CPFL Energia

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker CPFE3
Fundador José Balbino de Siqueira e Manfredo Antônio da Costa
Presidente da empresa Gustavo Estrella
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos consecutivamente desde 2005. Para ver todos os dividendos pagos esse ano ou em anos anteriores basta clicar aqui e acessar o histórico de dividendos.

Prêmios Destaque Agência Estado Empresas 2012 / Melhores Empresas para Você Trabalhar pela 11ª vez(Revista Exame) / Prêmio As Empresas Mais Inovadoras do Brasil em 2012 / Prêmio Fundação COGE / Prêmio Guia Exame Sustentabilidade
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1998
Ano do IPO 2004
Setor de atuação Utilidade Pública
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos CPFL Energia
Principais produtos

A CPFL Energia atua nos seguintes segmentos:

  • Distribuição: por meio de suas 4 distribuidoras  atendendo 687 municípios nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais;
  • Geração de energia convencional: por meio de sua subsidiária CPFL Geração;
  • Geração de energia de fontes renováveis (eólicas, térmicas a biomassa, PCHs e solar): por meio da CPFL Renováveis;
  • Comercialização de energia: por meio de sua subsidiária CPFL Brasil;
  • Serviços de valor agregado: provendo serviços relacionados ao setor elétrico, como projetos e construção, para partes relacionadas e não relacionadas com as empresas: CPFL Serviços, CPFL Atende, CPFL Total, CPFL GD, CPFL Eficiência, CPFL Infra, CPFL Pessoas, CPFL Finanças e CPFL Supre.

O que a empresa faz?

A CPFL Energia S/A é uma holding do setor de energia elétrica, que atua na distribuição, geração e comercialização de energia por meio de suas subsidiárias. Com mais de um século de história, a empresa atende 9,1 milhões de clientes, sendo referência em energia de fontes renováveis no Brasil. 

A matriz da CPFL é bastante diversificada e conta com pequenas e grandes centrais hidrelétricas, além de parques eólicos, usinas de biomassa, térmicas a óleo combustível e uma usina solar no estado de São Paulo. 

CPFL Energia - CPFE3

A companhia possui operações nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais, onde presta os seguintes serviços:

  • Distribuição;
  • Geração Convencional; 
  • Geração de Energia Renovável; 
  • Comercialização; 

No segmento de distribuição, a CPFL Energia atua por meio de 5 distribuidoras, que ao todo atendem a 679 municípios e distribuem energia elétrica para mais de 9,5 milhões de clientes nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. 

Já a geração convencional é feita por meio da subsidiária CPFL Geração, onde até 2018, a capacidade instalada da empresa era de 2.198 MW. A geração de energia renovável – que inclui energia de fontes renováveis, como eólicas, térmicas, biomassa e solar – é feita pela CPFL Renováveis. 

CPFL Energia - CPFE3

Por fim, a comercialização de energia elétrica é realizada por meio da subsidiária CPFL Brasil, que vende energia elétrica para todo o território nacional. 

Além disso, a CPFL Energia ainda possui como números: 

  • 14% de participação no mercado nacional de distribuição, a segunda maior do país.
  • 696 municípios atendidos na área de concessão; 
  • Mais de 9,9 milhões de clientes na distribuição de energia; 
  • Terceiro maior gerador de energia privado do Brasil e líder em geração renovável;
  • Atuação em 4 estados, na distribuição: São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais. 

Breve história da empresa

Quando a CPFL Energia – Companhia Paulista de Força e Luz – foi criada, em 1912, o uso da eletricidade já era necessidade. Isso porque empreendimentos de geração e distribuição de energia começaram a crescer e se multiplicar, especialmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

A partir da organização de comerciantes e fazendeiros locais, diversas cidades do interior paulista já possuíam energia elétrica, produzida por hidráulicas em sua grande maioria. Essas pequenas companhias de energia passaram então a se aglutinar em áreas extensas do território nacional. Foi assim que a CPFL surgiu, em 1912. 

CPFL Energia - CPFE3

Assim, bem no início do século XX, por meio da iniciativa dos engenheiros Manfredo Antônio da Costa e José Balbino de Siqueira, uma reação no interior do estado de São Paulo começou a ser explorada para a produção de eletricidade. 

Formação da empresa

Durante o processo de formação da companhia, a empresa incorporou a Empresa Força e Luz de Botucatu, além das empresas Força e Luz de São Manoel, a Companhia Elétrica do Oeste de São Paulo e a Empresa Força Luz Agudos Pederneiras, que na época eram responsáveis pelo fornecimento de energia em 13 municípios da região central de SP. 

Em 1919, a CPFL adquiriu o controle da Empresa de Eletricidade de Bauru que, além do município de Bauru, também atendia regiões próximas. Já em 1927, o controle acionário da empresa foi transferido para o grupo American & Foreign Power Company (Amforp), empresa que fazia parte do grupo norte-americano Electric Bond Corporation. 

