CPFL Geração

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker CPFG3, CPFG4
Fundador José Balbino de Siqueira e Manfredo Antônio da Costa
Presidente da empresa Gustavo Estrella
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

Acesse para conferir a distribuição de dividendos da empresa.

Prêmios Prêmio Abradee - Responsabilidade socioambiental 2021; Fundação Nacional de Qualidade - CPFL Piratininga Melhores em Gestão na categoria bronze 2021;“Melhor Departamento Jurídico: Infraestrutura e Energia” do Prêmio Finance & Law Summit and Awards em 2021; “Estrutura de Gestão de Riscos, Controles Internos e Compliance” do 23º Prêmio Abrasca; Credit Suisse como uma das 60 empresas do mundo para investir 2021; Brand Finance entre as 50 marcas mais valiosas do Brasil em 2021; World Finance Corporate Governance Awards 2021;4º lugar no Prêmio Valor Inovação Brasil 2020; 4ºISE B3 - Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores; Prêmio Nacional de Gestão de Ativos Engenheiro Amauri Reigado - CPFL Renováveis 2020;Prêmio Valor Inovação Brasil 2020 - CPFL Energia 4º lugar - ranking setorial Energia Elétrica; EQUITIES DEAL OF THE YEAR 2020 - CPFL Energia;
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 2000
Setor de atuação Elétrico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da Companhia Paulista de Força e Luz
Principais produtos

Geração de energia provenientes de várias fontes, sendo essas:

  • Hidreoelétricas;
  • Solar;
  • Eólica;
  • Biomassa;

Além de oferecer serviços relacionados a Micro e Mini geração distribuída.

O que a empresa faz?

A CPFL Geração, é um dos braços da gigante nacional CPFL Energia, uma companhia elétrica com sede localizada em Campinas, São Paulo, que atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição, prestação de serviços e comercialização de energia elétrica.

Concebida em 2000 pela união de duas PCHs – Pequenas Centrais Hidrelétricas, duas UTEs – Usinas termoelétricas, e um parque gerador contendo oito UHEs – Usinas Hidroelétricas, com objetivo de produzir a própria energia a ser distribuída e comercializada pela companhia.

No ano de 2007, houve a ampliação de 40% da capacidade de geração de energia da CPFL Geração, alcançando 1501 MW de potência.

Em consequência a otimização dos processos operacionais, de manutenção e capacitação de suas equipes, no ano de 2018 foi conquistado um recorde em disponibilidade nas usinas da CPFL. Logo, o portfólio da companhia chegou a 91% de sua disponibilidade, principalmente nas usinas hidroelétrica e termoelétrica, levando a empresa a ocupar a terceira maior geração privada do país, além de se tornar uma das principais geradora de energia renovável, trabalhando com fontes hidrelétricas, eólicas, solar e de biomassa.


Breve história da empresa

Fundada em 1912 pelos engenheiros José Balbino de Siqueira e Manfredo Antônio da Costa, visando o recente crescimento industrial no estado de São Paulo no início do século passado. A companhia nasceu da fusão de quatro outras empresas paulistas: Empresa Força e Luz de Botucatu, Empresa Força e Luz de são Manoel, Empresa Força e Luz de Agudos-Pederneiras e Companhia Elétrica do Oeste de São Paulo.

Durante os anos seguintes a companhia cresceu, se expandiu e se consolidou no mercado, tornando-se em 1927 a ser controlada pela American & Foreign Power, empresa subsidiária da General Electric; controle esse que durou até 1964, com a estatização da companhia, consequência do regime militar. Durante esse período, a companhia passou para controle acionpario da CESP, a Companhia Energética de São Paulo, permanecendo assim até 1997, onde a mesma acabou sendo vendida para o Grupo VBC, que é a união da Votorantim, Bradesco e Camargo Correa.

Ao longo dos anos subsequentes, a companhia passou por várias mudanças, onde algumas regionais deixavam de existir, e outras eram criadas.

No ano de 2007 o Bradesco vende suas ações da VBC, e em 2009 a Camargo Corrêa compra as ações da VBC de posse da Votorantim e acaba se tornando a única acionista da CPFL.

Em 2016 a aquisição da RGE Sul, onde a companhia passa a ser responsável por 65% do fornecimento elétrico do estado gaucho. Posteriormente, em 2017, a companhia passa a fazer parte do grupo Chinês State Grid Corporation.


Diretoria

Gustavo Estrella (Diretor-Presidente)

Sr. Yuehui Pan (Diretor Vice-Presidente Financeiro e de RI)

Sr. Huang Futao (Diretor Vice-Presidente de Estratégia, Inovação e Excelência de Negócio, e Diretor Vice Presidente Executivo)

Luís Henrique Ferreira Pinto (Diretor Vice-Presidente de Operações Reguladas)

Karin Regina Luchesi (Diretora Vice-Presidente de Operações de Mercado)

Gustavo Pinto Gachineiro (Diretor Vice-Presidente Jurídico e de Relações Institucionais)

Vitor Fagali de Souza (Diretor Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios)

Flávio Henrique Ribeiro (Diretor Vice-Presidente de Gestão Empresarial)


Conselho administrativo

Sr. Daobiao Chen (Presidente)

Gustavo Estrella

Sra. Liu Yanli

Sr. Yumeng Zhao

Sr. Yuehui Pan

Antonio Kandir

Marcelo Amaral Moraes


Principais concorrentes


Perspectiva para o futuro

Como perspectiva para o futuro, a CPFL Geração, procura continuar a manter suas atividades em crescimento constante dentro do território nacional, adquirindo mais fatias de mercado de forma sustentável e renovável.

Um dos pilares da geração de energia atualmente é a busca por constantemente atender a crescente demanda por energia com a preservação ambiental. Por tal razão, 96%  portfólio da companhia é construído por geração de energia a partir de fontes limpas e sustentáveis.


Composição acionária

CPFG3 Acionista Percentual
1 State Gride Corporation of China 83,71%
2 Free Float 16,29%