Copel (Companhia Paranaense de Energia)

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  5 de 5
Gestão:
  5 de 5
Ticker CPLE6
Fundador Bento Munhoz da Rocha Neto
Presidente da empresa Daniel Pimentel Slaviero
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuí dividendos consecutivamente desde 1995, com exceção de 2003. Para ver todos os dividendos pagos esse ano ou em anos anteriores basta clicar aqui e acessar o histórico de dividendos.

Prêmios Certificado ENCONSEL 3º lugar 2019 / Prêmio Pró-Ética 2018-2019 / Premio CIER 2019 - Prata / Prêmio Ibero-Americano de Qualidade 2019 / 1º lugar: Prêmio Abradee de Melhor Empresa do Sul do Brasil
Participação do Estado 31.1%
Ano de fundação 1954
Ano do IPO 1994
Setor de atuação Utilidade Pública
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Copel
Principais produtos

A Copel atua na geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, além de atuar no segmento de telecomunicações.

O que a empresa faz?

A Copel (Companhia Paranaense de Energia) é uma empresa brasileira, considerada uma das maiores companhias elétricas do país. Há 66 anos no mercado, a empresa é referência no mercado, esbanjando experiência e competência técnica nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia.

Nesse sentido, a companhia atualmente é responsável por atender diretamente 4,8 milhões de unidades consumidoras, distribuídas em 395 municípios e 1.113 localidades, entre distritos, vilas e povoados.

Copel (Companhia Paranaense de Energia) - CPLE3, CPLE6

Além disso, a companhia possui 45 usinas próprias, sendo 19 hidrelétricas, 1 térmica e 25 eólicas. Os números da Copel também incluem participação em uma usina hidrelétrica em regime de cotas e participação em outros 11 empreendimentos de geração de energia. A Copel também é responsável pela construção de 4 parques eólicos (Complexo Jandaíra).

Para fazer possível a operação de transmissão e distribuição de energia, a Copel conta com 7.877 km de linhas de transmissão e mais de 200 km de linhas de distribuição, a terceira maior rede do Brasil e um quadro com mais de 6 mil funcionários.

A Copel tornou-se uma empresa de capital aberto em abril de 1994, após entrar para a Bolsa de Valores de São Paulo e, em julho de 1997, foi a primeira empresa do setor elétrico brasileiro a ser listada na Bolsa de Valores de Nova York. Além disso, desde 2002 a empresa está presente no Latibex, espaço latino-americano da Bolsa de Valores de Madri (Espanha).


Breve história da empresa

A Companhia Paranaense de Energia, também conhecida como Copel, foi fundada em 26 de outubro de 1954, com controle acionário do Estado do Paraná. Sua fundação representou os primeiros passos rumo à eletrificação do Paraná.

Os primeiros anos, que vieram juntos com a década de 1960, foram marcados pela ascensão da empresa, e de 1963 a 1967, a empresa seria responsável pela inauguração de duas hidrelétricas e uma termelétrica. Como resultado dessa ascensão, em 1968 a Copel já era a maior empresa do Paraná.

Copel (Companhia Paranaense de Energia) - CPLE3, CPLE6

A expansão da companhia continuou durante as décadas seguintes e, em meados de 1980 a geração da Copel cresceu cerca de 52% e muito disso se deu graças a operação na usina hidrelétrica Governador Bento Munhoz da Rocha Netto. Foi também durante os anos 1980 que a empresa alcançou a marca de 1 milhão de consumidores.

Durante os anos 1990, a empresa experimentou novos caminhos, abrindo seu capital em 1994 e entrando para a Bolsa de Valores de São Paulo. Já em 1997, a Copel passaria a figurar dentre as companhias existentes na NYSE, a Bolsa de Valores de Nova York (EUA).

Copel (Companhia Paranaense de Energia) - CPLE3, CPLE6

Durante o começo dos anos 2000, a empresa passou por um processo de expansão, que a tornaria grande e responsável. Como resultado disso, em 2012 a Copel seria responsável por levar rede de fibra ótica a todos os municípios do estado do Paraná e por alcançar a marca de 4 milhões de consumidores.

Em 2016 a Copel inaugurou suas primeiras linhas de transmissão fora do estado do Paraná. Em seguida, inaugurou a primeira Eletrovia da América Latina (2018) e, em 2019 lançou o programa Paraná Trifásico, programa para modernizar a rede de distribuição.


Diretoria

Daniel Pimentel Slaviero (Diretor Presidente)

Ana Letícia Feller (Diretora de Gestão Empresarial)

Adriano Rudek de Moura (Diretor de Finanças e de Relações com Investidores)

Eduardo Vieira de Souza Barbosa (Diretor Jurídico e de Relações Institucionais)

Vicente Loiácono Neto (Diretor de Governança, Risco e Compliance)

Cassio Santana da Silva (Diretor de Desenvolvimento de Negócios)

David Campos (Diretor Adjunto de Comunicação)


Conselho administrativo

Marcel Martins Malczewski (Presidente)

Daniel Pimentel Slaviero (Secretário Executivo)

Marco Antônio Barbosa Cândido (Membro)

Carlos Biedermann (Membro)

Gustavo Bonini Guedes (Membro)

Luiz Claudio Maia Vieira (Membro)

Leila Abraham Loria (Membro)

Andriei José Beber (Membro)

Marco Antônio Bologna (Membro)

Fausto Augusto de Souza (Membro)


Principais concorrentes

AES Tietê (TIET3, TIET4, TIET11)

Afluente Transmissão de Energia (AFLT3)

Alupar (ALUP3, ALUP4, ALUP11)

CPFL Energia (CPFE3)

Cemig (CMIG4)

Neoenergia (NEOE3)

Eletrobras (ELET6)

Equatorial (EQTL3)

Eneva (ENEV3)

Energias do Brasil (ENBR3)

Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE4)

Elektro (EKTR4)

Energisa (ENGI11)

Engie (EGIE3)

Light (LIGT3)

Renova Energia (RNEW11)

Taesa (TAEE3, TAEE4, TAEE11)

Transmissão Paulista (TRPL3, TRPL4)


Perspectiva para o futuro

Atuante do setor elétrico, a Copel é uma empresa que está no mercado desde 1954. Atualmente a companhia atende cerca de 4,7 milhões de clientes em 395 cidades brasileiras, com capacidade de geração de 6.400 MW.

Com um total de 46 usinas, sendo 20 hidrelétricas, 1 térmica e 25 eólicas, a Copel hoje conta com um quadro de 7 mil colaboradores, que trabalham com o objetivo de fornecer o melhor serviço possível.

Copel (Companhia Paranaense de Energia) - CPLE3, CPLE6

Responsável pela distribuição de energia no estado do Paraná, a empresa também administra mais de 200 mil quilômetros de redes de distribuição, atendendo quase que a totalidade territorial do estado.

A empresa dispõe de postos de atendimento por todos os municípios atendidos, além de uma grande variedade de canais de atendimento, facilitando a relação com seus clientes. Em termos econômicos, o terceiro trimestre de 2021 reportou uma alta de impressionantes 161,5% no lucro líquido, com R$1,747 bilhão.

Como planos para o futuro, a Copel projeta a venda da Copel Telecom e o seu valor para reforço do caixa, além do emprego de verbas em investimentos sustentáveis em negócios de distribuição de energia.


Composição acionária

CPLE6 Acionista Percentual
1 Estado do Paraná 31,1%
2 BNDESPAR 24%
3 Eletrobras 0,5%
4 Custódia da Bolsa 44,2%
5 Outros 0,2%