Cielo

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  3 de 5
Gestão:
  3 de 5
Ticker CIEL3
Fundador Visanet, parceria entre Bradesco, Banco do Brasil, Banco Real (Santander) Banco Nacional
Presidente da empresa Paulo Rogério Caffarelli
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuí dividendos aos seus acionistas consecutivamente desde 2009. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Revista Valor Econômico 15ª empresa mais inovadora do Brasil / Troféu Comunidade Ibero-Americana
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1995
Ano do IPO 2009
Setor de atuação Financeiro
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Blue Chip
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Cielo
Principais produtos

A Cielo trabalha principalmente com máquinas de cartão de crédito, entre outros.

Além disso, atua com uma grande gama de serviços tais como:

  • E-commerce
  • Vendas (Cielo Promo, Conversor de Moeda Cielo e Recarga de Celular)
  • Gerenciamento de negócios (App Cielo, Cielo Farol e Cielo Store)
  • ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado)

O que a empresa faz?

A Cielo é uma empresa de serviços financeiros, que atua viabilizando meios de pagamentos e soluções empresarias para negócios de modo inteligente. A empresa atua com soluções tecnológicas para realizar adquirência das vendas no e-commerce e no canal tradicional para outras empresas e lojistas. Em outras palavras, ela realiza a captura, transmissão e liquidação financeira de transações com cartões de crédito e débito de diversas bandeiras.

A Companhia atua com um modelo de negócios que possui algumas características importantes para sua estratégia de crescimento e fortalecimento nesse mercado:

  • Baixa necessidade de investimento
  • Aplicação de tecnologias e estratégias inovadoras
  • Larga base de clientes fidelizados
  • Grande reconhecimento da marca no país

Cielo - CIEL3

Atuação da Cielo

A empresa é considerada a líder de mercado quando se trata de processamento e liquidação de operações de pagamentos. Para isso, ela conta com cerca de 1,4 milhão de clientes ativos, desde os empreendedores individuais até os grandes varejistas, e está presente em mais de 5.500 cidades brasileiras. Incrivelmente, a Cielo atua sob uma base tecnológica e operacional muito forte e estável, que permite a ela suportar quase 6 mil vendas por segundo, sendo capaz de suportar 8 vezes o volume de transações do e-commerce brasileiro.

Sua estrutura operacional pode ser relacionada a grande capacidade tecnológica que a Cielo utiliza para processar quantidades colossais de dados. Em suma a empresa utiliza de tecnologias inovadoras como machine learning e data science. No meio físico a Cielo conta com diversos modelos de maquininhas de cartão, com funcionalidades exclusivas como:

  • Recarga de celular
  • Controle de promoções
  • Conversor de moedas

Cielo - CIEL3

Modelo de negócio Cielo

O serviço principal da Cielo permite o pagamento por meio de cartões de crédito e débito feitos por instrumentos de mais de 80 bandeiras, incluindo as de grandes empresas como Visa, Mastercard, Elo, Hiper e American Express.

Cielo - CIEL3

Ademais, ela possui um portfólio ampliado de máquinas de cartão oferecendo não só o modelo ideal como também um agregado de serviços e soluções completas para que os clientes gerenciem melhor seu negócio. Assim, ela conta com os seguintes tipos de maquininha de cartão que são oferecidos aos lojistas:

  • Modelos de POS: Mini, Zip, Mobile e Flash
  • Smart Terminals: LIO, LIO+

A Cielo implementa em cada modelo específico soluções compatíveis com as vendas tanto no varejo tradicional quanto no e-commerce de cada empreendimento, possibilitando o pagamento via:

  • Link
  • Loja virtual
  • QR Code
  • Cielo check-out
  • API e-commerce

Cielo - CIEL3

Além disso, ela oferece serviços que facilitam o negócio dos clientes e evitam ou minimizam qualquer tipo de problema com as vendas, disponibilizando:

  • Manutenção rápida
  • App Cielo
  • Chat online
  • Atendimento 24h
  • Lojas físicas

Mais que isso, a empresa dispõe de um sistema anti-fraude e da Cielo Store a loja de aplicativos da Cielo LIO para que seus clientes possam personalizar o negócio com recursos inovadores. Por último, mas não menos importante, ela oferece os serviços da Cielo Farol, o qual permite ao empresário uma série de informações relevantes para que ele entenda melhor o seu negócio e saiba o quanto você vende em relação a negócios do mesmo porte, setor e região do seu estabelecimento.

A Companhia ainda permite saber qual é o perfil de renda e o comportamento de compra dos consumidores finais, comparando com a média de negócios parecidos e comparando o faturamento com o de negócios similares a fim de estabelecer metas de crescimento para quem utiliza os serviços da Cielo Farol.

Cielo - CIEL3


Breve história da empresa

A história da Cielo nos remete ao ano de 1995, quando ela foi fundada a partir de uma joint venture entre as empresa Visa International, Bradesco, Banco do Brasil, Banco Real e o já fechado Banco Nacional, constituindo então a VisaNet Brasil. A princípio, a empresa recém criada vinha com objetivo de solucionar o processo de captura, transmissão e liquidação financeira a fim de liberar aquelas instituições bancárias para se concentrarem apenas na emissão de cartões e na concessão de crédito.

