Biosev

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker BSEV3
Fundador Grupo Louis Dreyfus Commodities
Presidente da empresa Juan José Blanchard
Alavancada? Sim
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa não possuí um histórico consistente de pagamento de dividendos.

Prêmios Prêmio Visão Agro (2018-2019) / Valor 1000 (2016-2019) / Revista Exame (2019) / Prêmio Visão Agro Centro Sul (2019) / Empresas Mais | Estadão (2018)
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 2000
Ano do IPO 2012
Setor de atuação Consumo não Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da Biosev
Principais produtos

Os principais produtos da empresa são:

  • Comercialização de Açúcar;
  • Etanol;
  • Energia derivada do bagaço de cana.

O que a empresa faz?

A Biosev é uma empresa que produz açúcar, etanol e energia, sendo portanto uma companhia do setor sucroenergético. Ao todo, a empresa possui 11 unidades de agroindústria, que atuam nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. 

Biosev - BSEV3

Além disso, a Biosev também possui um terminal próprio no porto de Santos (SP) e conta com mais de 10 mil colaboradores. A capacidade anual de processamento da empresa é de, aproximadamente, 36,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. 

Além do Brasil, a Biosev comercializa seus produtos para mais de 30 países, incluindo países da Europa, América do Norte, África, Ásia, dentre outros. As atividades da empresa são controladas pelo grupo Louis Dreyfus. 

A companhia, além de atuar no processamento de cana-de-açúcar, também desenvolve atividades agrícolas em terras próprias, além de gerar e comercializar energia. Os produtos que compõem o portfólio da empresa são focados no açúcar VHP (very High Polarization) e etanol combustível. 

Biosev - BSEV3

Também fazem parte do portfólio da Biosev, a produção de açúcar cristal, açúcar refinado, açúcar líquido, etanol industrial e etanol neutro. 

Na Bolsa de Valores, a Biosev está listada no Novo Mercado, o mais alto nível de governança da B3, sob o código BSEV3. 

Principais produtos

A Biosev é uma empresa que produz açúcar, etanol e energia. Dentre os produtos mais comercializados, temos:

  • Açúcar cristal, líquido, líquido investido, VHP e refinado; 
  • Etanol hidratado, anidro, extra neutro, neutro e destilado alcoólico simples de cana e  fúsel.

Breve história da empresa

A história da Biosev teve início no ano 2000, após o Grupo Louis Dreyfus Commodities adquirir a usina Cresciumal, localizada em Leme, no estado de São Paulo. Após a aquisição, a empresa deu início ao processo de expansão no setor sucroenergético do Brasil. 

Biosev - BSEV3

Nos anos que se seguiram, a empresa passou a realizar diversas aquisições. Em 2001, por exemplo, a usina Luciânia, atual usina Lagoa da Prata, foi adquirida em Minas Gerais. Logo mais, em 2003, as operações de cogeração de energia a partir do bagaço da cana foram iniciadas pela usina Cresciumal. Em 2014, realizou mais uma aquisição, a usina São Carlos, localizada em Jaboticabal (SP). 

No ano de 2007, a empresa realizou mais duas aquisições, as usinas de Tavares de Melo Açúcar e Álcool, com o intuito de permitir que a companhia se expandisse para os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Mato Grosso. 

Mais tarde, em 2012, a empresa teve sua razão social alterada para Biosev. No ano seguinte, a Biosev abriu seu capital da Bolsa de Valores, no Novo Mercado, o mais alto nível de governança da B3. Além das ações ordinárias, a Biosev também possui ações fracionadas sob o código BSEV3F.


Diretoria

Juan José Blanchard (Diretor Presidente)

Leonardo Oliveira D’Elia (Diretor Financeiro e de Relações com Investidores)

Ricardo Lopes (Diretor Operacional)


Conselho administrativo

Adrian Gustavo Isman (Presidente)

Patrick Julien Treuer (Vice-Presidente)

Enrico Biancheri

André Roth

Federico Adrian Cerisoli

Neil Roxburgh Balfour

Philippe Jean Henri Delleur

Ricardo Barbosa Leonardos


Principais concorrentes

São Martinho (SMTO3)


Perspectiva para o futuro

A Biosev é uma das maiores empresas de açúcar e etanol do país. Para se ter uma ideia, em nove meses da safra 2020/21, a empresa teve lucro líquido de R$ 485,3 milhões, demonstrando uma produção recorde de açúcar e bons preços da commodity. 

Como a empresa possui operações em três estados – São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – a produção atingiu 85,7 toneladas de cana por hectare no acúmulo da safra. O valor representa um recorde histórico para a empresa, que registrou alta de 2,9% ante o ciclo anterior. 

Nesse sentido, como projeção futura, a empresa deve investir em formas de ampliar os negócios, com o intuito de melhorar a operação agrícola e industrial, ainda mais levando em conta o ano desafiador do mercado como um todo.


Composição acionária

BSEV3 Acionista Percentual
1 Nl Participations Holdings 4 B.v. 0,87%
2 Sugar Holdings B.v. 12,82%
3 Hédera Investimentos E Participações Ltda. 79,44%
4 Nl Participations Holdings 2 B.v. 0,88%
5 Outros 5,99%