CBA - Companhia Brasileira de Alumínio

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker CBAV3
Fundador Antônio Ermírio de Moraes
Presidente da empresa Ricardo Carvalho
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

Acesse para verificar a distribuição de dividendos da empresa.

Prêmios Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol “Inventário de baixa emissão de gases de efeito estufa” – 2020, 2019, 2018; Americas Supplier Excellence Award “Maxxion” – 2019; Melhor Fornecedor nas categorias Inovação e Sustentabilidade “Randon” – 2018; Melhor fornecedor no segmento de alumínio “Amcor” – 2018; Empresa do Ano do Setor Mineral (Brasil Mineral) – 2020, 2019, 2018; Prêmio de Preservação Ambiental da Indústria Mínero-Metalúrgica (Minérios & Minerales) – 2017, 2018 e 2020; Prêmio REI – Categoria Insumos “Automotive Business” – 2017;
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1955
Ano do IPO 2021
Setor de atuação Bens Industriais
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos CBA
Principais produtos

O principal produto da companhia é a mineração e a produção a partir do alumínio:

  • Produtos primários: produzindo alumina e hidrato, lingotes, tarugos e vergalhões;
  • Produtos transformados: folha fina, folha revestida, folha grossa e tiras, chapa grossa, chapa lisa, chapa piso, chapa stucco, bobinas, telhas e perfis extrudados.

O que a empresa faz?

CBA (CBAV3) – Companhia Brasileira de Alumínio, fundada em 1941, é uma companhia brasileira pertencente ao grupo Votorantim voltada para a produção de alumínio. Atualmente maior do segmento no Brasil e uma das maiores na América Latina, é a única do país a trabalhar de forma sustentável em toda sua cadeia de produção, desde a mineração à distribuição do produto.

Focando em um processo com energia 100% renovável, a CBA procura gerar a menor quantidade possível de carbono em suas indústrias. Com sede em São Paulo, a companhia está presente em sete Estados brasileiros com:

  • Escritórios administrativos: São Paulo (SP) e em Rondon do Pará (PA);
  • Unidades produtivas: Miraí (MG), Itamarati de Minas (MG), Poços de Caldas (MG) e Barro Alto (GO), voltadas para mineração; Filial Sorocaba (SP) voltada para Usinagem e Caldeiraria; Metalex, com foco em Fundição e Reciclagem localizada em Araçariguama (SP); além de duas fábricas em Alumínio (SP) e Itapissuma (PE).
  • Centros de Distribuição: localizado em Caixias do Sul (RS);
  • Negócio Níquel: Niquelândia (GO), voltado para a mineração.

Atualmente a companhia tem um valor de mercado de R$ 6,25 Bilhões, e é responsável por 27% da produção nacional de alumínio.


Breve história da empresa

A história da companhia inicia-se em 1941, com as primeiras operações de mineração em Poços de Caldas. Porém, a CBA é oficialmente fundada em 1955, como a primeira empresa de alumínio integrada do país.

Em 1973 a companhia já detinha 30% da produção nacional de alumínio, se tornando a líder em produção do país. Logo, no ano seguinte, foi inaugurada a primeira hidroelétrica da companhia, que dava seu primeiro passo na geração de sua própria energia consumida durante suas operações.

Se tornando referência mundial, em 1986 a CBA já era uma das maiores fabricantes de alumínio do mundo. Expandindo para mercados internos, em 1992 se inicia as operações voltadas para mineração em Itamarati de Minas, no Estado de Minas Gerais.

Já entre 2006 e 2007 é fundada a maior fábrica de alumínio da América Latina, a Laminação 2000, sendo a única capaz de produzir bobinas de dois metros. No ano seguinte, deu-se início as operações em Miraí em Minas Gerais, voltadas para a mineração de bauxita. Também, foi definido nesse mesmo ano os Princípios de Sustentabilidade da Votorantim.

Ampliando ainda mais sua atuação, em 2010 ocorreu a aquisição da Metalex, localizada em Araçariguama – São Paulo, voltada para a transformação de sucata de alumínio.

Entre 2017 e 2018 ocorreu a mudança da marca CBA. Já em 2020 houve a aquisição da unidade Arconic e em 2021 a aquisição de 80% da Alux do Brasil. Em 2021 também houve a estreia da companhia na B3.


Diretoria

Ricardo Carvalho (Diretor Presidente)

Luciano Francisco Alves (Diretor Financeiro e de Relação com Investidores)


Conselho administrativo

Luis Ermírio de Moraes (Presidente do Conselho)


Principais concorrentes

MMX Mineração e Metálicos (MMXM3)

Bradespar (BRAP3, BRAP4)

Vale (VALE3)

ALBRAS


Perspectiva para o futuro

Presente em sete estados brasileiros, e com mais de 60 anos de atividade, a CBA é uma companhia que molda os fundamentos da produção de alumínio no país ao longo de sua história.

Buscando sempre inovar, trabalhando de forma sustentável, a companhia criou a jornada CBA 4.0, que procura incorporar à cultura da empresa pilares para continuarem a avançar mais a cada dia nesse caminho. São esses pilares:

  • Pessoas;
  • Processos;
  • Tecnologia;
  • Cibersegurança.

A companhia tem como meta estabelece-se como referência global em boas práticas ambientais e sociais, procurando para o futuro continuar a expandir suas atividades ao mesmo tempo em que reduz a emissão de gases poluentes na atmosfera


Composição acionária

CBAV3 Acionista Percentual
1 Votorantim S.A. 100%