Banco Pan S.A

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4 de 5
Gestão:
  4 de 5
Ticker BPAN4
Fundador Grupo Sílvio Santos
Presidente da empresa Carlos Eduardo Pereira Guimarães
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos consecutivamente desde 2007. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1990
Ano do IPO 2019
Setor de atuação Financeiro
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Banco Pan
Principais produtos

O Banco PAN oferece aos seus clientes diversos produtos e serviços, dentre eles podemos citar :

Produtos:

  • Crédito e Cartão Consignado
  • Financiamento de Veículos
  • Cartão de Crédito

Serviços:

  • Consórcio
  • Seguros
  • Securitização de Recebíveis Imobiliários e do Agronegócio

Produtos de Investimento:

  • CDB – Certificados de Depósito Bancário
  • LCI/LCA – Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio
  • LF – Letras Financeiras
  • DI – Depósitos Interfinanceiros
  • Eurobonds

Para saber mais, clique aqui.

O que a empresa faz?

O Banco Pan, antigo Banco PanAmericano, é uma instituição financeira brasileira, controlada pela Caixa Econômica Federal e o BTG Pactual. Com sede em São Paulo, o Banco Pan é um dos principiais bancos médios do país. Possui como foco pessoas físicas, ofertando serviços, como: crédito consignado, financiamento de veículos, cartão de crédito institucional e seguros.

Banco Pan S.A - BPAN4

Além disso, o Banco Pan oferece opções de investimento em renda fixa, além do banco digital. Em geral, a instituição financeira está presente em todas as capitais do Brasil e nas principais cidades do país, com 60 postos de atendimento.

Para auxiliar na oferta dos serviços bancários, o Banco conta com parceiros que otimizam e impulsionam a diversificação de crédito. São parceiros como correspondentes bancários, lojas multimarcas de veículos novos e usados, concessionárias autorizadas e parceiros imobiliários.

Banco Pan S.A - BPAN4

Produtos e serviços

Assim como outras instituições financeiras, o Banco Pan oferece serviços bancários em geral, como:

Produtos Ativos:

  • Crédito e Cartão Consignado
  • Financiamento de Veículos
  • Cartão de Crédito

Serviços:

  • Consórcio
  • Seguros
  • Securitização de Recebíveis Imobiliários e do Agronegócio

Produtos de Investimento:

  • CDB – Certificados de Depósito Bancário
  • LCI/LCA – Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio
  • LF – Letras Financeiras
  • DI – Depósitos Interfinanceiros

Grupo PAN

O Grupo Pan é formado por cinco seguimentos que atuam conforme os serviços oferecidos pela instituição financeira. O PAN Arrendamento Mercantil S.A, também conhecido como PAN Arrendamento Mercantil, foi criado em 1998. É um segmento subsidiário do PAN, com foco principal no financiamento de veículos novos e usados. De forma geral, as operações ocorrem por meio do leasing financeiro.

Já o BM Sua Casa Promotora de Vendas Ltda. atua no segmento de financiamento imobiliário, principalmente, para a classe média. No Brasil, a empresa se destacou por ser pioneira na oferta de financiamentos com prazo de até 30 dias na compra da casa própria. Além disso, foi a primeira empresa a vender crédito imobiliário nas redes de lojas.

Banco Pan S.A - BPAN4

A Brazilian Securities Companhia de Securitização (Brazilian Securities) é uma empresa que atua com foco na aquisição e securitização de créditos. Dentro dessa modalidade, a empresa oferece serviços como:

  • Aquisição e venda de recebíveis imobiliários e recebíveis do agronegócio;
  • Emissão de CRI – Certificado de Recebíveis Imobiliários e CRA – Certificados de recebíveis do Agronegócio, além de outros tipos de títulos de crédito;
  • Oferta e realização e outros negócios financeiros;

Além disso, o Grupo PAN é formado pela Brazilian Finance & Real Estate S.A (Brazilian Finance & Real Estate) – empresa que atua na oferta de investimentos financeiros – e, por fim, a PAN Administradora de Consórcio Ltda, que atua na prestação de serviço voltada para consórcios de bens, como automóveis e imóveis. O processo de consórcio é feito pelo autofinanciamento.

Banco Pan S.A - BPAN4


Breve história da empresa

A história do Banco Pan começou, ainda em 1980, quando o banco se chamava PanAmericano. Inicialmente, a instituição financeira foi fundada por Sílvio Santos, empresário e apresentador brasileiro.

Na época em que foi fundado, o banco tinha como objetivo oferecer crédito às pessoas interessadas em adquirir produtos que eram ofertados nos programas apresentados por Silvio Santos.

Banco Pan S.A - BPAN4

Após a fundação, em 1990, o Banco PanAmericano já era considerado como uma das instituições financeiras mais bem sucedidas do Grupo Sílvio Santos.

