Braskem

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker BRKM3, BRKM5, BRKM6
Fundador Integração das empresas Copene, OPP, Trikem, Proppet, Nitrocarbono e Polialden pela Organização Odebrecht
Presidente da empresa Fernando Musa
Alavancada? Não
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A Braskem distribui dividendos aos seus acionistas desde 1996. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Melhor empresa na categoria Química e Petroquímica na 19ª edição do Valor 1000 / Prêmio Top Ambiental, oferecido pela ADVB-SP / Melhor equipe de Relações com Investidores: Braskem (eleita 3º lugar pelo Sell Side) / Empresa Modelo no Guia Exame de Sustentabilidade 2013
Participação do Estado 47.03%
Ano de fundação 2002
Ano do IPO 2002
Setor de atuação Materiais Básicos
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Braskem
Principais produtos

A produção da Braskem é dividida em:

  • Produção de biopolímeros;
  • Resinas termoplásticas;
  • Poliolefinas;
  • Vinílicos;
  • Químicos básicos;
  • Solventes;
  • entre outros produtos petroquímicos básicos.

O que a empresa faz?

A Braskem é uma empresa brasileira, controlada pelo Grupo Odebrecht, onde a Petrobras possui forte participação. O setor de atuação da companhia é o petroquímico, com foco de produção de resinas termoplásticas. Atualmente, a empresa é considerada líder no segmento em que atua, sendo uma das maiores no mundo e a maior da América Latina.

Braskem - BRKM3, BRKM5, BRKM6

Além do Brasil, a Braskem também possui operações nos Estados Unidos e negociações em mais de 70 países. Nos EUA, por exemplo, a empresa é considerada a maior fabricante de polipropileno.

Na bolsa de valores brasileira, a Companhia está listada no Novo Mercado, o mais alto nível de governança da B3, além de atender requisitos do nível 2. Além disso, a empresa possui ações ordinárias (código BRKM3) e ações preferenciais (BRKM5 e BRKM6). A empresa também está presente nas bolsas de valores de Madri e Nova York.

Braskem - BRKM3, BRKM5, BRKM6

De forma geral, a empresa atua de maneira direta nos processos de produção, onde oferece matérias-primas para a indústria da transformação. A indústria de transformação é a responsável por, por exemplo, atender as necessidades em relação à alimentação, transporte, habitação, etc.

Sendo assim, os principais segmentos de mercado em que a empresa atua, oferecendo matérias-primas, são:

  • Adesivos;
  • Agronegócio;
  • Borrachas;
  • Construções.

Em relação aos produtos, a Braskem oferece um amplo portfólio de produtos petroquímicos e químicos, onde disponibiliza matérias-primas essenciais para os processos de produção dos clientes que possui.

Acesse para conferir o catálogo completo dos produtos da Braskem.

Braskem - BRKM3, BRKM5, BRKM6


Breve história da empresa

A história da Braskem, de certa forma, é recente. Isso porque, a empresa foi fundada, em 2002, após a fusão de seis empresas do Grupo Odebrecht. Assim, a Copene, OPP, Nitrocarbono, Polialden, Trikem e Proppet viraram a Braskem, especializada no setor petroquímico.

Braskem - BRKM3, BRKM5, BRKM6

Desde a fundação, a Companhia anunciou que os processos produtivos seriam voltados para a sustentabilidade, focada em contribuir com o meio ambiente. Um após a fundação, em 2003, as ações da empresa já estavam listadas na bolsa de valores de Madri, sendo uma das empresas que mais obtiveram valorização na bolsa de valores de Nova York.

Por conta do foco no trabalho sustentável, em 2005, a Braskem entrou para o índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa. No mesmo ano, a empresa estabeleceu, com a Petrobras, uma parceria para a construção de uma nova fábrica de polipropileno e, em 2006, realizou a compra da Politeno.

Já em 2007, a Braskem ampliou o portfólio de ativos químicos e petroquímicos, após comprar produtos do Grupo Ipiranga. No mesmo ano, lançou o primeiro produto exclusivo, o polietileno verde. Em 2008, ocorreu a inauguração da unidade empresarial em Paulina, em união com a Petrobras.

