Cambuci SA

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker CAMB3
Fundador Victório, Eduardo, Mario e Ernesto Estéfano
Presidente da empresa Alexandre Schuler
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Cambuci é uma empresa sem histórico consistente de pagamento de dividendos.

Prêmios iF Design Award 2020 /
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1945
Ano do IPO 1985
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Cambuci
Principais produtos

A Cambuci é gestora das marcas de materiais esportivos. As marcas da qual a companhia é proprietária são Penalty e Stadium.

Os principais produto oferecidos pela Cambuci, por meio de suas marcas, são:

  • Bolas;
  • Calçados;
  • Roupas;
  • Equipamentos;
  • Meias;
  • Outlet de artigos esportivos.

O que a empresa faz?

A Cambuci é uma empresa multinacional brasileira, ou seja, que atua em diversos países, mas possui sede no Brasil. De modo geral, a multinacional possui duas marcas de materiais esportivos, a Penalty e a Stadium, onde a empresa é especialista na fabricação de roupas, acessórios e calçados esportivos. 

Cambuci SA - CAMB3

A companhia fornece produtos para variados segmentos esportivos, sendo a única marca sul-americana aprovada internacionalmente por órgãos esportivos a distribuir seus produtos para o futebol e futsal (FIFA), vôlei (FIVB), handebol (IHF) e basquete (FIBA). 

Atualmente, a Cambuci possui fábricas em São Roque, município de São Paulo, e exporta para 14 países, como Argentina, Chile, Japão e Espanha. Inclusive, na Espanha, a empresa instalou um escritório para facilitar o alcance dos demais mercados da Europa. 

Dentre os produtos mais comercializados por meio das duas marcas de materiais esportivos, Penalty e Stadium, estão: bolas, calçados, meias e luvas. Em sua maioria, os produtos esportivos fabricados pela empresa são constantemente testados, inclusive por atletas profissionais. 

Cambuci SA - CAMB3

Por meio disso, a empresa busca a aprovação das principais federações e confederações esportivas do mundo, para que assim possa comercializar seus produtos com maior credibilidade. 

A Cambuci possui tanto ações ordinárias quanto preferenciais, estando listada na Bolsa de Valores sob o código CAMB3.


Breve história da empresa

A história da Cambuci teve início em 1945, quando quatro irmãos – Victório, Eduardo, Mario e Ernesto Estefano – decidiram fundar juntos, no bairro do Cambuci, em São Paulo, uma empresa, a Malharia Cambuci S.A. A princípio, a malharia era especializada na confecção de artigos de vestuário masculino e feminino. 

Cambuci SA - CAMB3

Rua Espírita

Mais tarde, em 1968, os filhos de Eduardo decidiram mudar o rumo da empresa e começaram a apostar no mercado esportivo. Assim, naquele ano, Eduardo, Ricardo e Roberto Estefano assumiram a empresa. 

A primeira marca desenvolvida pela Cambuci foi a Penalty, em 1970. A Penalty foi criada com o intuito de desenvolver produtos para a prática de futebol. O sucesso da marca foi tão grande que, em pouco tempo, a empresa transferiu a sede da marca, que ficava em Cambuci, para um espaço maior, localizado no interior de São Paulo, em São Roque. 

Ainda na década de 70, a Cambuci fechou parceria com o São Paulo Futebol Clube, que passou a utilizar os produtos da marca Penalty e contribui para o crescimento da empresa. Antes mesmo que a década de 70 chegasse ao fim, a empresa fechou parceria com a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), em 1979, mesmo ano em que a entidade foi criada. 

Com o início da década de 80, a Cambuci se consagrou como a maior fabricante de bolas do Brasil. No mesmo período, a empresa se tornou uma sociedade de capital aberto e adquiriu os direitos de fabricação dos calçados fabricados pela marca Asics e raquetes e bolas de tênis Wilson e Donnay. Com isso, a empresa conseguiu padrões de fabricação igualados aos padrões internacionais. 

Cambuci SA - CAMB3

Já nos anos 90, a Penalty se consolidou na América do Sul como uma das marcas oficiais das principais confederações e federações de várias modalidades esportivas. Como patrocinadora do São Paulo Futebol Clube, a marca vestiu o time na conquista do bicampeonato da Libertadores da América e do bicampeonato Mundial Interclubes, em 1992 e 1993. 

Além do São Paulo Futebol Clube, outros times também passaram a vestir a marca Penalty, como o Grêmio de Football Portoalegrense e a Seleção Brasileira de Futsal. Os times trouxeram para a Cambuci reconhecimento global na modalidade, aumentando o prestígio da empresa frente às outras marcas. 

Ainda na década de 90, o consumo de material esportivo teve um aumento exponencial, atrelado à abertura das importações no Brasil. Com isso, o nível de exigência, já que diversas marcas internacionais começaram a entrar no país, cresceu muito. 

Cambuci SA - CAMB3

A Cambuci, por sua vez, passou a intensificar sua atuação no mercado e inaugurou fábricas na Bahia e na Paraíba, além de ampliar seu portfólio de produtos. Dessa forma, a empresa desenvolveu novas tecnologias para fabricação de seus produtos, como bolas, calçados, equipamentos e acessórios esportivos. 

O alto investimento da Cambuci na fabricação e manutenção da marca Penalty fez com o que a empresa estivesse frente a frente com as gigantes internacionais. Além disso, sua forte presença em território brasileiro contribui para que a marca se expandisse para outros continentes, como América, Ásia, África e Europa.


Diretoria

Alexandre Schuler  – Diretor Superintendente

Emerson Tsuneji Shiromaru – Diretor de Operações internacionais e tecnologia

Roberto Estefano – Diretor de Rel. Invest.


Conselho administrativo

Roberto Estefano – Presidente

Eduardo Estefano Filho

Manuel Roberto Bravo Caldeira


Principais concorrentes

Centauro (CNTO3)

Magazine Luiza (Netshoes) (MGLU3)

Alpargatas (Mizuno) (ALPA3)


Perspectiva para o futuro

O crescimento da Cambuci veio acompanhado com o desenvolvimento dos artigos esportivos no Brasil. Patrocinando importantes times de futebol, por exemplo, a empresa conseguiu se consolidar e adquirir confiança das principais confederações e federações de várias modalidades esportivas. 

Além disso, os serviços que a empresa oferece, ligados aos esportes, diversão e saúde física, estão aumentando cada vez mais por conta da qualidade de vida da população do Brasil, bem como do mundo. Ou seja, a procura por artigos esportivos vem crescendo cada vez mais e empresas deste segmento tendem a crescer muito. 

Nesse sentido, o crescimento está atrelado à estrutura da empresa e ao aproveitamento das oportunidades que surgem ao longo do caminho. Sendo assim, sua projeção futura deve incluir maior expansão do portfólio de produtos, a fim de modernizar modelos já desenvolvidos para atender ao público que vem se moldando cada vez mais.


Composição acionária

CAMB3 Acionista Percentual
1 Paduca Administracao E Participacao Ltda-epp 1,65%
2 Roberto Estefano 23,94%
3 Eduardo Estefano Filho 21,21%
4 Juliana Vizintas Estefano 1,65%
5 Renato Vizintas Estefano 1,49%
6 Sergio Vizintas Stefano 1,49%
7 Brz Small Cap Fi de Ações 2,13%
8 Rivale Representações 20,96%
9 Sueli Vizintas Estefano 3,88%
10 Mara Eliana Carletti Estefano 1,92%
11 Roma Consultoria Assessoria E Administracao 1,39%
12 Outros 18,31%