3 Bdmgtec Participação S.a 6,66%
4 Citissimo Do Brasil Participações Ltda 5,35%
5 Cayuga Park Qvt Llc - Citibank Dtvm As 5,09%
6 Vinci Gas Fundo de Investimento em Ações - Fhs 2,07%
7 Henriqueta Martins Dos Mares Guia 0,66%
8 Walfrido Silvino Dos Mares Guia Neto 6,53%
9 Samos Participações Ltda. 3,93%
10 Luiz Francisco Novelli Viana 0,48%
11 Ibr L.p. 16,56%
12 Vinci Gas Fundo de Investimento em Ações 9,26%
13 Guilherme Caldas Emrich 1,38%
14 Italo Aurelio Gaetani 3,97%
15 Bndes Participações - Bndespar 9,62%
16 Emvest Emrich Investimentos Ltda 4,33%
17 Elbrus Participações Ltda. 0,95%
18 Free Float 22,19%