Então, o Banco Pan, surgiu, de fato, após a aquisição feita pelo BTG Pactual de todas as ações do PanAmericano, antes pertencentes ao Grupo Sílvio Santos. Com a aquisição, o BTG passou a controlar o PAN com a Caixapar, através do Acordo de Acionistas da Companhia.

Ainda em 2011, a empresa passou por mudanças, focadas na retirada de parcerias entre acionistas colaboradores. Além disso, foram elaborados Acordos de Cooperação Operacional e Comercial entre as três instituições.

Banco Pan S.A - BPAN4

Crescimento

Com os Acordos de Cooperação Operacional e Comercial, vários pontos foram definidos para redirecionar estrategicamente as linhas de negócio do Banco Pan. Além disso, o acordo ampliou e diversificou os produtos oferecidos pela instituição financeira, afim de melhorar de forma interna a incorporação de novas equipes à empresa.

Banco Pan S.A - BPAN4

As medidas previstas pelo acordo incluíram itens como o comprometimento da Caixa na aquisição de créditos do PAN, porém, sem coobrigação. Outro ponto incluso foi a liquidez, principalmente em relação aos depósitos interfinanceiros e operações semelhantes.

A partir das estratégias consolidadas, a instituição financeira renovou e qualificou a equipe de trabalho, bem como fortaleceu o Governança Corporativa da empresa. Os processo de concessão de crédito foram revisados e o Banco, que antes se chamava PanAmericano, mudou a razão social para Banco Pan.

Banco Pan S.A - BPAN4

Expansão dos serviços

Com as mudanças internas do Banco Pan, a instituição financeira ampliou a oferta de serviços. Assim, passou a disponibilizar mais segmentos de atuação, como o crédito consignado, cartões de crédito, financiamento de veículos, consórcios e seguros.

Entre os anos de 2012 e 2014, o Banco Pan impulsionou o desenvolvimento de estratégias de crescimento, com o aumento de capital da empresa.

Banco Pan S.A - BPAN4

Em 2014, a Companhia realizou a venda das participações societárias que possui nas empresas PAN Seguros S.A e PanAmericano Administração e Corretagem de Seguros e Previdência Privada Ltda.

Por fim, após a venda das participações societárias, o Grupo PAN recebeu uma receita por ter permanecido com o contrato de distribuição de seguros. Em 2019, o Banco Pan realizou a oferta pública (IPO) de suas ações na bolsa de valores brasileira. Recentemente, a instituição financeira lançou a plataforma digital do banco, focada, principalmente, nas classes C, D e E.

Banco Pan S.A - BPAN4


Diretoria

Carlos Eduardo Pereira Guimarães (Diretor Presidente)

Alex Sander Moreira Gonçalves (Diretor)

Dermeval Bicalho Carvalho (Diretor de Controladoria e Compliance)

Diogo Ciuffo da Silva (Diretor)

Mauro Dutra Mediano Dias (Diretor Financeiro e Diretor de Relações com Investidores)


Conselho administrativo

Amos Genish (Presidente)

Pedro Duarte Guimarães (Vice-Presidente)

Sérgio Cutolo

Alexandre Camara e Silva

Roberto Balls Sallouti

Eduardo Dacache

Caio Megale

Fabio Carvalho

Fábio Pinheiro

Marcelo Torresi


Principais concorrentes

Banco do Brasil (BBSA3)

Banco Bradesco (BBDC4)

Itaú Unibanco (ITUB3)

Banco Santander (BCSA3)


Perspectiva para o futuro

Como visto, o Banco Pan é um dos principais bancos médios do Brasil, atuando, principalmente, com foco em pessoas físicas. Assim como outras instituições financeiras, o Banco oferece serviços bancários diversos, como crédito consignado, financiamento de veículos, financiamento de motos, cartão de crédito institucional e seguros.

Recentemente, o PAN lançou o banco digital e, nitidamente, a ação vai contribuir para a rápida aceleração e expansão dos serviços digitais ofertados pela instituição financeira.

Banco Pan S.A - BPAN4

A formalização digital é representada, por exemplo, nos números que a empresa já possui, onde 94% dos contratos de financiamento de veículos já foram digitalizados e, em relação ao crédito consignado, o número de porcentagem chega a 66%.

Nesse sentido, sua projeção futuro deve incluir estratégias para obtenção de ganhos em larga escala, além de aumentar a produtividade através do investimentos em ferramentas digitais e diversificação dos produtos ofertados.


Composição acionária

BPAN4 Acionista Percentual
1 Banco BTG Pactual S.A 28,6%
2 Caixa Participações S.A. 16,4%
3 Free Float 55%