Cosan S.A

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4 de 5
Gestão:
  4,3 de 5
Ticker CSAN3
Fundador Família Ometto por meio da fundação da Usina Costa Pinto
Presidente da empresa Luis Henrique Cals de Beauclair Guimarães
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Cosan distribui dividendos consecutivamente desde 2007, com algumas exceções no período. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Não
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1936
Ano do IPO 2005
Setor de atuação Petróleo, Gás e Biocombustíveis
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI Cosan
  2. Fundamentos
Principais produtos

O grupo Cosan é composto por várias empresas diversificadas, cada uma com uma área de atuação específica. As empresas que fazem parte do grupos são:

A Cosan Limited conta com um portfólio extremamente diversificado, em resumo os produtos oferecidos pela empresa são:

  • Comercialização e distribuição de combustíveis;
  • Produção e comercialização de energia (Açúcar, Etanol, Biomassa);
  • Gás e Energia;
  • Comercialização e distribuição de Lubrificantes;
  • Transporte e logística de materiais;
  • Armazenamento e logística portuária.

O que a empresa faz?

A Cosan é uma empresa do setor sucroenergético, com atuação diversificada no agronegócio, distribuição de combustíveis e de gás natural, lubrificantes e logística. Os serviços prestados são ofertados por empresas como Raízen Combustíveis, Raízen Energia, Comgás, Moove e Rumo, companhias que fazem parte do portfólio da Cosan e são líderes em seus respectivos segmentos.

Cosan S.A - CSAN3

Modelo de negócios

Os principais segmentos de atuação da Cosan englobam o ramo de energia e logística, que atuam na distribuição de combustíveis, distribuição de gás natural e lubrificantes, produção de açúcar, etanol e energia elétrica, bem como elevação portuária e armazenagem.

Raízen

Cosan S.A - CSAN3

A Raízen se enquadra como uma das maiores companhias de faturamento, além de ser a segunda maior empresa do país no quesito distribuição de combustíveis. Além disso, a Raízen é a principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar no país. No mercado internacional, a empresa é a maior exportadora individual de açúcar.

A estrutura da Raízen Combustíveis é formada da seguinte maneira:

  • Mais de 000postos de serviço de distribuição de combustíveis;
  • Mais de 000clientes B2B;
  • Lojas de conveniência Shell Select;
  • 65terminais de distribuição de combustível;
  • 66bases de abastecimento para aeronaves comerciais e executivas.
  • refinaria

Além disso, a empresa trabalha no segmento de distribuição e comercialização de combustíveis, além do varejo – onde são comercializados combustíveis por meio da marca Shell.

Cosan S.A - CSAN3

Já a Raízen Energia, no mercado internacional, é a maior exportadora individual de açúcar do mercado internacional. Além da produção do açúcar, a empresa também produz etanol, utilizado em diferentes meios, como indústrias de combustíveis, perfumes, plásticos, bebidas, tintas e químicos.

Dessa forma, a Raízen Energia possui:

  • 26 usinas com capacidade de moagem de 73 milhões de toneladas de cana-de-açúcar;
  • Produção de 4,0 milhões de toneladas de açúcar e 2,5 bilhõesde litros de etanol por ano;

Compass Gás e Energia

Cosan S.A - CSAN3

Compass Gás e Energia é uma empresa especializada na oferta de soluções de gás e energia para o Brasil. De forma geral, a empresa atua em quatro pilares, sendo eles: infraestrutura, distribuição, geração e comercialização. Por meio dos segmentos da empesa, a Compass gera e distribui gás e energia elétrica para indústrias e negócios no país.

Moove

A Moove é uma empresa que atua, principalmente, na produção e distribuição de produtos por meio das marcas Mobil e Comma, além de marcas profissionais tanto no Brasil quanto no exterior. Em território brasileiro, a empresa possui como foco a produção e distribuição de lubrificantes por meio da marca Mobil, bem como distribuição de óleos básicos.

Cosan S.A - CSAN3

Os produtos da Moove são exportados para países como Bolívia, Uruguai, Paraguai, Argentina, Estados Unidos, Espanha, Escócia, Inglaterra, Portugal e França. Para a produção de lubrificantes, a empresa conta com duas fábricas, sendo uma no Rio de Janeiro e a outra localizada em Kent, na Inglaterra.

Rumo

Atualmente, a Rumo é a maior operadora logística com base ferroviária da América Latina. Os serviços prestados pela empresa são disponibilizados em uma plataforma de transporte intermodal, bastante moderna e integrada. Ao todo, a empresa trabalha com 18 terminais, sendo 6 portuários e 12 de transbordo. Além disso, a Rumo dispõe de 1000 locomotivas e mais de 25,000 vagões.

Cosan S.A - CSAN3

A empresa é responsável por administrar estradas ferroviárias que englobam os estados do TO, GO, MT, MS, MG, SP, PR, SC e RS, contabilizando um total de 12 mil quilômetros de ferrovias. Dessa forma, as estradas são utilizadas, principalmente, como forma de interligar centros de produção, bem como portos marítimos e polos consumidores.


Breve história da empresa

A história da Cosan teve início, em 1936, com a abertura da Usina Costa Pinta, especializada na produção de cana-de-açúcar, em Piracicaba (SP). Alguns anos mais tardem em 1986, a empresa iniciou o processo de expansão e, com isso, adquiriu mais usinas, dando início à exportação de açúcar por meio da região Centro-Sul do país.

Cosan S.A - CSAN3

Já em 1993, a empresa lançou no mercado o Açúcar VHP (Very Height Polarization), a princípio, destinado ao mercado externo. Com a chegada dos anos 2000, a marca Cosan foi oficialmente lançada, garantindo assim a consolidação da empresa no país. Dois anos após a consolidação da marca, em 2002, a Cosan adquiriu mais uma usina, dessa vez, a Usina da Barra Bonita, em São Paulo.

