Bradespar S.A

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker BRAP3, BRAP4
Fundador Cisão Banco Bradesco
Presidente da empresa Fernando Jorge Buso Gomes
Alavancada? Não
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A Bradespar distribui dividendos consecutivamente desde 2001 com algumas exceções no período. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 2000
Ano do IPO 2000
Setor de atuação Financeiro
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Bradespar
Principais produtos
  • A Bradespar é uma Holding, Companhia de Investimento e participações em empresas.
  • A atuação da companhia de investimentos é voltada em criar valor aos acionistas que fazem parte da empresa, por meio de participações relevantes em empresas que sejam líderes em seus setores de atuação.

O que a empresa faz?

A Bradespar é uma companhia de investimento controlada pelo Bradesco, fundada no ano de 2000. Atualmente, a empresa detém cerca de 6% do capital votante da Vale – mineradora multinacional brasileira e uma das maiores operadoras de logística do Brasil. 

Bradespar S.A - BRAP3, BRAP4

A princípio, a Bradespar foi fundada com o objetivo de fazer parte do controle acionário de grandes empresas do setor econômico do país. Porém, desde 2019, a Vale é a única empresa que faz parte do portfólio da companhia de investimento. 

No início de 2019, o país vivenciou o rompimento da barragem de Brumadinho. Com isso, as ações da Vale caíram de forma drástica, prejudicando os resultados da Bradespar. Porém, com os acordos e medidas tomadas no pós-tragédia, a companhia conseguiu se reerguer frente às autoridades e partes afetadas com o incidente. 

Além disso, o grupo que controla a Bradespar possui pouco mais de 77% das ações ordinárias da companhia, além de 1% das ações preferenciais. Basicamente, o grupo controlador é formado pela Nova Cidade de Deus Participações S.A, NCF Participações S.A, Cidade de Deus – Cia. Comercial Participações e Fundação Bradesco. 

Logo após um ano que a Bradespar foi fundada, a empresa entregou para o Nível I do Novo Mercado da B3, ou seja, o mais alto nível de governança corporativa da bolsa de valores. 

Portanto, a atuação da companhia de investimentos é voltada em criar valor aos acionistas que fazem parte da empresa, por meio de participações relevantes em empresas que sejam líderes em seus setores de atuação. Na Vale, por exemplo, a Bradespar atua de forma direta na administração superior, por meio de membros do Conselho de Administração, bem como de Comitês de Assessoramento.

Bradespar S.A - BRAP3, BRAP4


Breve história da empresa

A história da Bradespar teve início em 2000, quando a empresa foi fundada com o objetivo de fazer parte do controle de empresas líderes do setor econômico. 

Após um ano da fundação, em 2001, a companhia de investimento entrou para o Nível I de Governança Corporativa da B3, além de ter seus papéis negociados na OTC de Londres e no Latibex, Bolsa de Valores de Madrid. 

Em 2005, a política de dividendos mínimos foi anunciada. Dois anos depois, em 2007, a companhia passou por uma reestruturação administrativa com o intuito de diminuir as despesas. Como parte da reestruturação, a Bradespar terceirizou a execução dos serviços prestados e, além disso, reduziu a quantidade de diretores estatutários para apenas dois. 

Bradespar S.A - BRAP3, BRAP4

Já em 2008, a companhia de investimentos realizou, no valor de R$ 1,4 bilhão, a 1ª emissão pública de notas promissórias. No ano seguinte, foi realizada a 2ª emissão pública de notas promissórias, além da 1ª emissão pública de debêntures. 

Em 2014, para quitar débitos relativos ao Processo Judicial, a Bradespar aderiu ao REFIS, um programa destinado à recuperação judicial. Em 2017, a companhia aumentou em 10% o número de ações da Vale, após renovar o Acordo de Acionistas da empresa. 

Atualmente, o Grupo Controlador da Bradespar é formado pelas empresas Fundação Bradesco, Cidade de Deus – Cia. Comercial Participações, NCF Participações S.A. e Nova Cidade de Deus Participações S.A. 


Diretoria

Fernando Jorge Buso Gomes (Diretor Presidente e de RI)

Johan Albino Ribeiro (Diretor Sem Designação Específica)


Conselho administrativo

Fernando Jorge Buso Gomes (Presidente)

Carlos Alberto Rodrigues Guilherme (Vice-Presidente)

João Aguiar Alvarez

Denise Aguiar Alvarez

Milton Matsumoto

André Leal Faoro


Principais concorrentes

Itaúsa – ITSA3


Perspectiva para o futuro

Como visto, a Bradespar é uma companhia de investimentos que possui participação nas ações da Vale. Basicamente, a empresa busca criar valor aos acionistas que fazem parte da companhia, por meio de participações relevantes em empresas que são líderes em seus setores de atuação. 

Atualmente, os investimentos da companhia estão voltados para a Vale. Neste caso, a empresa conta com dois membros do conselho de administração, além de participação por meio de comitês de assessoramento. 

Bradespar S.A - BRAP3, BRAP4

Por conta do incidente que ocorreu em Brumadinho, as ações da Vale sofreram uma queda acentuada, o que, consequentemente, impactou as ações da Bradespar. Porém, depois de acordos e formas de reestruturar o que aconteceu, a Bradespar conseguiu se recuperar. 

Apesar dos ocorridos, a Bradespar ainda é uma das maiores mineradoras do mundo. Os resultados podem ser vistos na liderança que a empresa possui em relação à produção global de minério de ferro, por exemplo. 

Portanto, sua projeção futura deve incluir maior investimento em infraestrutura, além de investir em formas para acompanhar o recomeço da economia no pós-pandemia. Com isso, as ações da companhia devem crescer nos próximos anos, principalmente por conta da evolução do minério de ferro no Brasil e no mundo. 


Composição acionária

BRAP3 Acionista Percentual
1 Nova Cidade de Deus Participações S.A. 1,37%
2 Cidade de Deus Companhia de Participações 36,74%
3 Fundação Bradesco 14,88%
4 NCF Participações S.A. 24,87%
5 Btg Pactual Wm 0,06%
6 Free Float 22,08%
BRAP4 Acionista Percentual
1 Blackrock. Inc. 5,14%
2 Cidade de Deus Companhia de Participações 0,13%
3 Fundo de Investimento Geração Futuro Lpar 5,79%
4 Standard Life Aberdeen Plc 5,14%
5 NCF Participações S.A. 0,99%
6 Btg Pactual Wm 7,04%
7 Outros 75,77%