Cemig

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  3,5 de 5
Gestão:
  3,3 de 5
Ticker CMIG3, CMIG4
Fundador Governo de Minas Gerais, na figura de Juscelino Kubitschek de Oliveira ainda como governador.
Presidente da empresa Reynaldo Passanezi Filho
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Cemig distribui dividendos consecutivamente desde o ano 1992. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE da Bovespa / Carbon Disclosure Project (CDP) / Top 100 Green Utilities
Participação do Estado 50.96%
Ano de fundação 1952
Ano do IPO 1971
Setor de atuação Utilidade Pública
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Blue Chip
Links úteis
  1. Fundamento Cemig
  2. RI da empresa
Principais produtos

A Cemig estabelece sua atuação no mercado elétrico por meio de três vertentes tradicionais do setor elétrico, chamadas de GTD (Geração, Transmissão e Distribuição).

  • No segmento de Geração, a companhia ocupa a sexta posição entre as maiores geradoras do país. A Cemig, por meio de subsidiárias integrais, controladas e coligadas de geração, possui em operação ​89 usinas (sendo, 80 hidrelétricas, 01 termoelétrica, 02 fotovoltaicas e 06 eólicas), com capacidade instalada de 6,1 Gigawatts.
  • No segmento de Transmissão, a companhia opera por intermédio de suas controladas e coligadas de transmissão de energia elétrica, operando, assim, uma rede de transmissão de quase 10.000 km. Em termos de Brasil, a empresa ocupa a segunda posição, com 43,36% do capital total da Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. (Taesa), que atua no mercado de transmissão de energia elétrica e está presente nos principais entes federativos do Brasil.
  • Por último, e não menos importante, a Distribuição na Cemig abrange 567,4 mil km², aproximadamente 96% do Estado de Minas Gerais. São 774 municípios e 5.415 localidades – um atendimento de aproximadamente 20 milhões de habitantes.
Em extensão de rede, conta com 536,562 mil km de redes de distribuição (108,576 mil km de rede urbana e 410,486 mil km de rede rural).

O que a empresa faz?

A Cemig é uma holding de energia elétrica do estado de Minas Gerais, com ativos e negócios em 24 estados do Brasil e no Distrito Federal.

Cemig - CMIG3, CMIG4

Formada por mais de 174 empresas, a Companhia atua nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica. Além disso, a empresa distribui gás natural por meio da Gasmig, energia elétrica, através da Efficientia e energia renovável, por meio da Renova.

Além das mais de 174 empresas, a Cemig também possui consórcios e fundos de participação, o que torna a Companhia uma das mais sólidas empresas no segmento de energia elétrica do Brasil.

A Cemig

De forma geral, a Cemig é uma empresa de capital aberto e sociedade mista, onde o governo de Minas Gerais detém de 51% das ações da empresa. Além disso, a Cemig conta com 140 mil acionistas em 38 países.

Cemig - CMIG3, CMIG4

High voltage towers in the dusk of the evening

As ações da empresa estão negociadas em três bolsas diferentes: a Bolsa de Valores de São Paulo, Madri e Nova York. Além disso, há 19 anos, a empresa faz parte do Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World), por conta dos programas voltados para a sustentabilidade.

Atualmente, a Cemig é considerada como uma das maiores empresas integradas do setor de energia elétrica. Em números, isso significa que, apenas no estado de Minas Gerais, a empresa atende cerca de 774 municípios.

Cemig - CMIG3, CMIG4

A abrangência no número de consumidores é possível por meio das 89 usinas em operação, sendo 80 hidrelétricas, duas fotovoltaicas, uma termelétrica e 6 eólicas. Juntas, as usinas possuem capacidade de operação de 6,1 gigawatts.

Modelo de Negócio

A Cemig atua no setor de energia elétrica por meio de três vertentes, conhecidas como GTD (Geração, Transmissão e Distribuição).

