Naturgy Brasil S.A

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker CEGR3
Fundador Companhia de Iluminação a Gás (CEG)
Presidente da empresa Francisco Reynes
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuí dividendos consecutivamente desde 2007. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Certificação Top Employer 2019 / Troféu Transparência 2019 ANEFAC
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1854
Ano do IPO 1997
Setor de atuação Utilidade Pública
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Naturgy
Principais produtos

A Naturgy oferece serviços de :

  • Armazenamento de combustível (gás)
  • Geração elétrica convencional
  • Gerenciamento de energias renováveis
  • Ajuste das redes de transporte e distribuição de energia (eletricidade e gás)
  • Gestão da demanda do usuário final
  • Otimização do planejamento, operação e manutenção das redes de distribuição energética
  • Implantação de geração distribuída e de energias renováveis)
  • Gestão da demanda e de novos serviços

O que a empresa faz?

A Naturgy é uma empresa que realiza serviços de gás no Rio de Janeiro e São Paulo. Sendo que a Naturgy é o maior grupo em vendas de gás natural em todo o Brasil.

Ela está presente, por meio de duas distribuidoras no Rio e uma em São Paulo, em 74 municípios. Desse modo, ela atende a mais de 1,1 milhão de clientes residenciais, comerciais e industriais.

Naturgy Brasil S.A - CEGR3

A Naturgy atua em cinco segmentos: residências, comércios, indústrias, geração térmica e postos de gás natural veicular.

A sua rede de distribuição conta com mais de 8 mil km, sendo que a empresa desenvolve suas atividades de distribuição e comercialização no Brasil adquirindo o gás natural da Petrobras e fazendo o seu transporte por meio da sua rede de distribuição para entregar aos clientes.

A Naturgy também presta alguns tipos de serviços. Por exemplo, no Rio de Janeiro, a empresa realiza atividades como: verificação de leitura, religação por pagamento e reativação de ponto para novo morador.

Já em São Paulo a empresa realiza serviços como: assistência técnica de aquecedores e reparo em vazamentos de água.

Além disso, no Rio de Janeiro a Naturgy oferece algumas soluções variadas como, por exemplo, o Kit GNV, que consiste na instalação de gás em veículos para evitar danos no motor e diminuir os custos com combustível. Outros serviços técnicos de gás que a empresa oferece são:

  • Instalação de equipamentos;
  • Conversão de equipamentos;
  • Construção de instalações internas;
  • Verificação preventiva e corretiva;
  • Aplicação de resina.

Naturgy Brasil S.A - CEGR3

Por fim, os clientes podem adquirir ainda pacotes domiciliares. As opções de pacotes são:

  1. NatGas: Esse serviço inclui o acesso à verificação preventiva e corretiva de equipamentos e instalações internas a gás natural.
  2. NatLar: Envolve a mão de obra para manutenção e conserto de vários itens de casa como, por exemplo, eletricista, encanador e chaveiro.
  3. NatCombo: É o pacote completo que engloba os serviços oferecidos pelo NatGas e o NatLar.

Breve história da empresa

A história da Naturgy teve início em 1854 com a Companhia de Iluminação e Gás (CEG). Sendo que ela é considerada como uma das empresas mais antigas do Brasil.

Três anos depois da sua fundação, a companhia já iluminava a cidade com mais de 3 mil lampiões públicos, 3.200 residenciais e três teatros. Em 1865 a companhia foi vendida para uma empresa inglesa, que assumiu os serviços de gás pela Rio de Janeiro Gas Company Limited.

Naturgy Brasil S.A - CEGR3

Por iniciativa própria, em 1911 a empresa decidiu construir uma fábrica no baixo de São Cristóvão, o que aumentou a sua capacidade de fornecimento para 180 mil m³ por dia. No ano de 1967, a Naturgy começou o craqueamento catalítico de nafta, com o intuito de abandonar o carvão como matéria-prima.

Alguns anos depois, em 1982 a companhia abandonou a nafta como matéria-prima e focou a sua atenção no uso do gás natural. Já em 1997 ocorreu a privatização da empresa, tendo como operador técnico o Grupo Gas Natural. 

Entre os anos de 1998 e 2007, a empresa expandiu os seus serviços ao conseguir converter toda a cidade do Rio de Janeiro para o uso do gás natural. Posteriormente, em 2009 houve a fusão do Grupo Gas Natural com a Unión Fenosa e com isso surgiu o Grupo Gas Natural Fenosa. 

A atuação da empresa em São Paulo começou em 2000 quando a companhia ganhou licitação da Comissão de Serviços Públicos de Energia (CSPE) do estado de São Paulo para implementar os serviços de distribuição de gás.

Naturgy Brasil S.A - CEGR3

Em 2011 ocorreu às mudanças da marca e a empresa passou a se chamar CEG Gas Natural Fenosa. Por fim, em 2018 a empresa mudou definitivamente o seu nome para Naturgy.


Diretoria

Katia Brito Repsold – Diretor Presidente

Bianca Giovana Wanderley Mascaro – Diretor Comercial

Marco Francesco Patriarchi – Diretor Econômico Financeiro

Eduardo Cardenal Rivera – Diretor Técnico


Conselho administrativo

Antonio Gallart Gabás – Presidente do Conselho

Katia Brito Repsold

Rafael Pablo Salas Cox – Membro

Rita Ruiz de Alda Iparraguirre

Miguel Gustavo Occhipinti

Djalma Roque de Amorim

Bruno Armbrust


Principais concorrentes

Cosan S.A (CSAN3)

Ultragaz (UGPA3)


Perspectiva para o futuro

A Naturgy é o maior grupo em vendas de gás natural em todo o Brasil, mas isso não impediu que a empresa sofresse com a pandemia da Covid-19.

De fato, o ano de 2020 foi bem complicado para a empresa, já que ela teve o colapso de alguns ativos devido à baixa demanda de energia, causado pela pandemia da Covid-19. 

Naturgy Brasil S.A - CEGR3

Além da perspectiva de superação dos impactos da Covid, a empresa pretende investir R$ 1 bilhão na expansão e renovação da sua rede, até 2023.

Desse modo, a Naturgy pretende reforçar a sua rede de gasodutos para ampliar a sua capacidade de abastecimento e aumentar a sua capacidade de distribuição.


Composição acionária

CEGR3 Acionista Percentual
1 Naturgy Distribución Latinoamerica S/a 54,16%
2 Free Float 45,83%
3 Ações Tesouraria 0,01%