Braskem - BRKM3, BRKM5, BRKM6

Em 2009, a Companhia inaugurou uma Joint Venture, a Braskem-Idesa, especializada na produção de polietileno no México. Já em 2010, a empresa fez diversas aquisições, além de lançar mais um produto exclusivo. No mesmo ano, comprou a Quattor (Estados Unidos) e lançou o selo “l m green” TM.

Em 2011, a Braskem se tornou líder na produção de polipropileno nos Estados Unidos e líder mundial de biopolímeros, após comprar ativos de mais empresa norte-americana, a Dow Chimicals.

Mais tarde, em 2013, a Companhia se tornou parte do índice Dow Jones de Sustentabilidade, onde passou a aplicar grande parte dos investimentos em robótica como forma de realizar pesquisar em biotecnologia. Com o passar dos anos, o crescimento da Braskem só aumento, proporcionando diversificação e melhoria no portfólio de produtos.

Braskem - BRKM3, BRKM5, BRKM6


Diretoria

Fernando Musa (Diretor Presidente)

Pedro van Langendonck Teixeira de Freitas (Finanças, Relações com Investidores, Suprimentos e Relações Institucionais)

Luiz Eduardo Valente Moreira (Investimentos & Tecnologias Digitais)

Marcelo de Oliveira Cerqueira (Manufatura Brasil e Operações Industriais Globais)

Edison Terra Filho (Olefinas e Poliolefinas América do Sul)

Cristiana Lapa (Jurídico e Governança Corporativa)

Marcelo Arantes (Pessoas, Comunicação Corporativa, Marketing e Desenvolvimento Sustentável)


Conselho administrativo

José Mauro Mettrau Carneiro da Cunha (Presidente)

João Cox Neto (Vice-Presidente)

João Pinheiro Nogueira Batista

Roberto Faldini

Roberto Lopes Pontes Simões

Rogério Bautista da Nova Moreira

Gesner José de Oliveira Filho

Pedro Oliva Marcilio de Sousa

Fábio Venturelli

Julio Soares de Moura Neto


Principais concorrentes

Elekeiroz (ELEK3, ELEK4)

GPC Participações (GPCP3)


Perspectiva para o futuro

Como visto, a Braskem é a maior petroquímica da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento em que atua. Nos Estados Unidos, por exemplo, a empresa é a maior produtora de polipropileno. A setor de atuação da Companhia é focada, principalmente, na produção de polipropileno, resinas polietileno (PE) e policloreto de vinila (PVCP.

Braskem - BRKM3, BRKM5, BRKM6

Por conta da ampla disponibilidade de produtos, a empresa possui um dos portfólios mais completos do mercado. Um dos fatores que agregam valor à comercialização da empresa, é o produto polietileno verde, produto exclusivo da Companhia, produzido a partir da cana-de-açúcar, de forma 100% renovável.

Nitidamente, a Braskem faz parte de inúmeras cadeias produtivas, essenciais para o desenvolvimento econômico do país, principalmente para o setor químico e petroquímico.

Portanto, como projeção futura, é possível esperar que a empresa desenvolva meios tecnológicos a fim de otimizar a produção e comercialização de soluções sustentáveis, principalmente relacionadas ao plástico, e que contribuam para a melhoria de vida das pessoas de uma forma geral.

Além disso, é possível que a empresa foque no investimento em laboratórios, com o objetivo de aprimorar os produtos e a criação de novos produtos, como o criado em 2018, o Braskem Evence.

Braskem - BRKM3, BRKM5, BRKM6


Composição acionária

BRKM3 Acionista Percentual
1 OSP Investimentos S.A. 50,11%
2 Petróleo Brasileiro S.A - Petrobras 47,03%
3 Free Float 2,86%
BRKM5 BRKM6 Acionista Percentual
1 ADR's 13,66%
2 OSP Investimentos S.A. 22,92%
3 Petróleo Brasileiro S.A - Petrobras 21,93%
4 Ações em Tesouraria 0,36%
5 Free Float 41,14%