CPFL Energia - CPFE3

Mais tarde, em 1947, o governo federal autorizou a CPFL a incorporar 22 empresas subsidiárias da Amforp em São Paulo. O processo foi concluído em 1950, e a companhia passou a responder por abastecimento energético de 155 municípios, o que totaliza mais de 300 núcleos urbanos, como Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara. 

Já em 1964, a CPFL e as demais concessionárias do grupo Amforp passaram a fazer parte do quadro de subsidiárias da Eletrobrás, empresa holding federal. Em 1975, após acordo feito entre a Eletrobrás e o governo de São Paulo, o controle acionário da empresa passou para a Central Elétrica de São Paulo – Cesp, que manteve a personalidade jurídica própria e o perfil de empresa distribuidora de energia elétrica da CPFL. 

Novos rumos no mercado

Em 1986, a CPFL se tornou a primeira empresa de energia elétrica a firmar contratos de compra de energia de biomassa advindos da cana-de-açúcar. Já em 1997, a CPFL foi privatizada pelo governo de São Paulo, onde passou a fazer parte do consórcio formado pela VBC Energia, o Fundo de Pensão dos Funcionários do Banco do Brasil e a Bonaire Participações.  

Anos depois, em 2002, a CPFL criou a holding CPFL Energia, que reuniu os ativos de três companhias de distribuição, sendo duas em São Paulo e uma no Rio Grande do Sul. Ao todo, a empresa passou a ter 19 centrais hidrelétricas, uma termelétrica, mais as empresas geradoras: Serra da Mesa Energia, Barra Grande Energia, Complexo Energético Rio das Antas (Ceran), Foz do Chapecó Energia e Campos Novos Energia.

CPFL Energia - CPFE3

Em 2004, a empresa realizou a sua primeira oferta pública de ações (IPO), tanto na bolsa de valores de São Paulo quanto na Bolsa de Nova Iorque. Já em 2009, o Grupo Camargo Corrêa assumiu o controle da CPFL Energia. No ano seguinte, a empresa iniciou a operação de sua primeira termelétrica a biomassa, instalada em São Paulo. 

Logo mais, em 2011, a CPFL Energias Renováveis foi constituída, onde passou a reunir ativos e projetos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), termelétricas movidas a biomassa de cana-de-açúcar e usinas eólicas e solares. Por fim, em 2018, a empresa criou a CPFL Soluções. 


Diretoria

Gustavo Estrella (Presidente)

Shirong Lyu (Vice Presidente)

Zhao Yumeng (Diretor Vice-Presidente Executivo)

YueHui Pan (Diretor Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores)

Luis Henrique Ferreira Pinto (Diretor Vice-Presidente de Operações Reguladas)

Karin Regina Luchesi (Diretora Vice-Presidente de Operações de Mercado)

Gustavo Pinto Gachineiro (Diretor Vice-Presidente Jurídico e de Relações Institucionais)

Vitor Fagali (Diretor Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios)

Flavio Henrique Ribeiro (Diretor Vice-Presidente de Gestão Empresarial)


Conselho administrativo

Bo Wen (Presidente)

Gustavo Estrella

Hong Li

Anselmo Henrique Seto Leal

Yang Qu

Marcelo Amaral Moraes

Antonio Kandir

Shirong Lyu (Conselheiro Efetivo e Diretor Vice Presidente)

Zhao Yumeng (Conselheiro Efetivo e Diretor Vice Presidente)


Principais concorrentes

AES Tietê (TIET3, TIET4, TIET11)

Afluente Transmissão de Energia (AFLT3)

Alupar (ALUP3, ALUP4, ALUP11)

Cemig (CMIG4)

Neoenergia (NEOE3)

Eletrobras (ELET6)

Equatorial (EQTL3)

Eneva (ENEV3)

Energias do Brasil (ENBR3)

Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE4)

Elektro (EKTR4)

Energisa (ENGI11)

Engie (EGIE3)

Light (LIGT3)

Renova Energia (RNEW11)

Taesa (TAEE3, TAEE4, TAEE11)

Transmissão Paulista (TRPL3, TRPL4)


Perspectiva para o futuro

Para o futuro, a CPFL Energia promete grandes realizações. De maneira geral, a empresa conta com uma estrutura que está apta a crescer cada vez no seu setor de atuação. 

Além disso, a capacidade de distribuição de energia da empresa – que já é consideravelmente grande – deve aumentar de forma considerável. Pensando, além disso, no quesito transmissão de energia, a CPFL  possui um amplo mercado à sua frente. 


Composição acionária

CPFE3 Acionista Percentual
1 State Grid Brazil Power Participacoes Ltda. 63,39%
2 ESC Energia S.A. 20,32%
3 Free Float 16,29%