Grazziotin

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4,5 de 5
Gestão:
  4,5 de 5
Ticker CGRA3, CGRA4
Fundador Irmãos Tranqüilo, Plínio, João e Idalino
Presidente da empresa Renata Grazziotin
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos consecutivamente desde 1996. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Prêmio Top Ser Humano 2017
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1949
Ano do IPO 1979
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Grazziotin
Principais produtos

A empresa atua nos seguimentos de:

  • Varejo de tecidos, vestuários e calçados: redes de lojas Grazziotin, Franco Giorgi, PorMenos e Tottal Casa & Conforto;
  • Exploração de florestas: plantio de mudas, poda, corte e beneficiamento de madeiras por meio da Floresta Grazziotin;
  • Agropecuária: plantio de soja, feijão, milho e algodão através da Grato Agropecuária Ltda;
  • Shopping: Centro Shopping em Porto Alegre (RS);
  • Financiamento: por meio da Grazziotin Financiadora a empresa oferece aos clientes das lojas do grupo financiamento através do Crédito Direto ao Consumidor e Crédito Pessoal.

O que a empresa faz?

O Grupo Grazziotin S.A é uma empresa brasileira que atua no comércio varejista, com quatro redes de lojas, uma financiadora, um shopping e uma empresa do ramo agropecuário, além de atuar no reflorestamento.

O grupo é dono das redes Grazziotin, Franco Giorgi, PorMenos e Tottal Casa & Conforto. Desde 2004 a Grazziotin atua como financiadora, oferecendo financiamento a partir de duas linhas de crédito.

Grazziotin - CGRA3, CGRA4

O grupo ainda mantém o Centro Shopping, em Porto Alegre, e atua na agropecuária, com a empresa Grato Agropecuária Ltda, localizada na Bahia. Atuante também no ramo de reflorestamento, o grupo possui mais de mil hectares com aproximadamente 400 mil árvores.

A história da empresa tem início em 1950 e, desde então, o grupo trabalhou para conseguir a expansão dos negócios. Em 1979 a empresa abriu seu capital, passando a negociar suas ações na bolsa.

Grazziotin - CGRA3, CGRA4

Todavia, em seu trabalho, o Grupo Grazziotin atua de forma a valorizar suas raízes e sua cultura e, a partir de princípios básicos e muito trabalho, a empresa busca sempre atuar de forma inovadora e de maneira atualizada no mercado.


Breve história da empresa

A história do Grupo Grazziotin tem início na Itália, ainda no século XVIII. Em busca de novos mercados, a família abriu a primeira loja em 1950, na cidade de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul.

Durante a década seguinte, entretanto, o Grupo Grazziotin experimentou um enorme crescimento no mercado varejista, à medida em que via decrescer o comércio por atacado. Os anos 1970 chegaram e trouxeram com eles uma nova administração, focada no comércio de móveis, eletrodomésticos e material de construção.

Grazziotin - CGRA3, CGRA4

Em 1979, a empresa completou 100 anos de atuação no mercado brasileiro. Na ocasião, o prédio do Centro Administrativo fora inaugurado, abrigando a administração da empresa em um único local, de modo que isso proporcionasse mais agilidade na operação. Foi neste mesmo período que a empresa passou a ter ações comercializadas na bolsa.

Todavia, durante a década de 1980, a empresa mudou de ramo de atuação, atendendo agora o mercado da moda. Essa década marcou o processo de modernização do grupo, que passou a atuar também com materiais de construção.

Em 1989, o Grupo Grazziotin deu outro passo ao expandir seus negócios para o setor agropecuário, comprando terras na Bahia e fundando a Grato S/A, em sociedade com a Todeschini.

Grazziotin - CGRA3, CGRA4

Todavia, foi durante os anos 1990 que a empresa deu início ao processo de automação das lojas, com instalação de terminais, leitoras de códigos de barras, scanners e impressoras.

Nesse sentido, fundada como uma empresa familiar, o Grupo Grazziotin se transformou em quatro redes de gestão independente, que apoiadas umas nas outras garantem a continuidade do serviço prestado pelo grupo.


Diretoria

Renata Grazziotin (Presidente)

Marcus Grazziotin (Vice-Presidente)

Matias Grazziotin


Conselho administrativo

Renata Grazziotin (Presidente)

Marcus Grazziotin (Vice-Presidente)

Plínio Grazziotin 

Paulo Farina

Renato B. Severo de Miranda

Anelise Loss


Principais concorrentes

Lojas Renner (LREN3)

Lojas Marisa (AMAR3)

CIA Hering SA  (HGTX3)

Guararapes (GUAR3)

C&A (CEAB3)

Arezzo (ARZZ3)

Riachuelo


Perspectiva para o futuro

Enquanto empresa atuante em várias frentes de negócio, o Grupo Grazziotin iniciou o ano de 2020 com expectativas que envolviam o crescimento em vendas e expansão de redes de lojas, além da modernização das lojas da empresa.

Entretanto, o cenário de pandemia exigiu uma série de cuidados e, a projeção do grupo é de que tão logo ela seja controlada, a empresa estará capacitada para dar início à expansão das lojas e dos canais digitais.

Grazziotin - CGRA3, CGRA4

O último ano registrou um recuo de 9,7% nas vendas, embora a empresa tenha melhorado a sua margem em 0,3 pontos. O ano de 2020 ficou marcado pela inadimplência (reflexo do cenário mundial atual), além de ter sido finalizado com o número de 73 lojas.

Assim, a expectativa para o futuro da empresa envolve o planejamento logístico que será feito nos próximos anos, de forma gradual, à medida em que a pandemia vai enfraquecendo, com a tomada de medidas que busquem sempre os bons resultados.


Composição acionária

CGRA3 Acionista Percentual
1 V.R. Grazziotin S.A 66,97%
2 CSHG Clique Fundo de Investimento em Ações 6,34%
3 Ana Maria Grazziotin 0,26%
4 Fidelity NorthStar 5,51%
5 Fidelity Puritan Trust 4,89%
6 Matias Grazziotin 0,02%
7 Free Float 16,02%
CGRA4 Acionista Percentual
1 V.R. Grazziotin S.A 15,59%
2 CSHG Clique Fundo de Investimento em Ações 14,01%
3 Ana Maria Grazziotin 5,38%
4 Renata Grazziotin 2,26%
5 Fidelity Global Intrinsic Value Investment Trust 2,17%
6 Marcus Grazziotin 1,71%
7 Matias Grazziotin 1,00%
8 Lucas Grazziotin 0,62%
9 Free Float 57,27%