Camil

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4,5 de 5
Gestão:
  4 de 5
Ticker CAML3
Fundador Jairo Santos Quartiero Cooperativa Agrícola Mista Itaquiense LTDA
Presidente da empresa Luciano Maggi Quartiero
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Camil Alimentos distribui dividendos consecutivamente desde 2017. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Prêmio IR Magazine 2019 – Melhor CFO (small caps) / Prêmio Melhores do Agronegócio 2019 – Revista Globo Rural
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1963
Ano do IPO 2017
Setor de atuação Consumo não Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. Fundamentos Camil
  2. RI da empresa
Principais produtos

A Camil é a maior produtora e exportadora de grãos do mercado brasileiro. A companhia conta com as seguintes marcas e produtos:

  • Camil: grãos de qualidade que agrega tanto o arroz e o feijão do cotidiano, produtos gourmet, prontos, com grãos especiais, além de biscoitos integrais de arroz e proteínas texturizadas de soja.
  • União: portfólio mais completo de adoçamento do mercado, é líder na categoria de açúcares e recentemente trouxe toda expertise para uma nova categoria: a de mistura pronta para bolos.
  • Coqueiro: segmento de pescados desde 1937, Coqueiro faz parte do portfólio de marcas da Camil Alimentos desde 2011.
  • Outras Marcas: Arroz e Feijão Namorado, Da Barra, Momiji, Pescador, Pop, Pai João, Tucapel, Tche, Principe, Mais Saboroso, Costeno, Saman, Carreteiro, Butui, Arroz Bom Maranhense.

O que a empresa faz?

A Camil Alimentos S.A. é uma empresa Brasileira especializada no ramo alimentício, com foco na produção de feijão, arroz, açúcar e pescados enlatados. Atualmente, é líder do mercado na América do Sul no segmento em que atua. Além da atuação nacional, a companhia também dispõe de atuação internacional em países como Uruguai, Chile e Peru.

Camil - CAML3

O principal foco de atuação da Camil é a industrialização, comercialização e distribuição dos produtos, especialmente grãos, como feijão e arroz. Além disso, a empresa também oferece como parte do portfólio, açúcar, molhos, patês e pescados enlatados, como sardinha e atum.

Em síntese, a Camil é um conglomerado que faz parte do Grupo Camil. Ou seja, a companhia possui, além da Camil, outras marcas, como União e Coqueiro. A Camil está há mais de 50 anos no mercado e possui vasto portfólio de produtos comercializados pelas marcas do Grupo Camil.

Ao todo, a empresa conta com 27 plantas industriais e 18 centros de distribuição, espalhados tanto em território nacional quanto no internacional. Sendo assim, são 13 unidades industriais localizadas no Brasil, especializadas em grãos, açúcar e pescados. Além disso, 1 planta industrial na Argentina, 3 no Chile e 2 no Peru.

Camil - CAML3

O conglomerado Camil é responsável por exportar produtos para mais de 60 países. Para isso, a empresa conta com mais de 4415 colaboradores no Brasil e diversos outros espalhados pela América do Sul e outras regiões do mundo. De forma geral, a companhia está presente em mais de 50 países por meio da exportação dos variados produtos que fornece.

Na Bolsa de Valores, a Companhia está listada sob o código CAML3 no Novo Mercado, caracterizado como o nível mais alto de governança. Além disso, também possui representação no mercado fracionado, sob o código CAML3F.

Marcas

Como o modelo de negócio da Camil Amlimentos S.A é baseado em um conglomerado de industrialização, comercialização e distribuição de produtos, o Grupo Camil possui marcas prioritárias, como a Camil, União e Coqueiro.

Camil

Camil - CAML3

A Camil é uma companhia do ramo alimentício que possui amplo portfólio de produtos, como arroz, feijão, grãos especiais, proteínas texturizadas de soja, biscoitos integrais de arroz, etc. Atualmente, como forma de estabelecer uma conexão mais próxima com os clientes, a Camil inovou na comunicação com a ressignificação dos produtos arroz e feijão.

União

Camil - CAML3

A União é uma marca especializada em doces e sobremesas. Há mais de um século no mercado, a empresa possui um amplo portfólio de açúcares e adoçantes no geral. Atualmente, a marca inovou ao trazer para o portfólio de produtos a mistura pronta para bolos.

Com isso, a marca ampliou a atuação no mercado e proporcionou maior abrangência dos produtos comercializados.

Coqueiro

Camil - CAML3

Coqueiro é uma marca que faz parte do Grupo Camil desde 2011. Especializada em pescados, a marca está desde 1937 no mercado, sendo líder no segmento em que atua. Após integrar o Grupo Camil, a marca passou por mudanças significativas, como a atualização da logo, reformulação da comunicação e novas embalagens.

Outras marcas

Camil - CAML3

Além das marcas prioritárias, a Camil Alimentos também trabalha com outras marcas que foram adquiridas ao longo da história da empresa. Em síntese, são marcas que trabalham com o intuito de fornecer produtos de forma estratégica, conforme o local onde estão instaladas os centros de industrialização, produção e comercialização.

Sendo assim, as outras marcas que fazem parte do Grupo Camil são: Arroz e Feijão Namorado, Da Barra, Momiji, Pescador, Pop, Pai João, Tucapel, Tche, Principe, Mais Saboroso, Costeno, Saman, Carreteiro, Butui, Arroz Bom Maranhense.

