Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4 de 5
Gestão:
  3,5 de 5
Ticker CSMG3
Fundador Governo do Estado de Minas Gerais
Presidente da empresa Carlos Eduardo Tavares De Castro
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Copasa distribui dividendos constantes aos seus acionistas desde 2006. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Prêmio Anefac-Fipecafi-Serasa Experian 2019 / XX Prêmio Minas de Desempenho Empresarial 2018 / Melhor empresa do setor de Água e Saneamento (Valor Econômico) 2017
Participação do Estado 50.04%
Ano de fundação 1963
Ano do IPO 2003
Setor de atuação Utilidade Pública
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Copasa
Principais produtos

As atividades fins da empresa são:

  • Abastecimento de água potável: captação, tratamento e distribuição da água tratada até o consumidor final;
  • Esgotamento sanitário: coleta, transporte, tratamento e disposição final do esgoto sanitário, da ligação predial até o lançamento final no meio ambiente;
  • Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos: coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo urbano e do lixo originário da varrição e limpeza urbana.

O que a empresa faz?

A Copasa é uma empresa de saneamento básico que possui sede em Belo Horizonte. Está listada na Bolsa de Valores no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa, sob o código CSMG3 e se enquadra como uma das maiores empresas no segmento em que atua. 

Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa - CSMG3

As atividades da empresa se dividem em três segmentos principais: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. 

No abastecimento de água potável, a Copasa é responsável por captar, tratar e distribuir água tratada até o consumo final do cliente. Já no esgotamento sanitário, a empresa atua na coleta, no transporte, tratamento e disposição final do esgoto. Além disso, faz ligação predial até o lançamento final no meio ambiente. 

Na limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, a Copasa atua na coleta, no transbordo, tratamento e destino final do lixo produzido nas cidades e do lixo originário da varrição e limpeza urbana. 

Atualmente, a companhia de saneamento básico atende a 11,6 milhões de pessoas por meio de 5,3 milhões de unidades consumidoras. Isso é possível por meio das 641 concessões que a empresa realizou, para atuar na prestação dos serviços de abastecimento de água. 

Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa - CSMG3

Em relação aos serviços prestados no esgotamento sanitário, a Copasa realizou, até 2019, 311 concessões. No mesmo período, a empresa já atendia 8,2 milhões de pessoas com serviços de esgoto, através de 3,7 milhões de unidades consumidoras. 

Como principais vantagens competitivas, a empresa possui:

  • Base de clientes consolidada, sendo diversificada e pulverizada; 
  • Atua com excelência técnica e operacional; 
  • Por conta dos contratos de longo prazo, possui relevância da receita; 
  • É reconhecida pela qualidade na prestação de serviços.

Breve história da empresa

A história da Copasa teve início em 1963. A princípio, a companhia de saneamento básico foi fundada, pelo Estado de Minas Gerais, como COMAG – Companhia Mineira de Água e Esgoto e tinha como principal objetivo fornecer serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário aos municípios do Estado de Minas. 

Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa - CSMG3

Após alguns anos de fundação, em 1974, a empresa alterou o nome social de COMAG para Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa MG. No ano de 2000, a empresa teve a Lei Estadual de criação da companhia (Lei nº 6084/1973) alterada. Com a mudança, a empresa passou a atuar, além dos serviços já prestados, na coleta, reciclagem, tratamento e disposição final do lixo urbano, doméstico e industrial. 

Em 2003, a empresa passou de sociedade anônima para empresa de capital aberto e, em 2006, realizou sua Oferta Pública de Ações (IPO), disponibilizando suas ações na Bolsa de Valores no Novo Mercado, o mais alto nível de governança da B3, sob o código CSMG3.

Já em 2007, a Copasa criou subsidiárias integrais, a fim de ampliar os serviços prestados, sendo elas: a COPANOR (COPASA Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais), COPASA Águas Minerais de Minas e COPASA Serviços de Irrigação. 

Em 2008, depois da realização da oferta secundária das ações da empresa, o município de Belo Horizonte, até então o segundo maior acionista da empresa, vendeu todas as ações que detinha. O Estado de Minas, por sua vez, também vendeu parte de suas ações, mas continuou como acionista controlador da companhia. 

Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa - CSMG3

Mais tarde, em 2015, a empresa passou por uma série de mudanças internas, que incluíram a reestruturação organizacional da companhia, bem como a redução do número de Diretorias, empregados e cargos comissionados. 

Além disso, no ano seguinte, a empresa encerrou as atividades da COPASA Serviços de Irrigação e COPASA Águas Minerais de Minas, já que as subsidiárias não estavam operando com a mesma estratégia corporativa da empresa. 


Diretoria

Carlos Eduardo Tavares de Castro (Diretor Presidente)

Ricardo Augusto Simões Campos (Diretor de Desenvolvimento Tecnológico, Meio Ambiente e Empreendimentos)

Guilherme Frasson Neto (Diretor de Operação)

Cristiane Schwanka (Diretora de Relacionamento e Mercado)

Carlos Augusto Botrel Berto (Diretor Financeiro e de Relações com Investidores)


Conselho administrativo

Carlos Eduardo Tavares de Castro (Vice-Presidente do Conselho)

João Bosco Senra (Conselheiro Representante dos Empregados)

Márcio de Lima Leite

André Macêdo Facó (Presidente do Conselho)

Hélio Marcos Coutinho Beltrão

Gustavo Rocha Gattass

Joel Musman


Principais concorrentes

Sabesp (SBSP3)

Casan (CASN3)

Sanepar (SAPR11)

Ambipar (AMBP3)


Perspectiva para o futuro

A Copasa é uma das maiores empresas do setor de saneamento do país. Como visto, a companhia possui um amplo portfólio de atividades, como planejamento, execução, ampliação, adaptação e exploração de serviços voltados ao saneamento básico. Com isso, a empresa abrange setores como o abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos. 

Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa - CSMG3

Como parte das estratégias de crescimento, em 2019, a empresa atingiu 641 concessões para a prestação de serviços de abastecimento de água, o que equivale ao atendimento de 11,6 milhões de pessoas. Já para os serviços de esgotamento sanitário, a empresa conseguiu 311 concessões, também em 2019, o que totaliza o atendimento de 5,2 milhões de pessoas com serviços de esgoto. 

Um dos pontos que está chamando atenção dos investidores em relação à empresa é o pagamento alto de dividendos. Isso se justifica por conta da política de dividendos da Copasa, que prevê uma distribuição de no mínimo 25% dos lucros com proventos e no máximo de 50%. 

Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa - CSMG3

Portanto, como projeção futura é possível esperar que a empresa destine maiores investimentos nas estratégias de crescimento para ampliar a oferta de produtos para mais municípios. Além disso, há uma expectativa alta em relação à privatização da empresa, já que o valor de suas ações está em alta. 


Composição acionária

CSMG Acionista Percentual
1 Estado de Minas Gerais 50,04%
2 Ações em Tesouraria 0,28%
3 Free Float 49,68%