Cruzeiro do Sul Educacional

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker CSED3
Fundador Hermes Ferreira Figueiredo
Presidente da empresa Fábio Fossen
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

Por conta de seu IPO recente, a Cruzeiro do Sul Educacional ainda não distribuiu proventos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1965
Ano do IPO 2020
Setor de atuação Outros
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Cruzeiro do Sul Educacional
Principais produtos

A Cruzeiro do Sul Educacional é responsável por oferecer formação acadêmico-profissional em 14 instituições de ensino superior reconhecidas nacionalmente.

Assim, os alunos se formam em cursos de graduação, pós-graduação e extensão (presencial e a distância), além da educação infantil e básica, com ensinos infantil, fundamental e médio.

O que a empresa faz?

Fundada em 1965, a Cruzeiro do Sul Educacional consolidou-se como o quarto maior grupo de ensino do Brasil. A companhia oferece formação acadêmica a partir de 14 instituições de ensino superior.

Nesse sentido, o grupo Cruzeiro do Sul Educacional é responsável por ofertar e ministrar cursos de graduação, pós-graduação e extensão, nas modalidades presencial e a distância.

Cruzeiro do Sul Educacional - CSED3

Os cursos oferecidos pelo grupo são voltados para jovens que integram as diferentes classes sociais e que enxergam a educação como um diferencial e que desejam investir em seu futuro.

Além do ensino superior, a Cruzeiro do Sul Educacional atua também com cinco instituições próprias que desenvolvem a educação a nível infantil e básica – nos ensinos infantil, fundamental e médio.

A operação da Cruzeiro do Sul Educacional é composta por:

  • 14 instituições de Ensino Superior
  • 5 Colégios de Educação Básica e Infantil
  • 01 marca de atuação nacional para cursos a distância
  • 341 mil alunos em cursos presenciais e a distância
  • 7.654 colaboradores
  • 25 campi
  • 1.134 polos EAD

Breve história da empresa

A história tem início em 1965, quando um grupo de professores decide criar um colégio. Nascia então o Colégio Cruzeiro do Sul, em São Paulo. O colégio conseguiu projeção e aumentou o volume de alunos de forma rápida, o que gerou novas perspectivas.

Posteriormente, foi criada a Faculdade Cruzeiro do Sul, com os primeiros cursos superiores disponíveis: Administração de Empresas e Ciências Contábeis. Com a criação da Faculdade, veio a necessidade de se construir um prédio próprio, que abrigasse as instalações da instituição de ensino.

Cruzeiro do Sul Educacional - CSED3

Durante os anos 1990, a Cruzeiro do Sul passou ao título de Universidade, alcançando o grau máximo entre instituições de ensino superior. Foi durante esta década que alguns programas foram implementados, como o programa para bolsas de Iniciação Científica, além da criação do Núcleo de Educação a Distância (Cruzeiro do Sul Virtual).

Em 2001 foi inaugurado o campus Anália Franco, em São Paulo, além do início da adoção de ferramentas aplicadas à educação, como o ambiente virtual de aprendizagem. Em 2004 a Cruzeiro do Sul teve aprovação para ofertar mestrados em Odontologia e Ensino de Ciências e Matemática.

Cruzeiro do Sul Educacional - CSED3

Durante esta década, a Cruzeiro do Sul Educacional também adquiriu o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e inaugurou mais um campus em São Paulo. Os anos seguintes foram marcados por várias aquisições e, em 2018, o grupo se consolidou como um dos maiores do Brasil, ao adquirir o Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) e do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).

Atualmente, a Cruzeiro do Sul Educacional alcançou a marca de mil polos EAD, consolidando a sua posição no mercado do ensino a distância. Em 2021 a empresa passou a ter suas ações negociadas na Bolsa de Valores, no segmento do Novo Mercado.


Diretoria

Fábio Fossen (Diretor Presidente)

Antônio Cavalcanti Júnior (Diretor Financeiro e Administrativo)

Luís Felipe Bresaola (Diretor de Relações com Investidores)


Conselho administrativo

Wolfgang Stephan Schwerdtle (Presidente)

Fábio Ferreira Figueiredo (Conselheiro)

Fernando Padovese (Conselheiro)

Débora Ferreira Figueiredo (Conselheira)

Gustavo Cellet Marques (Conselheiro)

Renato Padovese (Conselheiro)

Carlos Alberto Nogueira Pires da Silva (Conselheiro Independente)

Renato Russo (Conselheiro Independente)

Rodrigo Capelato (Conselheiro Independente)


Principais concorrentes

Ânima Educação (ANIM3)

Ser Educacional (SEER3)

Yduqs (YDUQ3)


Perspectiva para o futuro

Fundada em 1965 por um grupo de professores que incluía os professores Hermes Figueiredo e Gilberto Padove, a Cruzeiro do Sul Educacional se consolidou como o quarto maior grupo privado de ensino superior no Brasil.

A Cruzeiro do Sul Educacional está presente no processo de construção do conhecimento e da cultura, além da sua difusão, atuando de maneira a torna-los acessíveis a uma grande parcela da sociedade. Além disso, o grupo também se compromete a contribuir para o desenvolvimento do ser humano, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

Cruzeiro do Sul Educacional - CSED3

Instituição de Ensino Superior de renome em São Paulo, a Cruzeiro do Sul Educacional buscou se consolidar atuando em vários estados do Brasil, de forma a democratizar o acesso ao ensino e à educação. Nesse sentido, sua excelência acadêmica permite que a instituição seja vista como uma das maiores do país, responsável pela formação de profissionais competentes e comprometidos com o desenvolvimento.

Em fevereiro de 2020 a empresa realizou a sua Oferta Pública Inicial (IPO), levantando cerca de R$1,23 bilhão. Como continuação do processo de expansão da empresa, 90% deste valor ficou destinado para fusões e aquisições futuras, além do investimento no crescimento orgânico do grupo.


Composição acionária

CSED3 Acionista Percentual
1 ARCHY LLC (GIC) 34,76%
2 D2HFP Fundo em Investimentos (Família Figueiredo) 22,44%
3 GAMA 1 Fundo de Investimentos (Família Padovese) 11,22%
4 REDEMOND Fundo de Investimento (Família Padovese) 11,22%
5 Ações em circulação 20,36%