BTG Pactual

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  3,5 de 5
Gestão:
  3 de 5
Ticker BPAC3, BPAC5, BPAC11
Fundador André Jakurski, Luiz Cezar Fernandes e Paulo Guedes
Presidente da empresa Roberto Balls Sallouti
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos consecutivamente desde 2010. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Melhor Banco Especializado do país na edição de 2018 do ranking “As Melhores da Dinheiro” / Best Private Bank in Latin America (Global Finance) / Prêmio de melhor Fundo Macro Global (Investor Choice Awards)
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1983
Ano do IPO 2012
Setor de atuação Financeiro
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos do BTG Pactual
Principais produtos

O Banco BTG Pactual está organizado nas seguintes áreas de negócios:

  • Investment Banking. Serviços de assessoria financeira e em mercado de capitais;
  • Corporate Lending. Financiamentos, créditos estruturados e empréstimos garantidos a empresas;
  • Sales and Trading. Produtos e serviços a um grupo diversificado de clientes nos mercados local e internacionais, incluindo serviços de formador de mercado, corretagem e compensação, bem como operações com derivativos, taxas de juros, câmbio, ações, energia e commodities para fins de hedge e de negociação;
  • Asset Management. Serviços de gestão de ativos a partir de um amplo portfólio de produtos nas maiores classes de ativos brasileiros e internacionais a clientes brasileiros e estrangeiros;
  • Wealth Management. Serviços de consultoria em investimento e de planejamento financeiro, bem como produtos de investimento a indivíduos de alta renda; e
  • Participations. Participação societária minoritária em certos grupos econômicos, no mercado brasileiro e internacional, majoritariamente em produtos e serviços financeiros.

O que a empresa faz?

O Banco BTG Pactual é um banco de investimento, que atua na gestão de ativos e fortunas. Para isso, a empresa conta com uma plataforma internacional de investimentos e distribuição. 

O banco de investimentos nacional possui atividades no mercado financeiro, onde engloba os segmentos de global asset management na América, wealth management e investment bank. O BTG Pactual possui administração baseada no partnership, onde os parceiros da instituição financeira também são executivos do banco. 

BTG Pactual - BPAC3, BPAC5, BPAC11

Com sede em São Paulo e no Rio de Janeiro, a empresa conta com 156 executivos, além de possuir escritórios em polos financeiros globais em Londres, América Latina, Hong Kong e Nova Iorque. 

O Banco BTG Pactual possui as seguintes áreas de negócios:

  • Investment Banking; 
  • Corporate Lending; 
  • Sales and Trading; 
  • Asset Management; 
  • Wealth Management; 
  • Participations. 

No segmento de Investment Banking, a empresa oferece serviços de assessoria financeira e em mercado de capitais. No Corporate Lending, são ofertados serviços de financiamentos, créditos estruturados e empréstimos garantidos a empresas. 

Já no Sales and Trading, o BTG Pactual oferece produtos e serviços destinados a grupos diferentes de clientes que atuam nos mercados local e internacional. Neste segmento, a empresa inclui serviços de formador de mercado, compensação e corretagem, além de operações com derivativos, câmbio, taxas de juros, energia e commodities

BTG Pactual - BPAC3, BPAC5, BPAC11

A Asset Management é destinada aos serviços de gestão de ativos, onde inclui um amplo portfólio de produtos tanto brasileiros quanto internacionais, destinados aos clientes do banco. A Wealth Management é o segmento do BTG Pactual que oferece serviços de consultoria em investimento e de planejamento financeiro. 


Breve história da empresa

O Banco BTG Pactual foi fundado em 1983, no Rio de Janeiro, por André Jakurski, Paulo Guedes e Luiz Cezar Fernandes. Na época, o trio de empresários queria fundar um negócio que fosse diferente das demais empresas do mesmo segmento e, com isso, fundaram a empresa fundamentada na gestão de partnership, na meritocracia e no empreendedorismo. 

Em 1998, o banco passou por uma mudança na parte societária, onde novos integrantes foram acoplados a empresas e os antigos executivos e diretores foram substituídos. Assim, um novo time de executivos passou a fazer parte da instituição financeira, tendo André Esteves, Eduardo Plass, Marcelo Serfaty e Gilberto Sayão como executivos da empresa. 

BTG Pactual - BPAC3, BPAC5, BPAC11

Com a mudança na gestão da empresa, a estratégia do banco também precisou ser alterada. Nesse sentido, a empresa passou a ampliar o portfólio de negócios, abrindo caminho para novos negócios. 