Sendo assim, no segmento de Geração de energia, a Cemig é a sexta maior empresa geradora de energia no país, com 89 usinas em operação. As usinas são geridas por meio de subsidiárias integrais, além de controladoras e coligadas de geração. Ao todo, são 80 hidrelétricas, 01 termoelétrica, 02 fotovoltaicas e 06 eólicas com 6,1 Gigawatts de capacidade instalada.

Cemig - CMIG3, CMIG4

Já no segmento de Transmissão, a Companhia atua por meio das controladoras e coligadas de transmissão de energia que possui. Sendo assim, a empresa opera com uma rede de transmissão que chega a quase 10.000 km.

Em território brasileiro, a Cemig possui 43,36% do capital total da Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. (Taesa), ocupando a segunda posição de maior empresa distribuidora de energia no país.

Por último, em relação a Distribuição, a Cemig detém de 567,4 mil km² de abrangência no estado de Minas Gerais, cerca de 95% de alcance em todo o estado. Com isso, a empresa distribui energia elétrica para 774 municípios, totalizando, aproximadamente, 20 milhões de habitantes.

Cemig - CMIG3, CMIG4

GERAL034/CEMIG2.JPG CEMIG (Cemig – Avenida Barbacena, nº 1.200 – Bairro Santo Agostinho – Belo Horizonte) CRÉDITO: Guilherme Dardanhan

Em extensão de rede, conta com 536,562 mil km de redes de distribuição (108,576 mil km de rede urbana e 410,486 mil km de rede rural).

Energia

No segmento de energia elétrica, a Cemig é um dos maiores grupos do Brasil. Presente em 24 estados e no Distrito Federal, a Companhia atende 774 municípios em Minas Gerais, o que totaliza 96% do abastecimento de energia elétrica no estado.

Além disso, a Cemig distribui energia elétrica no Chile, onde opera por meio da linha de transmissão associada com a Alusa Holding.

Cemig - CMIG3, CMIG4

Como parte do processo de expansão da Companhia, em 2006, a Cemig passou a controlar 26,06% da Light Rio e, com isso, ampliou a distribuição de energia em alguns municípios cariocas.

Outra aquisição da empresa foi a Light Esco, pertencente ao Grupo Light, uma empresa que atua em diferentes áreas, como compra, importação, venda, exportação e prestação de serviços relacionados à energia elétrica.

Gás

Em relação à distribuição de gás, a Cemig é responsável pela distribuição no estado de Minas Gerais, sendo dividida da seguinte forma: 56% da Cemig, 3,6% do governo mineiro, 40% da Petrobrás e 0,4% da prefeitura de Belo Horizonte.

Cemig - CMIG3, CMIG4


Breve história da empresa

A história da Cemig teve início no momento histórico em que o Brasil, especificamente o estado de Minas Gerais, passava por mudanças industriais. Minas funcionava como local de mineração e as atividades metalúrgicas, por sua vez, impulsionavam o desenvolvimento do estado. Porém, o que faltava naquela época era falta de energia.

Cemig - CMIG3, CMIG4

A partir disso, a história da Cemig teve início. Isso porque, em 1951, durante o governo do então governador estadual, Juscelino Kubitscheck, a Assembleia Legislativa recebeu uma proposta para que a energia em Minas fosse elevada ao dobro. Essa era a proposta de Kubitscheck, durante seu governo.

Após o próprio presidente assinar a liberação para construção da Companhia elétrica, em 1952, nasceu, de fato a Cemig, a princípio, com o nome de Centrais Elétricas de Minas Gerais. A partir disso, a empresa deu início à contratação de profissionais qualificados e criou oportunidades de emprego, naquela época.

No âmbito estadual, a Cemig foi a primeira Companhia de energia elétrica fundada no país, onde os recursos são mantidos por meio do Estado, da federação, além de organismos internacionais. Assim, a empresa surgiu, como uma grande fábrica de hidrelétrica, com um propósito muito bem estabelecido: gerar energia suficiente para o desenvolvimento do estado de Minas Gerais.

