Banco Alfa

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker BRIV3, BRIV4
Fundador Aloysio de Andrade Faria
Presidente da empresa Fabio Alberto Amorosino
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos consecutivamente desde 1996. Acesse para conferir o histórico de distribuição de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1925
Ano do IPO 2016
Setor de atuação Financeiro
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Banco Alfa
Principais produtos

O Banco Alfa é composto por empresas atuantes em diversos segmentos, como o financeiro, seguros, agronegócios, alimentos, materiais de construção, comunicação e cultura, indústria de couros e hoteleiro. Como principais produtos, a empresa oferece:

  • Atividades de crédito a grandes empresas
  • Corporate Finance
  • Asset Management
  • Private Banking
  • Wealth Management.

O que a empresa faz?

O Banco Alfa de Investimento é um banco comercial brasileiro que oferece uma série de produtos e serviços financeiros, como atividades de crédito para grandes empresas, Asset Management, Corporate Finance, Private Banking e Wealth Management. É um dos bancos de investimentos mais importantes do país. 

Banco Alfa - BRIV3, BRIV4

O banco possui uma das mais modernas plataformas tecnológicas do mercado financeiro, onde possui maior agilidade no desenvolvimento de novos produtos, além de contribuir com serviços e informações aos clientes por meio da internet. 

Ao todo, o Banco Alfa possui um patrimônio líquido de R$ 1,51 bilhão e ativos totais de R$ 16,87 bilhões. O banco faz parte do Conglomerado Alfa, que consequentemente é composto por empresas que atuam em diversos segmentos, como o setor de agronegócio, setor financeiro, alimentos, comunicação e cultura, materiais de construção, indústria de couros e hoteleiro.


Breve história da empresa

A história do Conglomerado Alfa, no qual o Banco Alfa faz parte, teve início com a fundação do Banco da Lavoura de Minas Gerais, em 1925. Em 1972, a razão social da instituição financeira foi alterada para Banco Real S/A e, mais tarde, foram criadas outras empresas do segmento financeiro que passaram a integrar o Conglomerado Financeiro Real. 

Banco Alfa - BRIV3, BRIV4

Já em 1998, o ABN Amro Bank comprou o controle acionário do Banco Real S/A, porém as empresas financeiras não foram vendidas, entre elas o Banco Real de Investimento, Real Financeira e Real Arrendamento Mercantil e Corretora Real. Com isso, as empresas que não foram vendidas formaram o Conglomerado Financeiro Alfa, inclusive com a criação de um banco comercial, o Banco Alfa. 

Ao todo, a história do Conglomerado Alfa, e consequentemente do Banco Alfa, já somam mais de 90 anos de caminhada, onde as empresas que fazem parte do grupo Alfa vem desenvolvendo ações principalmente nos segmentos de crédito, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. 

Além disso, o Conglomerado Alfa atua também na administração de recursos de terceiros, tesouraria, private banking, fusões e aquisições e wealth management. O controlador do Conglomerado Financeiro Alfa ainda possui investimentos em áreas não financeiras, como previdência privada, seguros, hotelaria, materiais de construção, agropecuária e agroindústria, comunicação, cultura, dentre outros.

Banco Alfa - BRIV3, BRIV4

A sede do conglomerado, bem como do Banco Alfa, fica localizada em São Paulo. Na Bolsa de Valores brasileira, o Banco Alfa possui ações ordinárias (BRIV3) e preferenciais (BRIV4). 


Diretoria

Fábio Alberto Amorosino (Diretor Presidente)

Adilson Augusto Martins Júnior (Diretor)

Antonio José Ambrozano Neto (Diretor)

Beny Fiterman (Diretor)

Fabiano Siqueira de Oliveira (Diretor)

Ana Paula Soler Moreno Fachim (Diretora)

Rubens Bution (Diretor)


Conselho administrativo

Christophe Yvan François Cadier (Presidente)

Rubens Bution

Antonio César Santos Costa

Luiz Alves Paes de Barros

Rubem Clóvis Rocha Cecchini

Adilson Herrero


Principais concorrentes

Banco Bradesco (BBDC3)

Banco Santander (BCSA3)

Banco do Brasil (BBAS3)

Banco Inter (BIDI3, BIDI4, BIDI11)


Perspectiva para o futuro

Como visto, a longa trajetória do Banco Alfa fez da instituição um ambiente sério e confiável. Além disso, a quantidade de serviços financeiros que o Conglomerado Alfa disponibiliza, faz a empresa crescer em diferentes âmbitos e segmentos, potencializando ainda mais a importância do banco no mercado. 

Em linhas gerais, as perspectivas para o futuro da empresa são promissoras. O fato do banco estar presente de forma digital também auxilia no alcance de novos clientes, aumentando assim a oferta de produtos. Além do mais, a diversificação dos produtos oferecidos pela companhia têm se mostrado eficientes ao longo do tempo.

O que podemos esperar para o futuro é a visão de flexibilidade que o Banco oferece, focado, principalmente, na flexibilidade e competitividade na execução das estratégias de negócios. Por fim, é possível esperar que o Banco otimize os serviços já prestados tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas, a fim de ampliar as especializações e demandas específicas dos grupos de clientes.


Composição acionária

BRIV3 Acionista Percentual
1 Aloysio de Andrade Faria 0,01%
2 Administradora Fortaleza Ltda. 0,02%
3 Alfa Holdings S/a 29,44%
4 Alaska Poland Fundo de Investimentos em Ações 3,66%
5 Mario Slerca Junior 5,77%
6 Consórcio Alfa de Administração S.A 29,37%
7 Corumbal Participações e Administração Ltda 23,91%
8 Ações Tesouraria 0,05%
9 Free Float 7,77%
BRIV4 Acionista Percentual
1 Aloysio de Andrade Faria 0,03%
2 Alaska Poland Fundo de Investimentos em Ações 26,28%
3 Mario Slerca Junior 8,81%
4 Corumbal Participações e Administração Ltda 37,37%
5 Free Float 27,51%