Nos primeiros anos de atuação, os pagamentos realizados pelo seu sistema apenas eram permitidos caso fossem da bandeira Visa. Em outras palavras, essa bandeira tinha monopólio sobre os pagamentos processados pela VisaNet.

Cielo - CIEL3

O nome Cielo veio para ficar então em 2009, estabelecendo a nova marca da Companhia. Pouco tempo depois, em 2010, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) acabou com aquela exclusividade, permitindo que as maquininhas de cartão da Companhia aceitassem outras bandeiras como Mastercard e Diners.

Para se ter uma ideia, a Cielo na época possuia um market share elevado no mercado de adquirência brasileiro, ao passo que ainda dominava o mercado da máquinas de cartão no Brasil sem grandes concorrentes.

Cielo - CIEL3

Em 2012, ela reforça seu compromisso com a inovação tecnológica e firma uma parceria com a CyberSource, que fornecia soluções de gestão de pagamentos. Consequentemente, a Cielo lançou uma plataforma de prevenção à fraude no comércio eletrônico. Mais que isso, nesse mesmo ano ela adquire a norte-americana Merchant e-Solutions (MeS) por US$ 670 milhões, para aumentar a oferta de soluções online e no e-commerce.

Em 2014, a Companhia alcança uma posição de liderança no mercado, já que contava com mais de 1,6 milhão de clientes espalhados por 5.500 municípios de todas as regiões do país.

Em 2019, a Cielo inovou mais uma vez ao lançar a plataforma Cielo Pay. Basicamente, ela forneceu um aplicativo para agrupar várias funcionalidades no setor de pagamentos. Com isso, ela não só começou a minimizar a necessidade do uso de maquininhas de cartão, como também permitiu que os lojistas pudessem vender seus produtos por meio de QR Code no celular ou pela emissão de boletos.

Cielo - CIEL3

Por fim, em 2020, a Cielo anunciou uma parceria com a americana Facebook, para lançar um modelo de pagamentos e transações financeiras que podem ser realizados a qualquer momento através do aplicativo WhatsApp, o qual no Brasil já possuía na época uma base de cerca de 120 milhões de usuários individuais.


Diretoria

Paulo Rogério Caffarelli (Diretor-Presidente)

Paulo Adriano Romulo Naliato (Diretor Vice-Presidente)

Danilo Aleixo Caffaro (Diretor Vice-Presidente)

Danilo Ricardo Bono Zimmermann (Diretor Vice-Presidente)

Edison Yoshiharu Kinoshita (Diretor Vice-Presidente)

Gustavo Henrique Santos de Sousa (Diretor Vice-Presidente e DRI)

Marcelo de Giuseppe Toniolo (Diretor Executivo)

Renata Baiense de Paiva Greco (Diretora Vice-Presidente)


Conselho administrativo

Marcelo de Araújo Noronha (Presidente)

Aldo Luiz Mendes

Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo

Carlos Motta dos Santos

Edson Marcelo Moreto

Edson Rogério da Costa

Francisco Augusto da Costa e Silva

Francisco Terra

Gilberto Mifano

Mauro Ribeiro Neto

Vinicius Urias Favarão


Principais concorrentes

PagSeguro

Stone

Vero, do Banrisul

Sumup

Mercado Pago


Perspectiva para o futuro

A projeção do futuro da empresa é baseada na dinâmica de mercado dos meios de pagamento e de sua consolidação como viabilizadora dessas operações no futuro. Desse modo, ela deverá manter seu marketing intenso para captar novos clientes a fim de fidelizá-los de alguma forma com seus serviços exclusivos.

Outro ponto, é que o avanço do e-commerce no Brasil, o qual amplia os gastos com cartões, aliado ao crescimento econômico tenderá a impulsionar todos os tipos de pagamentos e assim, a Cielo poderá se beneficiar dessa expansão mediante novas tecnologias.

A Cielo também deverá buscar ser uma empresa sustentável, para trabalhar de forma a minimizar os impactos ambientais e operar com boa gestão de resíduos realizando o descarte adequado de equipamentos obsoletos e logística reversa de baterias usadas. Assim, isso poderá atrair mais clientes que visam também o crescimento e parcerias que incentivam o consumo consciente.

Cielo - CIEL3

A recente parceria com o Facebook, poderá ser um fator importante para o crescimento da Cielo, uma vez que ela se beneficiará de uma plataforma social gigante, que já possui um enorme número de usuários, como o WhatsApp para viabilizar pagamentos por meio desse aplicativo. Como resultado, esse avanço poderá revolucionar os meios de pagamentos tradicionais e solidificar a posição da Cielo perante suas concorrentes.

Cielo - CIEL3


Composição acionária

CIEL3 Acionista Percentual
1 Columbus Holding S.A 28,65%
2 Banco do Brasil ELO Participções S.A 28,65%
3 Tempo Serviços Ltda. 1,41%
4 First Eagle Investments Management LLC. 5,37%
5 Ações em Tesouraria 0,14%
6 Free Float 35,78%