Cemig - CMIG3, CMIG4

Na metade da década de 90, Juscelino Kubitscheck assumiu a presidência do Brasil e, conforme já havia apresentado à Assembleia, deu continuidade aos projetos de expansão na infraestrutura de transporte e energia, visando o desenvolvimento de Minas Gerais e, em geral, do Brasil.

Empresa no mercado

A chegada da década de 1960 trouxe para a Cemig a incorporação de grandes empresas, como as Companhias Regionais de Eletricidade de Montes Claros (Norte de Minas), Pai Joaquim (Triângulo) e Teófilo Otoni (Vale do Murici), localizada no interior do estado mineiro.

Cemig - CMIG3, CMIG4

Nos próximos anos, entre 1961 e 1962, a empresa ainda incorporou mais duas empresas: a Companhia de Eletricidade do Médio Rio Doce e a Central Elétrica de Piau, localizada na Zona da Mata.

Ainda em 1962, a Cemig inaugurou a primeira grande usina da empresa, a Usina Hidrelétrica de Três Marias. Na época, a construção estava entre as cinco maiores de geradoras de energia elétrica do mundo. No ano seguinte, mais um incorporação, dessa vez, da Companhia de Eletricidade do Alto Rio Doce (Cearg), localizada em Minas.

Cemig - CMIG3, CMIG4

Ciclo de desenvolvimento

A década de 1970 foi marcada pelo Milagre Econômico e, atrelado à essa questão, o desenvolvimento em Minas Gerais crescia disparadamente. Em 1974, por exemplo, a Cemig já havia atraído 179 projetos industriais, por meio do INDI.

Cemig - CMIG3, CMIG4

Com a expansão acelerada da economia, Minas necessitava de mais energia elétrica e, como resultado, a Cemig iniciou o processo de construção das grandes usinas. Em 1978, a Cemig inaugurou a sua maior hidrelétrica, a São Simão. Assim, a empresa apresentou crescimento elevado, com 6 mil quilômetros de linhas de abastecimento elétrico.

Energia para todos

Já nas décadas de 80 e 90, a Cemig iniciou projetos que estimulavam a indústria eletroeletrônica em Minas Gerais e, consequentemente, impulsionava o desenvolvimento industrial do estado. Os projetos eram realizados por meio do Núcleo de Articulação com a Indústria, onde a empresa utilizava, cada vez mais, equipamentos nacionais nas operações.

Cemig - CMIG3, CMIG4

Como forma de aumentar ainda mais o ritmo de crescimento, a Cemig criou, em 1981 – em parceria com Eletrobrás e o governo de Minas – o Programa Minas-Luz. O principal objetivo do programa era expandir o fornecimento de energia elétrica para a população da zona rural, além das regiões periféricas.

Em 1983, por meio da Assessoria de Coordenação do Programa Ecológico, a Cemig iniciou os estudos referentes ao fornecimento de energia eólica e solar, além do biomassa e do gás natural. Com isso, a empresa inaugurou, ainda em 1983, a Estação Ambiental de Peti, além de laçar o Programa Cemig Rural, em 1984.

Cemig - CMIG3, CMIG4

Ainda em 1984, a empresa mudou a razão social para Companhia Energética de Minas Gerais, atuando em múltiplas formas de fornecimento de energia. Dois anos depois, em 1986, a empresa incorporou a Companhia Geral de Eletricidade e inaugurou a Gasmig, destinada ao controle, exploração, produção, armazenagem e distribuição de gás natural.

Crescimento e desafios

Com a chegada dos anos 2000, a Cemig foi a primeira empresa do seguimento de energia elétrica a entrar para o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. O feito foi possível graças aos projetos envolvimento o meio ambiente. Ao todo, a empresa foi incluída no índice 11 vezes.

No início da década, a Cemig deu início ao processo de diversificação da empresa e, assim, se tornou uma holding. Logo, passou a ser integrada por duas subsidiárias, sendo a Cemig Distribuição e Cemig Geração e Transmissão. Além disso, a Companhia passou a ter ações negociadas no pregão de ADRs (American Depositary Receipts), ou seja, nível 2 da empresa na Bolsa de Nova York e Madri.

