Karsten

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker CTKA3, CTKA4
Fundador Johann Karsten
Presidente da empresa Armando C. Hess de Souza
Alavancada? Sim
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A Karsten distribuiu dividendos consecutivamente de 1996 a 2011. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Great Place to Work 2019 / Marcas do Século 21 / IBEF de Sustentabilidade
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1882
Ano do IPO 1971
Setor de atuação Bens Industriais
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. Fundamentos Karsten
  2. RI da empresa
Principais produtos

A empresa trabalha com vários produtos para:

  • Cama
  • Mesa
  • Banho
  • Decoração
  • Fragrâncias

Suas principais marcas: Karsten, Karsten Decor, Casa In e Trussardi.

O que a empresa faz?

A Karsten é uma fabricante e varejista de itens de cama, mesa, banho e decoração. A companhia também atua na fabricação de tecidos para decoração através da marca Karsten Decor, onde cada coleção tem sua característica.

Karsten - CTKA3, CTKA4

A sede da Karsten está em Blumenau, Santa Catarina. A empresa também conta com uma fábrica em Ibirama (SC), um centro de distribuição em Gaspar (SC) e dez lojas próprias no sul do Brasil.

A empresa já recebeu vários prêmios e certificações como, por exemplo, o Great Place to Work, Prêmio IBEF de Sustentabilidade e As Melhores da Dinheiro, prêmio da revista Isto é Dinheiro.


Breve história da empresa

A história da Karsten teve início em 1882, com a criação da Tecelagem Roeder, Karsten & Hadlich, uma companhia com uma pequena tecelagem e teares adquiridos na Alemanha.

Em 1916, a empresa passou a produzir toalhas de mesa e em 1933, ela mudou a sua razão social para Companhia Karsten S.A. Já em 1941, a empresa deu início a produção de tecidos para decoração.

Karsten - CTKA3, CTKA4

No mesmo período, ela mudou novamente o seu nome. Com isso, a empresa passou a se chamar Companhia Têxtil Karsten. O ano de 1971 foi marcado por dois fatos importantes.

O primeiro foi o começo da exportação dos produtos da empresa. O segundo fato marcante foi a sua abertura de capital na bolsa de valores, sendo que a empresa está listada no setor de Consumo Cíclico e no segmento Fios e Tecidos.

Em 1976 a empresa deu início a produção de felpudos e em 1983, ela passou a fabricar roupas de cama. Em 1990, a empresa deu início a produção de tecidos planos em Jacquard e a criação de produtos com design diferenciados.

Posteriormente, no ano 2000, a empresa mudou a sua razão social de novo. Dessa forma, ela passou a se chamar Karsten S.A. Em 2001, a empresa inovou com a toalha de mesa Sempre Limpa, com acabamento que repele manchas e facilita a limpeza.

No ano seguinte a empresa inovou novamente com o Acquablock, um tecido impermeável exclusivo que repele a água e protege do sol.

Karsten - CTKA3, CTKA4

No ano de 2005, a Karsten criou uma nova marca, a Casa In, com diversos produtos que atendiam às necessidades diárias com preços acessíveis. Neste ano a empresa também inovou com a Toalha Zero Twist, feita com fio inteligente que não sofre torção na sua confecção.

Cinco anos depois, em 2010, a empresa comprou a empresa paulista Trussardi e deu início ao projeto de lojas monomarcas Trussardi. Ainda em 2010, a empresa inovou com a Toalha de Mesa Antiformiga, com um acabamento exclusivo que repele insetos.

Já em 2015, a Karsten criou duas novas marcas, a Karsten Ateliê, uma linha para artesanato e a Karsten Design, toalhas com inovador processo de corrosão.

Além disso, a Karsten inovou com a Íons Care, roupas de cama com ação antimicrobiana e o Wall Decor, tecidos práticos e inteligentes para paredes.

No ano de 2017, a Karsten inovou com a Tecnologia SoftMax, que consiste em adicionar ar entre as fibras de algodão, o que deixa as toalhas de banho mais volumosas, macias, confortáveis e com maior absorção. Ainda em 2017, a Karsten recebeu a certificação Great Place to Work.

Em 2018, a Karsten criou uma nova marca, a Karsten Home, com uma linha de produtos exclusivos para lojas próprias Karsten, com mix de produtos completos para casa. Além disso, ela recebeu, pelo segundo ano consecutivo, a certificação Great Place to Work.

Karsten - CTKA3, CTKA4

No ano seguinte, a Karsten apresentou ao mercado a toalha Unika, com a promessa de mudar a percepção da categoria de banho, trazendo mais conforto, maciez e absorção. Pelo terceiro ano consecutivo, a empresa foi premiada com o Great Place to Work.

Por fim, em 2020 a Karsten foi considerada a sexta empresa mais longeva do Brasil. Atualmente, a Karsten disponibiliza os seus produtos em mais de sete mil pontos de venda em todo o Brasil e está presente em mais de 20 países.


Diretoria

Armando C. Hess de Souza (Diretor Presidente)

Márcio L. Bertoldi (Diretor de Relações com Investidores)

Alvin Rauh Neto (Diretor Comercial)


Conselho administrativo

Carlos Odebrecht (Presidente)

Rui Leopoldo Hess de Souza (Vice Presidente)

João Karsten Neto (Conselho de Administração)


Principais concorrentes

Cia Fiação Tecidos Cedro Cachoeira (CEDO4, CEDO4)

Cia Industrial Cataguases (CATA3, CATA4)

Cia Tecidos Norte de Minas – Coteminas (CTNM3, CTNM4)

Dohler S.A. (DHOL3, DHOL4)

Empresa Nac Com Redito Part S.A. – Encorpar (ECPR3, ECPR4)

Pettenati S.A. Industria Textil (PTNT3, PTNT4)

Springs Global Participações S.A. (SGPS3)

Teka-Tecelagem Kuehnrich S.A. (TEKA3, TEKA4)


Perspectiva para o futuro

Com quase 140 anos de história, a Karsten é a sexta empresa mais longeva do Brasil. O fato dela ser uma empresa tão antiga, faz com que exista uma perspectiva positiva para o seu futuro.

Afinal de contas, a empresa passou por diversas crises políticas e econômicas e continua viva. Sendo que durante esses quase 140 anos, a empresa não deixou de inovar seu seu setor de atuação. 

Karsten - CTKA3, CTKA4

É claro que com a pandemia da Covid-19, a empresa sofreu um pouco. Mas mesmo em meio a pandemia, ela continuou crescendo e batendo recordes de venda e faturamento.

Outro fator que aumenta a expectativa futura da empresa, é o fato de que a Karsten está acelerando o seu projeto de transformação digital, implementando processos omnichannel para melhorar a experiência dos consumidores e facilitar pontos de contato com as marcas.

Além disso, a empresa conta com planos de expansão no setor do varejo por meio da inauguração de novas lojas.


Composição acionária

CTKA3 Acionista Percentual
1 Kasavii Participações S.A. 95,93%
2 Free Float 4,07%
CTKA4 Acionista Percentual
1 Kasavii Participações S.A. 76,71%
2 Free Float 23,29%