Camil - CAML3


Breve história da empresa

A trajetória da Camil no mercado teve início em 1963, quando a empresa era apenas uma cooperativa de produtores de arroz. Até então, a Camil Alimentos coleciona conquistas e vitórias em mais de 50 anos de história, se tornando líder no segmento em que atua.

Camil - CAML3

A princípio, a empresa foi fundada como uma cooperativa no Rio Grande do Sul, após o cultivo de arroz migrar da região Centro-Oeste para a região Sul. Naquela época, a produtividade no sul do país era mais vantajosa para os produtores de arroz, que investiram na oportunidade de criar novos negócios.

Em 1974, a Camil iniciou a distribuição de arroz em embalagens plásticas de 5 kg. Naquele tempo, a atitude foi vista no mercado como uma inovação, onde a empresa recebeu elogios dos consumidores. A forma de comprar arroz em embalagens de 5 kg é, inclusive, o meio mais utilizado até os dias atuais.

Camil - CAML3

Já em 1975, a Camil iniciou o processo de expansão e abriu, em São Paulo, o primeiro centro de armazenamento, distribuição e atendimento destinado aos clientes. Com o centro em operação, a empresa expandiu as operações realizadas naquele ano.

Expansão comercial

A década de 90 foi um marco para a expansão comercial da Cami. Isso porque, a empresa passou a integrar novos mercados, incluindo em seu portfólio de produtos o feijão. Além disso, a Companhia realizou a transferência da sede da empresa para São Paulo, que antes ficava localizada no Rio Grande do Sul.

Camil - CAML3

A partir do ano 2000, o foco da empresa se voltou para o crescimento orgânico, baseado em aquisições. No mesmo ano, a família Quartiero assumiu o controle da Companhia, construindo ainda mais o histórico sólido de aquisições.

Uma das primeiras aquisições, as marca Príncipe e Pai João e Príncipe, ocorreu em 2001, e deu início às atividades da empresa nos estados do Rio de Janeiro e Ceará, respectivamente. Além disso, a Companhia também adquiriu unidades industrias em outras regiões do Brasil, como Recife, Camaquã, e Centros de Distribuição no Centro-Oeste, Nordeste e região Sudeste.

Diversificação internacional e nacional

O primeiro passo para a diversificação internacional foi dado em 2007, quando a Camil adquiriu, no Uruguai, a marca Saman – empresa especializada na exportação de arroz uruguaio. Em seguida, a Companhia realizou mais uma aquisição internacional, em 2009.

Camil - CAML3

Dessa vez, a Camil adquiriu, no Chile, a Tucapel – marca líder de vendas e share of mind. Já em 2014, a Companhia adquiriu, no Peru, a Costeño e a marca Paisana, ambas líderes no segmento de empacotamento de arroz.

No Brasil, a empresa que antes era focada no industrialização e comercialização de arroz, diversificou o portfólio de produtos ao entrar no mercado de pescados enlatados, mais especificamente na comercialização de atum e sardinha. A comercialização foi possível após a aquisição de duas grandes marcas, a Coqueiro e Pescador.

Camil - CAML3

Em 2012, o portfólio da Camil se tornou ainda mais diversificado com a entrada da empresa no mercado de açúcar. A diversificação no mercado em específico foi proporcionada pela aquisição das marcas União e Da Barra. Em 2017, a Companhia entrou para a Bolsa de Valores no mais alto nível de governança, o Novo Mercado.

Já em 2018, a empresa realizou a compra da SLC Alimentos, detentora da marca Namorado. Por fim, em 2020, a Camil iniciou operação no setor de rações, no Chile.  Atualmente, a Camil Alimentos é líder nos mercados em que atua, tanto nacionalmente quanto internacionalmente.

Camil - CAML3


Diretoria

Luciano Maggi Quartiero – Diretor Presidente

Flavio Jardim Vargas – Diretor Financeiro e de Relações com Investidores


Conselho administrativo

Jairo Santos Quartiero – Presidente

Jacques Maggi Quartiero

Thiago Maggi Quartiero

Carlos Alberto Júlio

José Antônio do Prado Fay

Piero Paolo Picchioni Minardi

Alain Juan Pablo Belda Fernandez


Principais concorrentes

BrasilAgro (AGRO3)

SLC Agrícola (SLCE3)

Terra Santa (TESA3)


Perspectiva para o futuro

Como visto, a Camil Alimentos S.A é líder nos segmentos em que atua. O amplo portfólio de produtos agrega ao histórico da empresa consistência e credibilidade, onde a Companhia segue ampliando e diversificando a atuação, tanto no mercado Brasileiro quanto na América do Sul.

Camil - CAML3

Nitidamente, o crescimento orgânico da empresa, iniciado no início dos anos 2000, foi crucial para que as aquisições fossem realizadas de forma intensa e vantajosa. Inclusive, todas as aquisições da Companhia foram pensadas de forma estratégica, a fim de oferecer aos clientes e fornecedores maior facilidade na troca comercial.

Para as projeções futuras, é possível esperar que a Camil Alimentos intensifique os processos de expansão orgânica, com foco no setor alimentício da América do Sul, onde a empresa acredita que, nos próximos anos, haverá uma perspectiva positiva para o mercado. Ou seja, podemos esperar o crescimento econômico e a diversificação no modo como os alimentos estão sendo consumidos.


Composição acionária

CAML3 Acionista Percentual
1 Camil Investimentos S.A. 62,09%
2 Franklin Templeton Investments 5,56%
3 Luciano Maggi Quartiero 3,36%
4 Jacques Maggi Quartiero 0,90%
5 Thiago Maggi Quartiero 0,90%
6 Free Float 27,19%