Cemig - CMIG3, CMIG4

Em 2004, a empresa já possui atividades de distribuição, geração e transmissão em Santa Catarina, bem como Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. No ano seguinte, em 2005, a Cemig atingiu a marca de 774 cidades contempladas pelo abastecimento de energia elétrica.

Durante o ano de 2011, por conta das ações de preservação ao clima e à biodiversidade, a empresa foi homenageada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Por fim, nos últimos anos, a Cemig deu início ao processo de reestruturação do sistema e está no caminho para uma possível privatização do estado de Minas Gerais.

Cemig - CMIG3, CMIG4


Diretoria

Reynaldo Passanezi Filho (Diretor-Presidente)

Ronaldo Gomes de Abreu (Diretoria Cemig Distribuição)

Leonardo George de Magalhães (Diretor de Finanças e Relações com Investidores)

Paulo Mota Henriques (Diretoria Cemig Geração e Transmissão)

Rafael Falcão Noda (Diretoria Cemigpar)

Dimas Costa (Diretoria Cemig Comercialização)

Eduardo Soares (Diretoria de Regulação e Jurídica)

Para maiores informações sobre os membros do conselho e diretoria, acesse o RI da empresa.


Conselho administrativo

Márcio Luiz Simões Utsch (Presidente)

Antônio Rodrigues dos Santos e Junqueira

Cledorvino Belini

José Reinaldo Magalhães

Romeu Donizete Rufino

José João Abdalla Filho

Marcelo Gasparino da Silva

Cornélio Antônio Pereira


Principais concorrentes

AES Tietê (TIET11)

Afluente Transmissão de Energia (AFLT3)

Alupar (ALUP11)

Cemig (CMIG4)

CPFL Energia (CPFL3)

Eletrobras (ELET6)

Equatorial (EQTL3)

Eneva (ENEV3)

Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE4)

Elektro (EKTR4)

Energisa (ENGI11)

Engie (EGIE3)

Light (LIGT3)

Neoenergia (NEOE3)

Renova Energia (RNEW11)

Taesa (TAEE11)

Transmissão Paulista (TRPL4)


Perspectiva para o futuro

Como visto, a Cemig é uma gigante no setor de energia elétrica. Prova disso são os projetos voltados para o desenvolvimento constante em tecnologias que auxiliam na geração alternativa de energia e, como resultado, na qualidade e eficiência na distribuição. Além disso, a empresa possui programas que auxiliam no crescimento da empresa, como o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento.

Cemig - CMIG3, CMIG4

Os programas, de forma geral, possibilitam a criação de novas metodologias, materiais, processos, softwares, dispositivos e equipamentos que melhoram o sistema operativo e elétrico da Cemig. Além disso, a empresa trabalha sob a perspectiva de aumentar a qualidade de distribuição de energia elétrica, bem como na distribuição de energia renovável.

Nitidamente, a empresa abrange uma extensa área territorial com 174 empresas, presentes em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal. Além do mais, a Companhia opera com 89 usinas, sendo 80 hidrelétricas, duas fotovoltaicas, uma termelétrica e 6 eólicas que, juntas, possuem capacidade de operação de 6,1 gigawatts.

Para as projeções futuras é possível esperar a utilização de tecnologia para gerar soluções ágeis e se adequar ao cenário atual, que está em constante mudança. Além disso, é possível esperar que a empresa invista em aparelhos tecnológicas, a fim de otimizar os processos de geração e distribuição de energia elétrica, integrando redes inteligentes de distribuição.


Composição acionária

CMIG3 Acionista Percentual
1 Estado de Minas Gerais (Casa Civil) 50,96%
2 BNDES Participações S.A. 11,15%
3 Dinâmica Energia Fundo de Investimentos 10,01%
4 Free Float 27,88%
CMIG4 Acionista Percentual
1 BNDES Participações S.A. 2,70%
2 Blackrock Inc. 10,06%
3 Dinâmica Energia Fundo de Investimentos 5,53%
4 Ações em Tesouraria 0,06%
5 Free Float 81,65%