Banco Nordeste do Brasil S.A.

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker BNBR3
Fundador Getúlio Vargas com a LEI No 1.649, DE 19 DE JULHO DE 1952.
Presidente da empresa Romildo Carneiro Rolim
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuiu dividendos consecutivamente até 2007. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Não
Participação do Estado 55%
Ano de fundação 1952
Ano do IPO 1977
Setor de atuação Financeiro
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI Banco Nordeste
  2. Fundamentos Banco Nordeste
Principais produtos
  • Concessão de crédito;
  • Áreas de pesquisa;
  • Assistência técnica;
  • Apoio à comercialização;
  • Microcrédito produtivo

O que a empresa faz?

O Banco do Nordeste do Brasil S.A é uma instituição financeira múltipla, considerado o maior banco de desenvolvimento regional da América Latina. É organizado sob forma de sociedade de economia mista e de capital aberto, onde o Governo Federal possui mais de 90% do seu capital. 

Banco Nordeste do Brasil S.A. - BNBR3

O banco possui como clientes, agentes institucionais, econômicos e pessoas físicas, sendo que os agentes econômicos se classificam como empresas, cooperativas e associações. Já os agentes institucionais, são as entidades governamentais e não governamentais. As pessoas físicas, por sua vez, englobam os empreendedores informais e os produtores rurais. 

O Banco do Nordeste está presente em mais de 2 mil municípios dos estados da região Norte, além de atuar também no norte de Minas Gerais e no norte do Espírito Santo. Atualmente, o banco é líder na aplicação de recursos de longo prazo, bem como de crédito na área em que atua. 

Forma de atuação

Uma das principais atividades do Banco do Nordeste, e que define a atuação da empresa, é a concessão de crédito. Apesar de ser um recurso importante para a região, por conta das potencialidades ainda não desenvolvidas, o banco oferece também serviços financeiros além do crédito. 

Banco Nordeste do Brasil S.A. - BNBR3

Como exemplo, o banco disponibiliza aos moradores da região Nordeste, áreas de pesquisa, assistência técnica e apoio à comercialização. Para impulsionar o alcance do banco com os clientes, a instituição financeira criou medidas como os Agentes de Desenvolvimento, as Agências Itinerárias, Políticas de Desenvolvimento Territorial, dentre outros. 


Breve história da empresa

O Banco do Nordeste do Brasil foi criado pela Lei nº 1649, em 1952. O principal objetivo para criação do banco foi a atuação no Polígono das Secas, nome dado ao perímetro que compreende o território brasileiro mais atingido por longos períodos de estiagem. 

Em 1954, como já estava previsto na própria Lei de criação do banco, o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) foi criado como forma de organizar os primeiros anos de atuação do banco, sendo mantido até os dias atuais. 

Como principais atividades, o escritório técnico é responsável por elaborar e difundir os conhecimentos, tanto técnicos quanto científicos, sobre o Nordeste. Além disso, o Etene planeja, formula, coordena e avalia as políticas e programas da região, com foco em promover o desenvolvimento sustentável. 

Em 1998, o Crediamigo – programa de microcrédito produtivo e orientado urbano – foi criado, sendo hoje o maior da América Latina. Em 2005, o programa chegou à zona rural por meio da criação do Agroamigo. 

Em 2016, o Banco do Nordeste investiu na criação de um equipamento, o Hub Inovação Nordeste (Hubine), que dá apoio a empreendedores que desenvolvem ideias visando superar os desafios da região. 


Diretoria

Antônio Jorge Pontes Guimarães Júnior

Wanger Antônio de Alencar Rocha

Cláudio Luiz Freire Lima

Cornélio Farias Pimentel

Perpétuo Socorro Cajazeiras

Sandra dos Santos Souza Lisbôa


Conselho administrativo

Cláudio de Oliveira Torres

Charles Laganá Putz

Eudes de Gouveia Varela

José Lucenildo Parente Pimentel

Rheberny Oliveira Santos Pamponet

Ricardo Soriano de Alencar


Principais concorrentes

Banco Mercantil de Investimentos

Banco Itaú Unibanco

Banco Banpará

Banco Pan

BRB Banco de Brasília


Perspectiva para o futuro

O Banco do Nordeste do Brasil é uma das principais instituições que atuam no desenvolvimento regional de toda a América Latina. Além disso, como instituição de fomento para diminuir as desigualdades regionais, o banco possui forte atuação nos setores rural, de infraestrutura, energia e agroindustrial. 

O microcrédito rural e urbano que o banco oferece cumpre um papel socioeconômico de fundamental importância para a população da região Nordeste, que na grande maioria das vezes enfrenta dificuldade de acesso a esse tipo de incentivo. 

Portanto, em linhas gerais, as perspectivas para o futuro da empresa são promissoras, já que o Banco do Nordeste atua no desenvolvimento consistente da região Nordeste como um todo.


Composição acionária

BNBR3 Acionista Quantidade Percentual
1 União Federal 47.896.415 55,45%
2 FI Caixa FGEduc Multimercado 30.205.568 34,97%
3 BB FGO Fundo de Investimento em Ações 6.206.000 7,19%
4 Outros 2.063.481 2,39%