Em 2005, a empresa se tornou pioneira no setor de atuação, sendo a primeira empresa a abrir capital de Novo Mercado na bolsa de valores brasileira. Dois anos depois, em 2017, a Cosan abriu, também, ações na New York Stock Exchange, a bolsa de valores de Nova York.

Cosan S.A - CSAN3

Crescimento e aquisições

Em 2008, a Cosan ampliou a oferta de produtos com a aquisição da Exxonmobil e passou a oferecer combustíveis e lubrificantes. No mesmo ano, a empresa lanço a Radar, uma companhia especializada na gestão de terras, além da identificação de propriedade com potencial de cultivo e valorização.

O processo de expansão da empresa não parou e, em 2009, a Cosan realizou mais uma aquisição. Dessa vez, da Nova América, reforçando a posição da companhia de maior produtora individual de etanol e açúcar no âmbito mundial.

Cosan S.A - CSAN3

Em 2011, a Cosan realizou mais uma criação e conclui os projetos da Raízen, uma joint venture entre a Cosan e a Shell. Com a criação da empresa, o principal foco foi a produção de açúcar e etanol, além da distribuição de combustíveis. No ano seguinte, a Cosan ampliou a atuação no setor e energia e assumiu o controle da Comgás, maior distribuidora de gás natural do país.

Internacionalização da empresa

O processo de internacionalização da Cosan teve início em 2013, a partir da aquisição da Comma, na Inglaterra. A aquisição foi feita pela empresa Moove, que faz parte do portfólio da Cosan. Em 2015, a Cosan Biomassa criou uma joint venture com a Sumitomo, uma empresa japonesa. A partir disso, a empresa se tornou pioneira na produção e comercialização de pallets de cana-de-açúcar.

Cosan S.A - CSAN3

Com o sucesso da Moove no Brasil e na América do Sul, a empresa conquistou de forma exclusiva a distribuição de produtos Mobil na Espanha. A princípio, a Moove era conhecida como Cosan Lubrificantes e, a partir de 2016, a empresa adquiriu identidade visual, fortalecendo a marca Moove no mercado de lubrificantes.

Ampliação da produção

Em 2017, a Raízen Energia passou a operar com uma capacidade de moagem de 73 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, após a aquisição das usinas do grupo Tonon. No mesmo ano, a Moove adquiriu a Stanbridge Group Limited – empresa britânica – e, com isso, se tornou distribuidora exclusiva de lubrificantes Mobil no Reino Unido.

Cosan S.A - CSAN3

Ainda em 2017, a Cosan passou a deter 79,9% do capital total da Comgás, após a aquisição de arte da Shell Brazil Holding na Comgás. No ano seguinte, em 2018, a empresa ampliou o processo de expansão internacional com a comercialização da marca Mobil nos mercado da França, Portugal, Argentina e Estados Unidos.

Por fim, em 2019, foi criada a joint venture entre a Raízen e a Femsa Comércio, com foco principal na expansão no mercado nacional de conveniência.

Cosan S.A - CSAN3


Diretoria

Luis Henrique Cals de Beauclair Guimarães (Diretor Presidente)

Marcelo Eduardo Martins (Diretor Vice Presidente Financeiro e Diretor de Relações com Investidores)

Maria Rita de Carvalho Drummond (Diretora Vice Presidente Jurídico)


Conselho administrativo

Rubens Ometto Silveira Mello (Presidente)

Marcos Marinho Lutz (Vice-Presidente)

Maílson Ferreira da Nóbrega

Burkhard Otto Cordes

Marcelo de Souza Scarcela Portela

Dan Ioschpe


Principais concorrentes

Petro Rio (PRIO3)

Ultrapar Participações (UGPA3)

Rumo (RAIL3)


Perspectiva para o futuro

Como visto, a Cosan é uma empresa com ampla atuação nos setores de agronegócio, distribuição de combustíveis e gás natural. De forma geral, a diversificação de produtos é ofertada através das empresas que fazem parte do grupo, como Raízen Combustíveis, Raízen Energia, Comgás, Moove e Rumo, ou seja, empresas que são líderes nos segmentos em que atuam.

Além da bolsa de valores brasileira, a Cosan também faz parte da bolsa de valores norte-americana NYSE. As aquisições feitas pela empresa ao longo de toda a sua história, demonstram o potencial de produção e foram, em grande parte, responsáveis por colocar a empresa como uma das mais requisitados no segmento de atuação.

Cosan S.A - CSAN3

O alto grau de atuação da Cosan garantiu, nos últimos anos, o aumento substancial da empresa. Com isso, a companhia enquadrada na categoria das empresas que possuem boa saúde financeira, além de boa rentabilidade por meio das demais empresas que opera. Além disso, a Cosan trabalha com foco no desenvolvimento de estratégias que visam o crescimento da empresa de uma forma geral.

Portanto, o que se pode esperar para o futuro são as estratégias, que já vendo sendo realizadas, a fim de simplificar a estrutura corporativa da empresa. Ou seja, a ideia final da Cosan é se transformar em apenas uma holding com todos os negócios listados na bolsa de valores, colocando de forma integrada, em apenas uma corporação, todos os serviços prestados pelas empresas que a companhia coordena.


Composição acionária

CSAN3 Acionista Percentual
1 Island Services Management Corp 0,11%
2 Commonwealth Carriers Sa 0,21%
3 Cosan Limited 59,74%
4 Ações Tesouraria 0,87%
5 Free Float 39,07%