Já em 2006, um banco suíso adquiriu a empresa, o que alterou sua razão social para UBS Pactual. Dois anos depois, em 2008, André Esteves deixou a UBS para dar início a seu próprio negócio. O executivo criou, junto de outros investidores, a BTG Investments e, em 2009, a empresa comprou a UBS Pactual. 

Em 2010, com o auxílio do fundos de Sovereign Wealth, a empresa conseguiu captar recursos para ampliar o desenvolvimento do negócio. Por meio de um consórcio de investidores internacionais, o banco captou um resultado de USS 1,8 bilhão para investimentos. 

No ano seguinte, o BTG Investments adquiriu parte da administração no Banco Panamericano e, no mesmo ano, comprou a Brazilian Finance & Real Estate. Em 2012, a empresa deu entrada na Bolsa de Valores brasileira, além de fortalecer as atividades no mercado Latina com a aquisição da Celfin Capital (banco chileno) e da Bolsa y Renta (corretora colombiana). 

BTG Pactual - BPAC3, BPAC5, BPAC11

Em 2014, o banco expandiu seus negócios internacionais ao comprar, na Europa, duas empresas: a Ariel Re (resseguradora britânica) e o BSI (Banco Suiço). Atualmente, quem administra o BTG Pactual é Roberto Sallouti. 


Diretoria

Roberto Balls Sallouti (CEO)

Alexandre Camara e Silva (Diretor Executivo)

André Fernandes Lopes Dias (Diretor Executivo)

Antonio Carlos Canto Porto Filho (Diretor Vice Presidente Sênior)

Bruno Duque Horta Nogueira (Diretor Executivo)

Guilherme da Costa Paes (Diretor Executivo)

Iuri Rapoport (Diretor Executivo)

João Marcello Dantas Leite (Diretor Executivo, de Relações com Investidores e CFO)

Marcelo Flora Sales (Diretor Estatutário)

Mariana Botelho Ramalho Cardoso (CCO)

Oswaldo de Assis Filho (Diretor Executivo)

Renato Monteiro dos Santos (Diretor Vice Presidente Sênior)

Rogério Pessoa Cavalcanti de Albuquerque (Diretor Executivo)


Conselho administrativo

Nelson Azevedo Jobim (Presidente)

John Huw Gwili Jenkins (Vice-Presidente)

Roberto Balls Sallouti

Cláudio Eugênio Stiller Galeazzi

Mark Clifford Maletz

Guillermo Ortiz Martínez

Eduardo Henrique de Mello Motta Loyo


Principais concorrentes

Banco Bradesco (BBDC3)

Itaú Unibanco (ITUB3)

Santander (BCSA3)

Banco do Brasil (BBAS3)

Banco Inter (BIDI3, BIDI4, BIDI11)


Perspectiva para o futuro

Como visto, o Banco BTG Pactual é um dos bancos de investimento que mais possui presença no Brasil. Nos últimos anos, a atuação da empresa vem atraindo a atenção dos investidores por conta das atividades digitais que o banco desenvolveu, além da perspectiva de crescimento com as novas operações de mercado. 

A segunda geração de executivos que entrou para a empresa também corroborou para um crescimento mais dinâmico e amplo, onde o banco começou a investir mais em novas visões estratégicas, com o intuito de levar para as companhias e clientes serviços mais eficientes e dinâmicos. 

O BTG Pactual também vem se dedicando a atualizar de forma constante todas as atividades que envolvem o banco de investimento. Com isso, sua projeção futura deve incluir a ampliação da visão estratégica, como forma de acompanhar a digitalização dos bancos e otimizar a plataforma para novos investidores.


Composição acionária

BPAC3 Acionista Percentual
1 Veículos de Investimento Vinculados A Integrantes Do Partnership 2,12%
2 Btg Pactual Holding Financeira Ltda 84,44%
3 Btg Pactual Holding S.A. 1,75%
4 Outros 11,69%
BPAC5 Acionista Percentual
1 Veículos de Investimento Vinculados A Integrantes Do Partnership 8,26%
2 Btg Pactual Holding Financeira Ltda 39,47%
3 Btg Pactual Holding S.A. 6,82%
4 Outros 45,45%
BPAC11 Acionista Percentual
1 Partnership (Direta ou via BTG Pactual Holding S.A. e BTG Pactual Holding Financeira Ltda.) 72,6%
2 Veículos de Investimento Vinculados ao Partnership 4,6%
3 Free Float Total 22,9%